Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 15 tipos de testes de seleção de funcionários utilizados hoje em dia

15 tipos de testes de seleção de funcionários utilizados hoje em dia

Olá, leitor!

Uma das maiores dificuldades encontradas na história da humanidade, é lidar com o ser humano. Cada indivíduo é repleto de crenças, mistérios, sentimentos, preferências e outras características pessoais.

Diante de um mundo que aparenta ser um labirinto descontínuo, os profissionais responsáveis pela seleção de pessoal, se veem em uma complicada missão a ser alcançada. O medo de errar ou ser injusto sobre algum talento, é um grande desafio para os planejadores de recursos humanos.

Mas, existem facilitadores que ajudarão no processo de seleção, e darão mais segurança às decisões de profissionais responsáveis pela seleção e treinamento de funcionários. Conheça os 15 tipos de testes de seleção de pessoal.

Conheça os tipos de testes para seleção de funcionário

teste-de-selecao

Você sabia que existem vários tipos de testes para cada finalidade? Pois é, são diversas tipologias de testes que objetivam colher dados sobre atenção, psicotécnico, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e muito mais.

Selecionamos 15 testes para contratação de talentos

1 РTeste AC (Aten̤̣o concentrada)

Esse teste serve para mensurar a concentração sobre o foco.  Todas as ações merecem devido grau de concentração para que sejam produzidas com eficiência, mas os níveis de atenção atribuídas a uma ação, podem mudar dependendo do indivíduo e do objeto para concentração.

Para facilitar o cotidiano em algumas instituições, ou até mesmo para avaliações periódicas e objetivadas, o teste da concentração e atenção traz resultados sobre o quanto equivale a concentração do indivíduo sobre determinado foco. Essa prática pode ser feita em grupo ou individualmente.

É um teste muito utilizado com redatores, cirurgiões, motoristas e outras profissões que exigem determinado grau de concentração.

2 – Teste de Conhecimentos Gerais e Específicos

O teste para conhecimentos gerais e específicos, mede o grau de conhecimento, superficiais ou aprofundados sobre uma matéria.  Os testes são feitos de acordo com a colocação que se oferta por uma instituição.  São dispostos em questionários de múltipla escolha.

Eles captam as respostas corretas sobre os assuntos mais generalizados sobre determinado conhecimento, e transformam essa informação em números estatísticos. O mesmo acontece com a pontuação em conhecimentos específicos, a diferença é que o segundo se dá sobre um conhecimento direcionado.

3 – Teste Palográfico

Esse é o teste que aterroriza os pré condutores no processo para a habilitação nacional, então para se dirigir no Brasil, temos que passar também por esse teste. É também utilizado por recrutadores em instituições públicas ou privadas.

Assim como o teste de atenção concentrada, o palográfico também mede essas competências. O indivíduo deve riscar palitinhos em uma folha de papel, ele deve fazer os palitinhos até que o aplicador sinalize uma pausa. Em seguida, sob liberação do aplicador, recomeça-se o processo até a ordem seguinte.

Muito se diz a respeito desse teste, mas apenas os profissionais habilitados, são capazes de analisar os dados do indivíduo e o tempo de realização do teste. O resultado refere-se sobre a personalidade do indivíduo.

4 – Teste Walteregg

Essa é uma técnica muito usada pelos profissionais da psicologia e afins, para investigação de personalidade.

Nesse teste é proposto que o indivíduo complete desenhos dispostos, cada desenho instiga um estímulo e o indivíduo deve ir completando a sua própria vontade de criação.

Alguns dos campos investigados são:

  • eu, ego, autoestima;
  • fantasias, afetividade;
  • metas, ambições, objetivos;
  • angústias e como lidar com conflitos;
  • energia vital e transposição de obstáculos;
  • criatividade;
  • sexualidade, sensualidade e sensibilidade;
  • social, empatia.

5 – Raciocínio Lógico

Esse teste é responsável por analisar a capacidade de resolução de problemas. Além disso, ele mede as competências em capacidade de planejamento, agir, tomar decisões em curto prazo e interpretação de textos.

É comum encontrar testes como esse em concursos públicos, entrevistas para empregos e para a seleção de estagiários. A matemática é a base desse tipo de avaliação, onde o intuito maior é a resolução de problemas com agilidade e clareza.

Também é comum a aplicação dessas avaliações para medir a competência e habilidades em idosos e motoristas.

6 – Inventário Fatorial de Personalidade

Esse teste avalia os 15 motivos de necessidades psicológicas do ser humano. O teste na integra é constituído por 130 itens

7 РTeste ṇo verbal de intelig̻ncia

Também conhecida como G-36, essa ferramenta avalia através de questões, onde o grau de dificuldade é gradativo ao decorrer da prova.

O intuito é entender a identidade simples do indivíduo, e como ela raciocina por analogia, além de ser um excelente captador de informações sobre percepção numérica e espacial.

8 – Teste QUATI

O teste QUATI se trata de uma avaliação tipológica, ou seja, um teste que pode ser minucioso ou não, que serve para avaliar a fundo a personalidade do indivíduo.

É muito utilizado nos departamentos de recursos e relações humanas das instituições. O intuito básico desse teste é trazer índices e outras informações sobre, a colocação profissional a qual o indivíduo de adequa e pode desempenhar melhor suas habilidades profissionais.

Além disso, o teste também gera um relatório psicodiagnóstico, para direcionamento em potencial. Basicamente, refere-se a como os candidatos tendem a se comportar, diante de determinadas situações no ambiente de trabalho.

9 – Teste de Q.i

O teste de Quociente de Inteligência também conhecido como Q.I, é um instrumento que avalia a capacidade de raciocínio lógico. O raciocínio lógico é a capacidade de solucionar problemas em curto prazo e outras habilidades com cálculos mentais.

A polêmica que corre nos departamentos científicos, é que esse teste só pode ser validado em casos específicos. Isso porque ele não é capaz de medir inteligências múltiplas, apenas a lógica. As inteligências que são divididas em musical, lógica, artística, emocional, fisiológica, criativa e cognitiva.

O intuito dessa avaliação é levar o candidato para a busca da lógica e o raciocínio rápido para tomar decisões.

10 – Teste de habilidades sociais

Essa avaliação tem como função principal, medir a capacidade do indivíduo em relação às competências sociais. Em ambientes sociais todos tendemos a determinados comportamentos. Esses comportamentos são um conjunto de crenças estabelecidas em nosso consciente, que nos faz raciocinar sobre as tomadas de decisões.

Algumas pessoas tem dificuldades, em graus diferentes, em interações sociais. Elas, certamente não seriam admitidas ou não permaneceriam em instituições, onde o trabalho deve ser desenvolvido em equipe.

Depois de feito, o teste traz amostras sobre educação emocional, capacidade de mediação de conflitos e desempenho dos indivíduos, no desenvolvimento de suas respectivas tarefas. Além de informações a respeito das relações com antigos colegas de trabalho.

11 – Escala Beck

Esse teste avalia sintomas e age na prevenção da ansiedade e depressão.

Nessa avaliação são extraídos, inventários sobre ansiedade e/ou depressão, onde se mede a intensidade do sentimento; escala de desesperança (pessimismo, tristeza, conformismo, vitimização), ainda oferece informação sobre indícios de tendências suicidas.

12 – Teste Zullinger

Essa avaliação resulta em, coletar informações relevantes sobre a personalidade do indivíduo, assim como seus sentimentos, preconceitos e medos. Esse teste pode ser aplicado individualmente ou em grupo.

Os resultados desse teste, podem revelar os aspectos mais profundos da personalidade do indivíduo, nela é possível conhecer os objetivos de vida e relacionamento interpessoal de uma pessoa.

13 – Inventário da administração do tempo

O intuito desse instrumento é avaliar como as pessoas gerenciam o tempo. Com esse teste é possível analisar como  funciona a familiaridade dos indivíduos quanto aos princípios básicos da organização.

O teste é disposto através de 96 perguntas em 16 áreas, a fim de coletar informações sobre como as pessoas usam os seus respectivos tempos.

14 – Talent Up

É um espaço onde é realizados testes, em especial quando se trata de estágios e training. É um de conjunto de dinâmicas idealizadas para incentivar talentos

15 – T.E.R.P

A base do TERP é praticamente a mesma que o Talent Up, mas o conjunto de dinâmica é disposta a preparação e treinamento de candidatos a estágios. Os testes são on-line.

Considerações finais

Existem aspectos importantes no comportamento do funcionário, que devemos prestar atenção. Através de pequenas informações que o observado demonstra, podem revelar grande potencial negativo ou positivo sobre ele.

Agora que você já sabe quais os melhores testes para seleção de funcionários, e o que observar com mais atenção sobre pontos positivos e negativos no ato de recrutamento, não esqueça de deixar a suas observações, perguntas e dicas em nossos comentários.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Veja o infográfico sobre os 15 tipos de testes de seleção de funcionários

infografico15-tipo-de-testes

Até breve!

comentários (1)

  • Nadjane Santos da Silva

    Este site é realmente excelente, essencial e completo. Muito bom! Vocês estão de parabéns! Super antenados, trabalhando sempre para que as pessoas de modo geral possam estar também informadas.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo