Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » 15 melhores cursos on-line gratuitos de design

15 melhores cursos on-line gratuitos de design

Olá, leitor(a)! 

A carreira de designer pode ser muito promissora, pois possui atuação em diversas áreas, como gráfico, moda, interiores, games, experiência dos usuários. São infinitas possibilidades, inclusive para empreendedores. A seguir, vamos explicar o que é design, qual sua importância e como funciona o processo criativo com 5 dicas úteis. Também vamos listar 9 inspirações de filmes, séries e livros15 cursos on-line gratuitos para você ingressar nessa carreira. Acompanhe!

O design

Tudo é design! Bom, quase tudo, na verdade. A garrafinha de água na sua mesa, suas roupas, a propaganda do seu refrigerante preferido e a interface do seu celular. 

A grande dificuldade em entender o que é design está no seu amplo leque de possibilidades. Mas, de maneira geral, podemos sintetizar como: projeto realizado com o objetivo de criar soluções úteis para problemas comuns na vida das pessoas.

Esses problemas não precisam ser profundos. O Walt Disney (1901–1966), por exemplo, acreditava na necessidade de um lugar para crianças e adultos se divertirem e acreditarem nos próprios sonhos, então, construiu a Disneyland.

O profissional responsável por isso tudo é o designer. É papel dele pensar em soluções simples, úteis, agradáveis e coerentes, levando em conta aspectos que vão do público-alvo ao contexto socioeconômico.  

Atenção! Design é uma metodologia, um processo. A forma bonita, arrojada e moderna faz parte, mas um projeto de qualidade precisa ser fácil de usar e impactar a vida das pessoas conforme um objetivo principal. 

A importância de aprender mais sobre design  

Como design atinge diretamente nosso cotidianopode ser explorado em diversos campos: arquitetura, moda, publicidade, indústria automobilística, tecnologia. Por isso, vamos falar sobre a importância do tema para empreendedores e profissionais que desejam se estabilizar nessa área. 

Para o empreendedor 

Na vida dos empreendedores, o design é essencial. Veja bem, o empreendedor não precisa virar um mestre do Photoshop ou do Canva, mas, ao ter esses conhecimentos, desenvolve senso crítico para saber se a identidade visual da marca é coerente com seus objetivos e valores. 

No início, muitos empreendedores não possuem verbas para investir em publicidade ou contratar um freelancer, mas é importante não deixar a área de lado; assim, você conquistará seguidores nas mídias sociais e na loja virtual.

Para o profissional

Para designers, o mercado é muito amplo e está em crescimento, com diversas áreas para seguir. É possível optar por 2 formas de atuação: autônoma, por meio de projetos independentes, ou com vínculo empregatício com alguma empresa, de produtos ou serviços. 

Entre as áreas que um designer pode seguir estão moda, interiores, publicidade, programação, games e gráfico.

Design e criatividade 

Muitas pessoas interessadas em design fogem da carreira por medo de não serem criativas, mas, ao contrário do que parece, a criatividade não é um dom, sim um processo. Existem pessoas com mais ou menos facilidade nessa etapa da criação, entretanto, essa habilidade pode ser aprendida por todos. 

A criatividade é um processo

Você se considera criativo(a)? A maior parte das pessoas pensa que se trata de algo que surge facilmente, mas mesmo indivíduos com a criatividade aflorada contam com um roteiro e realizam alguns processos para lidarem com os desafios do dia a dia. 

5 dicas para aprimorar o seu processo criativo 

Confira abaixo dicas para mudar completamente o seu processo criativo: 

1. Busque referências 

Utilize sites, redes sociais, jornais, revistas, filmes, livros e nomes de destaque do design como inspiração. Com a ajuda das referências, você saberá quais são as tendências para criar seus projetos.

2. Faça sem buscar a perfeição 

Antes feito do que perfeito. Nem todas as artes serão maravilhosas, mas é importante cumprir prazos e atingir metas. Se sua última criação não te agradou tanto, faça uma pausa, veja o que pode melhorar e aplique as mudanças no próximo projeto. 

3. Inspire-se pelo mundo 

O mundo está cheio de problemas, mas também de soluções. Dar uma volta pelo bairro, andar de bicicleta, ver crianças brincando no quintal parecem atos simples, mas podem ajudá-lo(a) a captar detalhes que vão trazer verdade para suas criações.

4. Condicione o seu cérebro a criar 

Faça, faça, faça. Quer aprender a desenhar? Desenhe 50 vezes o mesmo objeto de diferentes maneiras, formatos e cores. Precisa escrever um slogan? Escreva 50 frases sobre o tema. No final, descanse, relaxe, selecione os melhores resultados e tente produzir algo novo.

5. Aprenda a não julgar 

A autocrítica é essencial para entregar um trabalho de qualidade, mas, durante o processo criativo, pode atrapalhar. É importante não filtrar; leve em consideração todos os pensamentos, mesmo aqueles que parecem ruins. Reúna todas as ideias, depois reflita melhor sobre cada uma e comece o processo de criação. 

15 cursos de design on-line gratuitos

Confira agora 15 cursos on-line gratuitos para todas as áreas do design.

15 melhores cursos on-line gratuitos de design

Fonte: Reprodução

1. Adobe Photoshop 

O próprio site da Adobe traz conteúdos sobre as principais ferramentas disponíveis no Photoshop com aulas introdutórias ou específicas. Não possui certificado. 

2. Fundação Bradesco: Fundamentos do Design Gráfico 

curso oferece 6 horas de aulas sobre os fundamentos do design gráfico: cores, composição e tratamento de imagens, tipografia, formatos, efeitos e camadas. Possui certificado. 

3. Tim Tec: Edição e tratamento de imagem 

Aprenda a manipular imagens e vetores com este curso oferecido gratuitamente pelo Instituto Tim. 

4. Inovação através do design: pense, faça, desfaça e repita 

Este curso em inglês coloca em prática os processos e ferramentas do design thinking. 

5. Introdução ao design de experiência 

O design da experiência é aquele focado no usuário. Aprenda a projetar artes que atendem às suas necessidades de maneira eficaz e satisfatória. 

6. A linguagem do design: forma e significado 

Este curso faz uma análise detalhada e objetiva de uma obra de design gráfico e sua eficácia. A crítica é parte essencial da criação.

7. Moda como design 

Como outros tipos de design, a moda engloba questões sobre forma, função, padronização, personalização e expressão pessoal 

8. Cidades inteligentes 

Aprenda neste curso como os dados e as informações afetam o design e a sustentabilidade das cidades. 

9. Softwares de impressão 3D 

Os alunos deste curso poderão usar softwares 3D para projetarem diversos objetos. 

10. Bases do Web Design 

 Com o curso, você entenderá conceitos básicos para desenvolver um layout completo na internet começando do zero.

11. CorelDRAW X6 

O objetivo do curso de CorelDRAW X6 é apresentar as ferramentas mais comuns ao usuário que trabalha com Corel para manipulação e vetorização de imagens. 

12. Curso de desenho em Flash e Photoshop 

Ao final do curso de Desenho em Flash e Photoshop, o aluno saberá diversas técnicas que podem ser utilizadas para criação do desenho digital. 

13. Design Gráfico 

Aprenda sobre Design Gráfico do zero com 9 aulas on-line. Com opção de emitir o certificado pago de 40 horas. 

14. AutoCad 

Centro Paula Souza oferece esta formação sobre as características, as funcionalidades e o modo de utilização do software AutoCAD. Assim, os alunos estarão aptos a usá-lo na elaboração de traçados elementares, geometrias e desenhos complexos. 

15. Design & Photoshop 

As lições oferecidas pelo Centro Paula Souza trazem conhecimentos básicos sobre design e manipulação de imagens no Adobe Photoshop.

Para se inspirar 

Para ter inspiração e começar agora mesmo seu curso de design, separamos 9 filmes, séries e livros sobre o tema. Veja:

Filmes e séries 

Confira abaixo 6 filmes e séries sobre design. 

1. Abstract: the art of design  

A série original Netflix apresenta grandes nomes da indústria em diversas áreas, de arquitetura até design gráfico. Entenda como um designer é capaz de influenciar todos os aspectos de nossa vida. 

2. Como o cérebro cria 

O documentário de longa-metragem, disponível na Netflix, explora o processo criativo de vários profissionais de destaque e mostra formas inusitadas de aprimorar a criatividade.

3. Grand Designs 

Neste reality show no estilo de documentário, você acompanha a realidade de pessoas que constroem as próprias casas e o passo a passo de projetos inovadores. 

4. A história do Imagineering 

Confira, no Disney+a história de como Walt Disney reuniu engenheiros, designers e artistas para tornar realidade seu maior sonho, a Disneyland, o primeiro parque temático.

5. Walt antes do Mickey 

O longa, baseado na única biografia autorizada pela família Disney, conta a história de Walt Disney em direção à realização de seus sonhos. Disponível na Amazon Prime Video.

6. Cidade Cinza 

Os grafiteiros Nina, Nunca e Os Gêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo) são alguns dos responsáveis por deixar a cidade de São Paulo colorida. O documentário acompanha a história da segunda pintura de um mural que fora apagado. Confira na Amazon Prime Video.

Livros 

Veja 3 livros para você aprofundar seu conhecimento teórico em criação e criatividade. 

1. Design para quem não é designer: Princípios de Design e Tipografia Para Iniciantes 

A autora Robin Williams, de maneira clara e didática, ensina que todos podem elaborar páginas com uma estética melhor.  No livro, você encontra dicas e truques para as mais variadas situações, desde a elaboração de um simples panfleto até a elaboração de um jornal.

2. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade 

Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times. O livro mostra, com muito humor, ousadia e simplicidade, que não é preciso ser um gênio para ser criativo.

3. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão 

Este livro de Eva Heller aborda a relação entre cores e sentimentos ao mostrar como as duas coisas não se combinam por acaso, mas remetem a experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. 

Gostou do artigo? Seus amigos também podem curtir, compartilhe com eles os 15 melhores cursos on-line gratuitos de design.

Encontre, também, no Canal do Ensino: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo