Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 15 sites para aprender educação financeira

15 sites para aprender educação financeira

Olá, leitor!

Dividas, se acontecer, como posso sair do vermelho? Como usar de forma responsável o cartão de crédito? É realmente necessário fazer um empréstimo bancário?

Como vou proteger minha família de riscos financeiros? Quando se deve hipotecar uma casa? Como posso fazer meu orçamento funcionar? Como poupar e investir?

Estes são temas básicos de educação financeira. A maioria dos brasileiros têm muitas dificuldades em lidar com essas questões básicas sobre finanças pessoais e dinheiro. Isso é o que revelou uma pesquisa global de educação financeira realizada com 144 países, publicada em 2014, que apontou que o Brasil está na 74ª posição, atrás de alguns dos países mais pobres do mundo como Madagascar, Togo e Zimbábue.

Como dizia Confúcio, o famoso filósofo e pensador político da China: “Eduque as pessoas e faça-as ricas”. Analisando os resultados desta pesquisa pode-se concluir que a falta de educação financeira nas salas de aula e nas famílias fazem parte do problema.

É essencial que crianças, jovens e adultos recebam orientação e educação financeira. Com essa base haverá conhecimentos suficientes para planejar e conquistar objetivos financeiros, não cair em armadilhas e dívidas devido ao consumo excessivo ou a juros exorbitantes. Consequentemente se tem uma nação mais prospera e fortalecida economicamente.

Os projetos de educação financeira nas escolas ainda são tímidos, é um tema que desafia até os professores, o que nos desafia a usar a proatividade e iniciativa para aprender a lidar com o dinheiro com nossos próprios recursos.

E uma forma de aprender é através de conteúdos gratuitos sobre educação financeira disponíveis na internet. Selecionamos os melhores sites para você aprender educação financeira. Confira!

Sites com artigos e dicas sobre educação financeira

Educacao-financeira

 

DSOP

O site traz conteúdos do método DSOP, desenvolvidos pelo Reinaldo Domingos, que é doutor em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. O método DSOP possui 4 pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. É possível fazer o download de conteúdos gratuitos, inclusive E-Books sobre os temas “Como sair das dívidas?”, “Fique no Azul”, “Investimento é a melhor jogada”, “Técnicas para a sua empresa crescer financeiramente” e “Os impactos da educação financeira para sua escola”.

Crédito ou débito

O site é organizado por categorias que trazem muitas dicas sobre aposentadoria, Bancos e instituições financeiras, Câmbio, Cartão de crédito e débito, Educação financeira, Empréstimos e financiamentos, Formas de pagamento, Imposto de renda, Negociação, Poupança e programas de recompensa.

Quero ficar rico

O blog do educador financeiro Rafael Seabra organiza os artigos em 3 temas principais:

  • Poupar dinheiro,
  • Investir dinheiro e
  • Ganhar dinheiro.

Dinheirama

O blog do consultor e educador financeiro, Conrado Navarro, publica notícias sobre o mercado financeiro e também trabalha temas que permitem o leitor desenvolver habilidades comportamentais que possibilitam que tenha domínio para fazer a gestão de suas finanças pessoais.

Dentro da categoria de Finanças Pessoais o leitor encontra as subcategorias Educação Financeira e Pedagogia Econômica com várias dicas de leituras, vídeos, dicas de como aprender a lidar com o dinheiro e também dicas de como educar crianças e adolescentes sobre os temas.

Gustavo Cerbasi

Site do consultor, palestrante e autor de 15 livros, Gustavo Cerbasi, que escreveu o best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. Destaque para a categoria de vídeos, que traz várias dicas gratuitas de inteligência financeira.

Instituto Coaching Financeiro

O blog do coach e fundador do Instituto de Coaching Financeiro, Roberto Navarro, organiza os artigos em 3 temas principais:

  • Educação financeira,
  • Coaching financeiro e
  • Investimentos.

Me poupe!

O site Me poupe! é organizado pela jornalista Nathalia Arcuri  e aborda os temas de educação financeira com leveza, simplicidade e diversão. O blog tem vários vídeos, tutoriais e comparativos sobre finanças pessoais, simuladores, planilhas, dicas de pechinchas, dicas para o seu bolso. A proposta do portal é apresentar os conteúdos sobre dinheiro e finanças pessoais  de maneira divertida e menos complicada. Indicado especialmente para jovens.

Sites sobre finanças femininas

Finanças Femininas

O blog foca no público feminino e oferece informações e orientações sobre eventos e momentos da vida da mulher e sua relação com as finanças, por exemplo: planejamento do casamento, filhos pequenos, despesas, controle das finanças de uma recém-casada.

O site tem categorias sobre carreira, dívidas, economias e investimentos, calculadoras online, planilhas de diagnóstico financeiro, plano para quitar dívidas, lista de desejos, tabela organizadora de pendências, matérias especiais sobre compras compulsivas, noticias comentadas sobre atualidades e o impacto nas finanças pessoais.

Bolsa Blindada

Bolsa Blindada é o site direcionado ao público feminino que segue a Patrícia Lages, autora dos best-sellers Virada Financeira e Bolsa Blindada I e II. Além dos temas dos livros que deram origem ao seu método de educação financeira voltado para mulheres, o blog tem dicas de moda e estilo, e até sobre cozinha.

Vale destacar as categoria de vídeos e a “Extras Bolsa Blindada 2” que disponibiliza vários conteúdos gratuitos que podem ser baixados como planilhas de orçamento, tabelas de objetivos, listas de supermercado, testes de autoconhecimento e calendários.

Sites que te ajudam a ter um controle financeiro

GuiaBolso

Além de um blog, o GuiaBolso é uma plataforma de controle financeiro com dicas e informações relevantes sobre finanças pessoais com planejamento de metas e objetivos, avaliações sobre as melhores opções de empréstimo e a consulta de CPF para checar se há pendências financeiras.

Sr Dinheiro

O site possibilita que o usuário cadastrado faça a organização das suas finanças numa plataforma que é adaptável a qualquer dispositivo, computador, tablet ou smartphone.

O usuário organiza os seus controles em planilhas e pode imprimir os relatórios necessários para a gestão de suas finanças. É possível ainda exportar dados para planilhas em Excel e compartilhar o orçamento financeiro com familiares, que podem receber o acesso da conta, cada membro da família recebe um login e uma senha exclusivos.

Minhas Economias

Além do blog, o site tem um gerenciador financeiro que pode ser acessado via web ou pelo celular, utilizando os aplicativos de controle financeiro para Android e iPhone.

Sites de notícias sobre mercado financeiro e finanças pessoais

InfoMoney

O InfoMoney é um site de notícias do mercado financeiro, com dados para você decidir onde investir, informações sobre imóveis, informações sobre franquias e negócios, carreira e finanças pessoais.

O leitor pode acessar as últimas notícias que também são organizadas em categorias: crédito, impostos, preços, consumo, planeje suas finanças, economize dinheiro e aposentadoria.

Além das notícias o site oferece guias de temas bem práticos como o “Saiba como controlar gastos e sair do vermelho” e o “Saiba como calcular dívidas do cartão de crédito”. Vale destacar os guias de investimentos que possuem temas muito importantes como: “Economizar, poupar e investir: três etapas do planejamento financeiro”, “Como administrar sua carteira de investimentos”, “O que fazer com sua restituição de IR”, “Descubra o seu perfil antes de investir”, “Como gerenciar riscos ao investir” e “Na hora de investir, quanto antes melhor”.

O InfoMoney ainda disponibiliza várias calculadoras que estão hospedadas no site e podem ser utilizadas pelos usuários cadastrados.

Valor Econômico

O leitor que procura notícia e dados confiáveis para tomar as melhores decisões sobre suas finanças encontra no Valor Econômico informações organizadas em categorias: Mercados, Crédito, Investimentos, Instituições Financeiras, Previdência, Tesouro Direto, etc..

Além da publicação de notícias, há artigos da coluna Consultório Financeiro que se propõe a responder questões como, por exemplo: “Como guardar dinheiro para a faculdade do filho?” e “Previdência privada ou Tesouro Direto para a aposentadoria?”

Dinheiro Público & Cia

É um blog da Folha de S. Paulo, com um conteúdo bem relevante, expõe temas sobre receita, despesa, economia e política. O blog se propõe explicar como o governo faz a tributação e como utiliza o dinheiro público dos cidadãos brasileiros.

Para ter acesso às noticias dos blogs da Folha de S. Paulo é necessário fazer um cadastro gratuito, que libera a leitura de 10 reportagens por mês, acesso aos serviços da Folha e às principais notícias do dia por email.

Decida investir no seu maior patrimônio: SUA MENTE. De todos os nossos ativos, a nossa mente é a mais valiosa e por isso precisamos da maior orientação possível.

Aproveite os conteúdos dos sites que compartilhamos e tenha mais conhecimentos sobre educação financeira.

Até mais!

comentários (4)

  • Everton

    é realmente temos que ter cuidados na hora de utilizar nosso tao suado dinheiro ganho durante o mês, as vezes pensamos que sabbemos usar o dinheiro mas na verdade temos dificuldades de administrar.

    Responder
  • Evelin jordanne

    Muito obrigada pelo os esclarecimentos, afinal ensinar e sempre muito bom e a lidar com dinheiro melhor ainda, agente sempre acha que sabe lidar com dinheiro mais no final das contas sabe nada. e sempre a mesa coisa e só mais isso aqui, e pouco no final do mês esta afundada. como sempre.

    Responder
  • Evelin jordanne

    Muito bom conteúdo, tenho seguindo alguns consultores financeiros, como o Roberto Navarro, que da muitas dicas inacreditável. porque agente acha que sobe educação financeira mais quando ver um especialista falar que agente vê que não sabe nada

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo