Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 15 maneiras para deixar os alunos motivados a aprender

15 maneiras para deixar os alunos motivados a aprender

Olá leitores, tudo bem?

Que tal falarmos sobre motivação? Uma conversa entre nós e você, professor.

Uma das grandes preocupações dentro da sala de aula é como conseguir garantir a motivação dos alunos na hora de aprender. Um aluno desmotivado com certeza irá ter um desempenho mais fraco e provavelmente aprenderá menos.

Quando eu era um aluno ouvia muitos educadores, funcionários e até meus pais dizendo o quanto é importante estudar. O discurso era sempre o mesmo sobre como é importante para o meu futuro e para a minha carreira.

Isso é tudo é verdade e eu sei disso agora. O problema é que crianças e adolescentes podem pensar diferente e achar que aquele papo pode ser besteira, que não vale a pena ligar.

É aí que mora o perigo da desmotivação.

Infelizmente não tem como colocar experiência de vida dentro da cabeça dos alunos, por isso precisamos encontrar novas maneiras para motiva-los durante a aula para uma melhor eficiência no ensino.

Há muitas formas de incentivar crianças e pré-adolescentes a aprender com mais alegria e mais motivação.

Como motivar os alunos a aprenderem

É realmente difícil motiva-los a aprender, eles estão mais preocupados com seus jogos eletrônicos e redes sociais hoje em dia. Por isso trago 15 dicas importantíssimas para motivar os alunos dentro do universo deles, garantindo que eles não só prestem mais atenção na aula, mas que também busquem conhecimento por conta própria.

1- Não ignore nenhum tipo de motivação

A escola é um lugar onde aprendemos muitas coisas importantes e decisivas na nossa vida, mas grande parte do conhecimento que aprendemos com mais motivação é o que buscamos por conta própria.

Pode não parecer, mas todo aluno gosta de alguma matéria ou tem interesse em algum assunto por algum motivo. Por isso nunca descrimine alguma pergunta ou ignore alguma fonte de curiosidade que algum aluno possa ter.

Eu por exemplo tive um grande fascínio pela segunda guerra mundial e aprendi muito sobre a revolução de Grécia contra as tropas italianas, a Operação Barbarossa e muitos outros pontos interessantes sobre o conflito.

Da onde veio essa minha curiosidade sobre o período? De jogos de computador. Pois é.

Durante o tempo, e até hoje em dia, muitos jogos me motivam a ir atrás de mais informações sobre os assuntos. Quando ainda na escola sempre que eu tinha alguma dúvida eu perguntava para o professor de história e prestava atenção com muita cautela enquanto ele explicava.

Essas curiosidades e a atenção que os professores tiveram com minhas perguntas foi muito importante para me manter uma pessoa estudiosa e motivada a aprender.

2- Não use apenas as notas das provas

Notas de provas não definem o quanto o aluno realmente sabe sobre a matéria em questão. Elas apenas julgam a capacidade de memorizar informação dos alunos. As notas são um sistema que deve existir para ficar mais fácil a avaliação do aluno, mas muitas vezes elas são um problema na hora de manter o aluno incentivado.

Uma boa forma de manter alunos interessados, principalmente os pequeninos, é utilizar outras formas de avaliar os conhecimentos deles. Seja com medalhas, carimbos ou até mesmo doce, alguma forma irá encoraja-los.

Um bom exemplo prático de como fazer isso é utilizar o mesmo sistema utilizado pelos escoteiros para manter a tropa animada a fazer as atividades.

O educador pode criar um sistema de medalhas por atividades realizadas por vontade própria do aluno, assim o aluno irá querer fazer parte da atividade.

Um exemplo especifico de como isso funciona é propor uma redação opcional sobre Tiradentes. Os alunos que entregarem a redação ganham uma medalha chamada “Inconfidência Mineira”.

O professor pode criar um plano de mais atividades no mesmo assunto, os alunos que entregarem todas ganham algo especial. Por exemplo, ao ganhar 3 medalhas relacionadas à algum assunto o aluno então ganha uma insígnia.

Esse tipo de estratégia funciona bem com os alunos do fundamental e pode funcionar com coisas simples como adesivos.

3- Introduza o elemento surpresa

A surpresa e a quebra de rotina são excelentes maneiras de nos deixar sempre preparado para algo, sempre atentos.

É uma ótima forma de motivação você fazer com que o alune anseie por algo. Um bom exemplo de como fazer isso é no final de cada aula sortear um aluno, esse aluno então recebe uma pergunta e se ele responder na hora ele ganha dois bombons, se ele responder apenas na próxima aula ele ganha um.

Dessa forma os alunos estarão motivados por algo simples e como vão querer ganhar o chocolate estarão mais preparados para responder as questões oque consequentemente quer dizer que estarão prestando mais atenção na aula para saber responder à questão.

 4- Deixe que eles participem da aula

Alunos precisam ser controlados, afinal tudo viraria uma bagunça se eles mandassem nas aulas, certo? Porém eles não podem se sentir prisioneiros do sistema, isso os deixa desmotivados e sem interesse nos exercícios.

Tente ser bastante comunicativo com os alunos, faça com que eles participem e que também ajudem na criação das aulas.

Sempre que estiver para ensinar uma matéria ou assunto novo tente pedir a opinião deles sobre como a aula deveria ser conduzida, sobre o que deveria ser ensinado.

Assim eles permaneceram mais motivos por participar de algo que eles ajudaram a construir.

5- Não se limite aos muros da escola

O ambiente escolar pode até ser bom para aprender algumas atividades, porém ele pode se tonar monótono com o tempo e isso irá atrapalhar a mente na hora de se concentrar e se motivar.

Tente dar uma volta pelo bairro, ou simplesmente dar uma volta pelo pátio da escola tentando incorporar isso na sua matéria. Isso irá aliviar o ambiente e motivar mais os alunos.

6- Mostre o porquê aprender a matéria

Dizer que a matéria é importante porque vai cair na prova irá apenas ligar a função de memorização no cérebro dos alunos. Tente definir mais objetivos do que simplesmente os pedagógicos.

Tente mostrar como o que está sendo ensinado afeta a vida dos alunos de forma direta e indireta, mostre que isso é e será usado em seu dia a dia.

É muito comum ouvir piadas sobre como o que aprendemos não muda nossas vidas, quem nunca leu “Já fazem 20 anos e ainda estou esperando para usar bhaskara na minha vida”. É importante que os alunos endentam que conceitos do que eles estão aprendendo fazem parte do seu dia a dia.

7- Realize competições saudáveis

Muita competição no ambiente escolar pode ser algo prejudicial para os alunos, porém se elas forem dosadas e feitas de forma esporádica e saudável eles podem ter bons resultados.

Essas competições podem ser de pergunta e respostas ou então debates entre grupos de alunos sobre o assunto da matéria.

8- Conheça cada aluno

É difícil, eu sei, são dezenas de alunos por dia e é impossível um professor conseguir conhecer seus alunos por nome e dar a atenção devida a cada um.

Porém sempre que possível tente conhecer o seu aluno de forma pessoa, como ele é melhor incentivado, talvez até a forma que ele prefere ser chamado, isso irá dar um toque especial de intimidade para o aluno, e ele verá não só um professor, mas um amigo.

Esse comportamento cria uma situação de motivação para qualquer aluno.

9- Evite muita lição de casa

Apesar de ainda ser vista como algo necessário por muitos a lição de casa pode passar a ser um problema. Principalmente durante o ensino médio.

No ensino médio são quase 10 matérias diferentes para o aluno estudar e muitas vezes 8 desses 10 professores passam lição de casa para a semana, isso sobrecarrega qualquer aluno e faz com que ele perca o interesse.

Pode parecer papo de aluno preguiçoso mas há muitos estudos sérios que garantem que a lição e casa não só prejudica o aprendizado, mas como pode causar estresse e até a depressão em casos mais extremos.

10- Saiba incentivar cada tipo de talento

Apesar das pessoas entenderem a inteligência como algo unidimensional ela é muito mais complexa do que isso.

Fuja do conceito de que inteligência é saber a matéria e tirar nota boa. Existem 9 tipos diferentes de inteligência na psicologia. Aprenda a explorar essas inteligências e oferece outras formas para os alunos participarem da prova.

Explore a lógica nos alunos que são melhores com raciocínio exato, mas não esqueça que muitos alunos são mais criativos que lógicos e podem criar utilizando os conceitos que você está ensinando.

11- Saiba incorporar novas tecnologias

Há muitos e muitas maneiras de incentivar os alunos a se manterem focados e potencializar seu aprendizado utilizando ferramentas.

É possível encontrar aplicativos e sites para o auxílio de qualquer matéria. Quer um exemplo? Veja como você pode ensinar francês utilizando plataformas online.

Com esse tipo de tecnologia você pode manter a aula inovadora e interessante.

12- Incorpore outras mídias durante a aula

Livros são excelentes, mas as vezes para manter a atenção dos alunos é preciso de mais som e de mais movimento. Pois é, filmes. Filmes são uma excelente fonte de curiosidade. Alguns podem não ter tanto valor pedagógico mas irão levantar perguntas e curiosidades.

Jurassic Park é um excelente filme para aumentar a curiosidade das crianças sobre o período pré-histórico.

Coração Valente é um excelente filme e pode deixar os jovens curiosos sobre a guerra dos 100 anos e a independência da Escócia.

Filmes podem fazer os alunos curiosos e querendo aprender mais

13- Não critique apenas, dê um feedback completo

Apenas criticar os alunos não terá um resultado, quem dirá apenas dar uma nota baixa em seus esforços. Tente sempre dar um feedback falando das falhas dos alunos, mas também dos pontos positivo de seu trabalho e comportamento, isso fará com que eles se sintam mais motivados.

14- Não saiba tudo sobre tudo e mesmo se souber, finja que não

Durante muito tempo de escola eu notei que alguns alunos, inclusive eu, gostavam muito de impressionar o professor com o seu conhecimento e com curiosidades e coisas que poderiam faltar na aula.

Isso é mais recorrente da faculdade e eu entendo que alguns professores fingiam não saber uma pergunta de propósito.

Quando perguntados sobre alguma curiosidade alguns professores diziam não saber, mas o aluno que conseguisse trazer uma explicação poderia falar para todo mundo, ou até mesmo ganhar um pontinho positivo.

Esse tipo de comportamento fará com que os alunos queiram impressionar o educador e estudaram mais sobre o assunto em casa tentando buscar algo diferente que o professor talvez não saiba.

15- Esteja você sempre motivado

Essa seja talvez a mais importante de todas as dicas. Estar motivado é a melhor maneira de passar motivação, muitas vezes encontrem com professores com uma cara não muito boa e era assim todo dia.

Claro que os alunos não ficavam motivados nessas aulas, porém nas aulas em que os professores estavam sempre tentando algo novo, ou estavam animados os alunos prestavam mais a tenção e eram mais participativos.

Você precisa também estar sempre motivado pois é necessário sempre estar buscando maneiras de inovar a sua aula para manter todos os alunos prestando atenção.

Essas dicas podem te dar uma ajuda na hora de encontrar o seu caminho para uma aula mais divertida e leve para os alunos, mas você pode encontrar novas maneiras de forma pessoal e com as suas próprias experiências.

Dicas de filmes sobre o assunto

Não é segredo para ninguém que acompanha meus textos que eu sou um grande cinéfilo, por consigo ligar alguns filmes a determinados assuntos como uma extensão do material.

Com um assunto tão bom não seria diferente. Há muitos filmes que falam sobre a relação professor e aluno, principalmente histórias com alunos desinteressados e desmotivados.

Farei uma pequena lista com filmes que podem te ajudar a entender o conceito de motivação no ambiente escolar.

Sociedade dos Poetas Mortos

O filme estralado por Robin Williams é um drama com toques de comédia que mostra como a relação entre aluno e um professor pode não só mudar o ambiente escolar, mas também mudar a vida dos alunos e consequentemente toda uma sociedade.

Definitivamente vale a pena dar uma olhada para entender a importância de um professor na vida do aluno e como um ambiente escolar maçante pode ser mudado pelo educador.

Mudança de Habito de 2

Um clássico da sessão da tarde. Esse filme possui elementos primários muito parecidos com o Sociedade dos Poetas Mortos, mas com um final muito mais leve e muito mais voltado para a comédia.

É um filme simples e divertido que não esquece de mostrar a importância de um relacionamento pessoal e de respeito com os alunos.

Ao mestre, com carinho

Um dos grandes clássicos do cinema, o filme mostra como é a difícil rotina de um professor que tem que lidar com uma escola problemática com alunos violentos que não ligam para os estudos.

O filme mostra que por pior que seja a situação a aproximação correta com os alunos pode gerar frutos excelentes e mudar realidades.

O que vocês acharam de todas essas dicas?

Até o próximo texto!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo