Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 15 vídeos para entender a história do Brasil

15 vídeos para entender a história do Brasil

Olá, leitores!

A história do Brasil é riquíssima, onde ocorreram acontecimentos importantes em cada pedaço desse grande território. Por causa disso, fica difícil estudar toda a história do Brasil por completo, mas para ajudar alunos e professores, existem muitos vídeos e filmes que contam um pouco dessa história.

Se você é professor, já deve saber que os alunos têm mais facilidade em aprender quando estão envolvidos e tem mais do que um professor na frente da sala falando. As alternativas audiovisuais são recursos importantes que devem ser usados para benefício do aluno. Atualmente existem tantas formas de ensinar, então aproveite as diversas ferramentas para agregar na dinâmica em sala de aula.

Para começar você precisa saber que existem alguns canais interessantes no Youtube de professores que se empenham e fazem uma aula de história diferente, você pode passar esses vídeos produzidos na internet para seus alunos

1º – Esse vídeo é bem interessante, todos sabem que nosso país era habitado por índios, mas não estudamos muito sobre eles. No vídeo “A realidade dos índios do Brasil”, que você encontra no site Só História, é possível ter um olhar diferentes sobre esse povo que já habitava essas terras há muito tempo.

2º – Outra história que estudamos pouco são a dos afro-brasileiros. No vídeo “História e cultura afro-brasileira” dá para ter uma boa ideia de como eles vivam no início do Brasil e de sua cultura. Nosso país é muito diversificado e devemos conhecer toda sua história. Você também encontra o vídeo no site Só História.

3º – Ainda no site Só História, você encontra um vídeo bem interessante “Sobre a morte de Getúlio Vargas”. Se está estudando com seus alunos essa época da história do Brasil, vale a pena assistir.

4º – Se está estudando com seus alunos para o Enem é importante pegar pesado em alguns momentos da história brasileira, é muito comum ser cobrado e os alunos precisam estar com tudo na ponta da língua. Aqui mesmo no Guia de Educação você encontra uma coleção com 36 vídeoaulas com revisão da história do Brasil.

5º – Um filme que você precisa passar para seus alunos ou você como aluno. “Carlota Joaquina” é um filme divertido que dará uma outra abordagem histórica, até porque eles ambientam todo o cenário vivido.

6º – No site Vídeo de Aula, os alunos poderão aprender muito sobre história. No vídeo “Estado Novo” as animações e imagens vão ajudar a entender o que é realmente o estado novo.

7º – O vídeo “Inconfidência Mineira” que você também encontra no site citado acima, vai retratar como aconteceu e como todos os problemas foram resolvidos.

vila-antiga-brasileira

8º – No momento atual do Brasil muitas pessoas pedem a intervenção militar, mas será que elas realmente sabem o que é isso? No vídeo “Regime Militar no Brasil” é possível entender bastante desse acontecimento. Você encontra no site Vídeo de Aula.

9º – O filme “Olga” também é um ótimo filme para apender sobre a história do Brasil, é um filme que mostra uma história real e importante para o conhecimento de todos. Não deixe de assistir e passar para seus alunos.

10º – No site História online você pode acompanhar um vídeo com o resumão da “História do Brasil”. O vídeo tem mais de 2 horas, mas você vai aprender muito depois dessa grande revisão da história do Brasil.

11º – Quer a dica de outro filme?Pra Frente, Brasil” é bem interessante. Lançado no ano de 1982, foi um dos primeiros filmes a retratar a repressão da ditadura militar no Brasil de forma aberta.

12º – Você sabe o que foi “A Revolução de 1930”? Se ainda não estudou precisa saber, por isso indicamos que você assista esse vídeo. Você vai encontrar esse e os próximos vídeos que citaremos no site Vídeo de Aula.

13º – Nem sempre dá tempo de estudar toda a história do Brasil e acontecimentos como a “Conjuração Baiana” ficam esquecidos e, muitos alunos perdem esses fatos. Por isso o vídeo tem suma importância no contexto histórico do Brasil.

14º – Quer um complemento para os estudos de “Dom Pedro I”? Nesse vídeo você vai encontrar muita informação para não passar por esse assunto superficialmente.

15º – Vídeo sobre “Pau-Brasil”. O vídeo aborda o tema com bastante profundidade e isso é muito útil para quem está estudando esse assunto no momento.

Agora é só aproveitar as dicas de vídeos e estudar ou passar para seus alunos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo