Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 15 livros que todo concurseiro deve ler

15 livros que todo concurseiro deve ler

Olá, leitor!

Você vai prestar um concurso público? Antes de ser aprovado no tão sonhado concurso público, você prestou uma prova e escolheu uma área para focar. Essa escolha, foi o primeiro passo para você definir sua rotina de estudos. Mas e agora, como fazer acontecer?

Levando em consideração a vida real dos concurseiros, o dia a dia ocorre de forma bem dinâmica e com muitos desafios, falta tempo para filhos e família, pessoas que não te apoiam, sobra ansiedade e falta grana, e muitas vezes falta motivação e força de vontade para estudar.

Como estabelecer uma rotina de estudos para passar num concurso público e vencer todos esses desafios?

Como manter a motivação para não desistir do sonho de ocupar um cargo público?

Como parar de procrastinar e estudar?

Preparamos este guia com os livros que são indispensáveis para concurseiros, livros que vão apresentar dicas valiosas para você que é concurseiro, manter a motivação. Apresentar livros que vão ensinar metodologias de estudos (processos para aprender e fazer provas), como estudar as matérias básicas e essenciais de concursos públicos.

E livros que vão te ajudar a administrar e otimizar o tempo de estudo até você conquistar sua meta: Passar na prova! Confira os melhores livros para concursos públicos que vão te ajudar nessa jornada de preparação! Vamos lá?

15 livros indispensáveis para concurseiros

15-livros-que-todo-concurseiro-deve-ler_Prancheta 1

Estes são livros que mudam a forma de pensar com métodos de estudo que trazem resultados para os concurseiros:

1 – Como Passar em Provas e Concursos

O autor William Douglas, apresenta técnicas inovadoras para te preparar para passar em concursos e otimizar o aprendizado. É um manual bem completo com muitas técnicas, dicas e conselhos de especialistas que ensinam desde a elaboração do plano de estudos, até como se preparar para o dia da prova.

Além do livro, o concurseiro pode contar ainda com material complementar que é disponibilizado gratuitamente no site do autor, incluindo palestras, vídeos, planilhas e materiais em pdf. As atualizações do livro também podem ser baixadas em pdf. Confira mais sobre o livro Como Passar em Provas e Concursos.

2 – Administração do Tempo – Como fazer seu tempo render

Os autores Alberto Dell’Isola e William Douglas, apresentam a 3ª edição de Administração do Tempo – Como fazer seu tempo render: Tudo o  que você precisa saber para dar conta das atividades cotidianas e ser bem-sucedido. Este livro irá ajudar você concurseiro, a otimizar seu tempo com técnicas de organização para o dia a dia e o trabalho.

O livro disponibiliza vários recursos práticos, com exercícios, tabelas, quadros de horários, dicas de como vencer a procrastinação e testes de como você gerencia seu tempo e qual seu nível de estresse. Veja mais informações sobre o livro.

3 – Concursos Públicos e Exames Oficiais

Se você quer dicas de quem conhece o caminho das pedras e já foi aprovado na maratona de diversos concursos, leia este livro. O autor Rogério Neiva Pinheiro, além da aprovação no concurso de juiz do Trabalho, foi aprovado nos concursos de advogado do BNDES, advogado dos Correios, procurador do Estado e advogado da União.

O livro Concursos Públicos e Exames Oficiais, reúne a experiência prática da jornada de concurseiro e também da experiência como professor de cursinhos preparatórios. O livro apresenta valiosas dicas de planejamento, estudo da bibliografia, técnicas para melhorar a memorização entre outras.

4 – Inteligência Em Concursos

No livro Inteligência em Concursos o autor e também professor, Pierluigi Piazzi, apresenta comprovações científicas de métodos de estudos, faz críticas ao sistema de ensino e aos métodos que mais “emburrecem” os estudantes e propõe práticas de como estudar melhor e fazer provas (exames ou concursos) com mais eficiência.

Você poderá gostar também dessa aula do professor Pierluigi sobre Inteligência em Concursos, Vestibulares e Exames.

5 – Aprendendo a Aprender. Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e Qualquer Outra Matéria

Este livro da autora e também professora de um curso com mesmo título, Barbara Oakley, explica como aprendermos melhor, apresenta técnicas para otimizar rotinas de estudo e ajuda a enfrentar as dificuldades que qualquer concurseiro possui. É um livro útil para estudantes, vestibulandos, concurseiros e professores.

Apesar do título do livro — matemática e ciências — apresenta técnicas que podem ser utilizadas tranquilamente nas mais diversas disciplinas do conhecimento, incluindo as matérias para provas dos concursos públicos.

6 – Superação Pessoal: Como Vencer O Medo, Deixar de Procrastinar E Se Tornar Uma Pessoa de Ação

O autor Steve Allen é direto e prático em suas dicas, além de usar uma linguagem muito simples que facilita e agiliza a leitura. O objetivo principal do livro, é ensinar a conhecer e mudar hábitos ruins, adquirir bons hábitos e otimizar o tempo para ter uma vida plena. Desejos de todos os concurseiros, concorda?!

Outras oportunidades:

Livros de matérias básicas para concursos públicos

7 – Meu Primeiro Concurso

Este livro foi elaborado pelos autores Nathalia Masson, Luciane Sartori, Luís Gustavo Bezerra de Menezes, Paulo Henrique Maciel de Queiroz e Carlos Viana. O livro apresenta o conteúdo básico de concursos de nível médio, de forma resumida com as matérias básicas (Direito Administrativo, Direito Constitucional, Matemática, Português, Raciocínio Lógico etc).

Tem muitas questões de concursos públicos para treinar e pode ser utilizado como material de apoio na sua rotina de estudos para os exames.

8 – Raciocínio lógico matemático: fundamentos e métodos práticos (2016)

Ótimo livro do professor Josimar Padilha para estudar Lógica para concursos públicos. O livro está repleto de exercícios que irão te ajudar a se preparar muito bem para o dia do exame.

9 – Coleção descomplicando – Raciocínio Lógico

Se você procura um livro de lógica para concursos públicos, mas não está disposto a ler um livro muito extenso, este é um bom livro para começar. O livro Coleção descomplicando – Raciocínio Lógico do  autor Jairo T. Pereira Junior, possui uma linguagem simples, clara e apresenta um método simplificado e eficaz para quem vai prestar concursos públicos com dicas de como resolver questões de lógica que muitos concurseiros têm dificuldade.

10 – A Moderna Gramática da Língua Portuguesa

Este livro de gramática do professor prof. Evanildo Bechara e também representante da Academia Brasileira de Letras no novo Acordo Ortográfico, é um dos livros mais consultados entre os interessados no estudo da Língua Portuguesa. Esta edição revista e atualizada, apresenta um conteúdo completo para os estudantes e concurseiros.

11 – Gramática Metódica da Língua Portuguesa

Outro ótimo livro de gramática é este do autor Napoleão Mendes de Almeida – a Gramática Metódica da Língua Portuguesa. É indicado para quem deseja estudar o português formal, acadêmico, que é indispensável para quem vai fazer um exame porque é o que exigem em vestibulares ou concursos.

12 – Gramática comentada com interpretação de textos

Os autores Adriana Figueiredo e Fernando Figueiredo, apresentam os conteúdos mais frequentes nos concursos públicos, com exercícios de fixação e questões de provas sobre regras gramaticais e análise de textos.

13 – Gramática para concursos

O livro organizado por Marcelo Rosenthal (Editora Campus/Elsevier) possui mais de 1000 questões de concursos comentadas e muitas dicas para o candidato concurseiro, não ser surpreendido nas provas e se perder nas questões de gramática.

14 – Redação em construção

O livro de Agostinho Dias Carneiro (Editora Moderna), traz todos os conceitos necessários para você elaborar uma redação e como fazer a interpretação de textos, habilidades indispensáveis para os concurseiros.

15 – Ficou Fácil Gabaritar – Interpretação de Texto

O livro Ficou Fácil Gabaritar – Interpretação de Texto organizado por  Marcus Vinícius Knupp Barreto, tem uma leitura fácil, como compreender e interpretar textos, questões de concursos públicos comentadas, todos os conceitos gerais de linguagem e os diferentes tipos textuais e como interpretar cada um.

Gostou destas indicações de livros para você se preparar melhor para concursos públicos?

Confira também, outra lista com mais 10 indicações livros para concurseiros, que já fizemos aqui no Canal do Ensino.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo