Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 16 dicas para fazer maquete escolar em casa

16 dicas para fazer maquete escolar em casa

Olá, leitores!

Muitos alunos se animam quando o professor pede para fazer uma maquete, não importa o tema, os alunos querem mesmo é colocar a mão na massa e depois ver um ótimo resultado. Mas essa animação toda muitas vezes vai embora quando o aluno começa a pensar em como fazer e, vê o trabalho para se fazer uma. Para você que ficou um pouco desanimado, nós temos 16 dicas. Dessa forma você fará uma maquete  bem legal e deixará seu professor muito feliz:

1º Dica – A primeira coisa que deve fazer é pensar no tema proposto, se seu professor não pensou em nenhum tema específico e apenas pediu uma maquete a você, a primeira coisa que deve pensar é no tema, escolha um e pense exatamente o que vai fazer nessa maquete, é importante ter tudo anotado, cada detalhe que você pensou para não esquecer nada. Perca um tempo pensando no tema e em como você vai fazer.

2º Dica – Encontre ideias na internet, ela pode te ajudar e por isso você pode contar com ela para fazer a sua maquete, pesquise sobre o seu tema, veja se existem maquetes no estilo que você quer fazer. Provavelmente você vai encontrar uma imagem de maquete no estilo que você precisa, veja também imagens do que você vai fazer, se é a maquete da casa branca, por exemplo, veja os detalhes, as janelas, a parte gramada, entre outras coisas.

3º Dica – Anote os materiais que vai precisar, mas anote tudo mesmo, dessa forma você pode ver o que não tem e comprar, vai precisar de quantas placas de isopor? Qual a grossura de cada uma? Quais tintas? Que tipo de cola? Anote tudo para não precisar parar a maquete no meio por não ter mais material.

4º Dica – Pense na base da maquete, pois para uma maquete bem feita, você precisa escolher um bom apoio, pode ser isopor, ele é muito usado e comum, mas você precisa pensar na espessura para não deixar ele fraco depois de colocar os outros itens em cima. Existe também a opção de usar papelão, madeira e outros materiais como base.

5º Dica – Antes de começar a cortar as coisas e pintar a sua base, faça um desenho, estabeleça o lugar de cada coisa, se você vai fazer a maquete da sua rua ou cidade é preciso colocar em destaque a sua casa, sua escola e prédio públicos, por exemplo. Então desenhe tudo antes.

maquete-de-uma-cidade

6º Dica – Na hora de começar a cortar verifique se seus materiais como tesoura e estilete estão bons, se você começar a cortar algo e, o seu instrumento estiver cego (sem corte), o trabalho não vai ficar bom.

7º Dica – Para você fazer casas a dica é usar caixas de fósforo, de remédio ou outras coisas, isso claro, se a casa na maquete é pequena, se for uma casa só, você pode usar caixa de leite. Depois é só encapar ou pintar para deixar parecendo uma casa.

8º Dica – Se a intenção é fazer árvores, use palitos de churrasco cortados ou mesmo palitos de dente e use o papel crepom na cor verde para fazer a copa da árvore.

9º Dica – Para fazer uma cerca ou muros, use palito de dente ou de picolé, no caso da cerca, amarre com barbante os palitos.

10º Dica – Na hora de começar a colar os itens na maquete verifique se a cola é forte e boa, a cola branca, por exemplo, não é a mais indicada para fazer esse tipo de trabalho, o indicado é usar cola de isopor, cola quente ou cola de contato .

11º Dica – Para as pessoas e animais a dica é já usar bonecos que você tem em casa, se você não tem nenhum boneco ou animal desse tamanho, passe em uma loja de brinquedos, você vai encontrar esses objetos em saquinhos, eles são bem pequenos e ideais para colocar em maquetes.

12º Dica – O mesmo vale para você que quer colocar veículos na maquete, use carrinhos de brinquedo.

13º Dica – Pessoas animais e carros precisam de ruas e gramados, por isso nossa dica para criar a rua é usar a tinta e pintar. No caso da terra ou grama, use papel dessas cores, o gramado fica legal se você usar o lado verde da esponja de cozinha.

14º Dica – Observe a escala que você está usando para criar os objetos e até colocar as pessoas e carro que falamos, fazer uma casa pequena e colocar uma pessoa grande não vai ficar legal.

15º Dica – Faça uma maquete diferente e divertida, use a sua criatividade para inovar.

16º Dica – Tenha paciência para fazer algo bonito e do seu jeito, se você já está a horas pensando na maquete, deixe um pouco de lado e descanse, pode ter certeza que, quando pegar para fazer novamente, vai ter outras ideias e poderá acabar até mais rápido.  

Bom trabalho e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo