Você está aqui:Home » Enem » 16 dicas para escrever sua redação no Enem

16 dicas para escrever sua redação no Enem

Olá,

Escrever uma boa redação vai além do domínio das normas da língua culta, apesar de essa ser essencial para a boa comunicação, mas também tem a ver com sua capacidade de organização de ideias e de argumentação. Conheça abaixo algumas dicas de como escrever uma boa redação:

Como escrever uma boa redação?

  1. Organize o texto: Lembre-se que uma redação é sempre dividida em três partes fundamentais:
    1 – Introdução, onde será apresentado o tema e a questão levantada;
    2 – Desenvolvimento, onde serão levantados pontos de argumentação contrárias e a favor;
    3 – Conclusão, onde a pergunta inicial será retomada e serão apresentadas possíveis soluções ou posicionamento final para a questão.

Como treinar redação?

  1. Escreva muito: Pratique sua escrita, escolha temas e faça pequenas redações para que você tenha mais familiaridade com esse tipo de texto. Muitas pessoas se bastam no estudo teórico e leitura de temas, mas a única maneira de treinar uma boa redação e se preparar é escrevendo várias.

Sites gratuitos para estudar redação

Existem na internet diversos sites que ensinam a escrever a estrutura de uma redação, dão dicas de argumentação e oferecem conteúdos interessantes que podem ser temas de provas de vestibulares e Enem:

  1. Portal Descomplica: Nesse portal o estudante encontra dicas e aulas sobre todos os conteúdos do Enem, incluindo redação, além de artigos sobre temas que possivelmente podem cair no próximo Enem.
  2. Banco de Redações UOL: Aqui é possível encontrar diversas redações sobre temas variados onde o estudante poderá se basear para escrever uma redação.
  3. Como Fazer uma Redação: Como o título já diz, esse site tem um excelente conteúdo totalmente especializado na escrita de redações, vale a pena conferir.
  4. Mundo Vestibular: Um portal totalmente dedicado aos vestibulares que não fica para trás nos conteúdos e dicas de redação.

Dicas simples para fazer boas redações

  1. Leia muito: Muitos estudantes tem dificuldade na redação por simplesmente não saber o que escrever sobre um assunto, por isso, leia muito e esteja antenado nos acontecimentos recentes e suas implicações sociais.
  2. Não enrole: Uma boa redação tem conteúdo relevante, desde informações até posicionamento do escritor. Se você não oferecer um conteúdo relevante, sua redação será vaga.
  3. Não escreva o que não sabe: Lembre-se que você será avaliado por professores e não por leigos, por isso, evite conclusões precipitadas sem base ou falar de assuntos dos quais não entende.
  4. Cite fontes, se souber: Citar fontes é uma forma de trazer interlocutores e enriquecer sua argumentação.
  5. Não cite fontes falsas: É totalmente antiético e sua redação torna-se passível de ser anulada.
  6. Tenha responsabilidade ética e social: Reflita sobre as implicações éticas e sociais de seu posicionamento, não reproduza ideias segregacionistas, preconceituosas, discriminatórias ou violentas.
  7. Domine a norma culta da língua: Uma boa argumentação precisa ser bem escrita e para isso, é preciso que você tenha domínio de vocabulário e construção de frases.
  8. Faça parágrafos regulares: Evite fazer parágrafos muito pequenos seguidos de outros muito grandes. Mantenha coerência estética.
  9. Invista em frases e vocabulário mais elaborado: Uma boa redação, além de relevante, é elegante na escrita.
  10. Apresente soluções / propostas: Muitos estudantes se bastam na problematização e finalizam seu texto com pouco posicionamento. Não negligencie essa finalização fundamental de qualquer texto dissertativo.

Boa prova!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo