Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 16.000 documentos de Charles Darwin para consulta gratuita

16.000 documentos de Charles Darwin para consulta gratuita

Olá leitores do Canal do Ensino!

Você que estuda, ensina, pesquisa ou se interessa por biologia, natureza, ecossistemas, animais, história natural ou até mesmo história do mundo, já imaginou ter acesso a documentos escritos por ninguém menos que Charles Darwin, o pai da evolução? Pois isso já é possível atualmente. Olha só essa super dica que trazemos para vocês.

O Museu Americano de História Natural disponibiliza 16.000 documentos de Charles Darwin sobre a evolução humana digitalizados e disponíveis para consulta na Internet, de forma gratuita. Eles fazem parte do Projeto dos Manuscritos de Darwin, sendo mais da metade dos documentos já no computador, dos 30.000 que este museu espera digitalizar e disponibilizar na web em 2015.

À frente do projeto se encontra David Kohn, o qual descreve a obra da origem das espécies como “a fruta madura de um prolongado processo de exploração e criatividade científica que começou no final de sua viagem em Beagle, (…), e que seguiu o crescimento em alcance e profundidade no rigor conceitual através de numerosas etapas bem marcadas”, segundo a publicação Open Culture.

Conteúdo

A leitura era uma ferramenta fundamental na prática científica de Darwin. Ele leu amplamente sobre literatura científica da história natural, e também anotava copiosamente muitos livros e artigos. Uma vez que uma grande parte de sua estratégia para apoiar a teoria da evolução se confiava em sua capacidade de traduzir os problemas biológicos da época em termos evolutivos, o registro documental de suas leituras é a base do arquivo Darwin.

Para se ter uma ideia, em 1882, Darwin tinha em torno de 1400 livros em sua biblioteca, sendo que pelo menos metade deles, continham suas inestimáveis anotações. Isso tudo, além de inúmeros artigos, panfletos e textos avulsos.

Os interessados poderão consultar a teoria evolutiva de Darwin, desde a Árvore da vida em diante, através das obras que foram desenvolvidas ao longo de mais de duas décadas, e que em 2015 já se encontrarão totalmente disponíveis online, de graça, para sua livre consulta através da página do Projeto de Manuscrito de Darwin, dentro do próprio site do Museu Americano de História Natural.

Dica de ouro essa hein? Não só para quem estuda biologia, evolução ou história. Qualquer pessoa pode ler e aprender muito com Charles Darwin. Sugestão também para professores usarem em sala de aula.

Aproveitem!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo