Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 15 jogos educativos feitos com material reciclável

15 jogos educativos feitos com material reciclável

Olá,

A reciclagem é um assunto que deve ser tratado com as crianças, seja na escola ou em casa, é importante ensinar desde pequeno que não devemos desperdiçar materiais e que muita coisa pode ter outra utilidade. Existem muitos jogos educativos feitos com material reciclável, o melhor é que além de brincar, as crianças vão poder fazer o brinquedo e aprender ainda mais.

Os jogos educativos feitos com material reciclável são muitos e você também pode usar a criatividade para criar seus próprios jogos, mas não deixe de conferir esses 15 jogos que separamos aqui. 

Veja 15 jogos educativos feitos com material reciclável

Boliche de latas – Use latas para ser os pinos, pode ser latas de milho, por exemplo, depois é só pintar as latas e até fazer desenho nelas. Seu boliche já está pronto, é só usar uma bolinha pequena que pode ser feita até de jornal, mas precisa ser pesada para derrubar as latas. Para deixar o jogo mais educativo coloque número nas latas e peça para as crianças somarem o valor que ficou em pé ou que derrubaram.

Binóculo – Use dois rolos de papel higiênico e enfeite como desejar, para dar um espaço entre um rolo e outro você pode usar papel ou mesmo um outro rolo cortado. Esse jogo pode ser usado de diversas maneiras, basta usar a criatividade, pode pedir, por exemplo, para a criança ler a frase no quadro usando o binóculo de mentira.

Montando palavras – Para fazer esse jogo você vai precisar de tampinhas de refrigerante e caixa de ovo, cole letras em cada tampinha e depois recorte a caixa de ovo contendo 4 ou mais buracos. Depois do jogo pronto é só pedir para a criança montar palavras colocando as tampinhas no buraco.

Jogo da memória – Ele também pode ser feito com tampinhas e caixa de ovo, você vai colocar duas tampinhas iguais, como no jogo da memória e distribuir na caixa de ovo, com o desenho para baixo. Depois é só entregar para criança brincar e descobrir os pares.

Telefone sem fio – Use duas garrafas pet e um cordão, corte as garrafas ao meio e use apenas a parte de cima, passe uma fita na borda que foi cortada para a criança não machucar. Depois é só amarrar o cordão e brincar.

As cores – Use uma caixa de sapato, potes de iogurte e tampinhas, pinte as tampinhas de várias cores, as principais, mas pinte várias da mesma cor, depois fure a caixa de sapato e coloque os potes dentro. A criança precisa dividir as cores em cada pode, colocando todas os vermelhos em um pote, todos os amarelos em outra e assim por diante.

Jogo da argola – Para fazer mais um dos jogo educativos feitos com material reciclável você vai precisar de argolas, rolo de papel higiênico e papelão. Coloque um lado do rolo no papelão, ele deve ficar em pé, depois de colocar todos os rolos é só brincar de jogar as argolas nos rolos, faça a soma de quantos acertos para saber quem ganhou.

Jogo da memória com caixa de leite – Use a caixa de leite para fazer o jogo, é só colar as figuras na caixa, ela vai deixar o papel mais firme. Depois é só brincar.

Tabuleiro de damas – para fazer você precisa de uma placa de MDF quadrada para fazer o tabuleiro quadriculado e tampinhas. É só pintar metade dos quadros de uma cor e a metade em outra cor, para as peças basta pegar 12 tampinhas de garrafa PET de uma cor e 12 de outra.

Quebra-cabeça – Use palitos de picolé, junte os palitos e faça um desenho, depois é só misturar e dar para criança montar na ordem certa.

Outros jogos educativos

  • Jogo da velha com bandeja de isopor e tampinhas;
  • Forme palavras com tampinhas e letras em cada tampinha;
  • Jogo da memória com copos de plástico;
  • Relógio feito de tampinhas;
  • Jogo de matemática com pregador, coloque número nos pregadores e peça para a criança pregar onde tem a quantidade certa do número, ou a soma do número.

Existem muitos jogos e você pode deixar sua criatividade fluir nesse momento, só não deixe de trabalhar com as crianças sobre reciclagem, esse é um tema muito importante. Se tiver mais alguma dica de jogos educativos feitos com material reciclável não deixe de compartilhar conosco.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo