Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 15 formas de alfabetizar os alunos por meio do ditado

15 formas de alfabetizar os alunos por meio do ditado

Olá professores!

Pode parecer antiquado e ultrapassado, mas o ditado é uma ótima forma de alfabetizar crianças e adultos. Não importa a idade dos seus alunos, pode ter certeza que eles terão um grande avanço se você aplicar o ditado como uma forma de aprendizado. Por isso vamos te ajudar mostrando 15 formas de alfabetizar usando o ditado, dessa forma você pode variar e nada ficará cansativo.

O ditado nada mais é que o professor falando palavras ou textos e os alunos escrevendo, isso vai ajudar a pensar, raciocinar e aprender como escreve uma palavra. É uma forma de ensinar usada por muitos professores, principalmente entre os professores com mais tempo de trabalho. Se você é novo e começou nessa tarefa de alfabetizar agora precisa saber o quando o ditado ajuda as crianças.

1º forma – Essa é uma das formas mais tradicionais, o professor deve separar algumas palavras e ditar para a sala toda, nesse caso é bom colocar um tempo para os alunos escreverem e repetir a palavra no máximo três vezes.

2º forma – Um aluno dita para o outro, coloque os alunos em dupla e entregue uma cartela com algumas palavras para todos eles. A criança dita para a outra uma palavra e ela escreve, isso ajuda de várias formas, quem dita lê e aprende e quem escreve também aprende.

3º forma – Use slides com imagens, você vai mostrar as imagens e as crianças vão escrever o nome do que está aparecendo na tela.

4º forma – Com uma turma mais avançada, você pode ditar uma frase inteira, e lembre-se de repetir apenas 3 vezes. Mas fale a frase pausadamente.

5º formaDitado com ajuda. Nessa forma você pode fazer grupos de 3 ou 4 alunos e escolher um deles para ser o ajudante, esse aluno recebe uma cartela com as palavras que vão ser ditadas e pode ajudar os colegas no momento do ditado dando toques, mas nunca falando como escreve.

6º formaDitado do livro. Escolha um livro para as crianças lerem em casa, na aula seguinte faça um ditado com palavras que estão no livro.

7º formaDitado entre os alunos. Divida a sala em duas turmas, deixe as crianças escolherem palavras para ditar para o outro grupo, você pode premiar o grupo que todos ou mais alunos acertarem as palavras.

8º forma Ditado cantado, essa é uma ótima forma de alfabetização, você pode usar palavras encontradas em cantigas infantis e cantar depois com eles.

9º forma Ditado no telefone sem fio. A brincadeira do telefone sem fio você já conhece, mas nesse caso, o aluno além de falar para o outro qual foi a palavra, ele também deve escrever.

10º formaDitado do jornal, leve para a sala ou peça para os alunos notícias do jornal. Depois é só escolher algumas palavras e ditar para os alunos, no final peça que eles criem uma notícia usando 3 ou mais palavras que foram ditadas.

11º forma – Criando um texto. Essa é bem parecida com a do jornal, você pode ditar várias palavras e depois pedir para os alunos fazerem um texto com algumas palavras do ditado, pode ser feito na aula ou em casa.

12º forma – Ditando números. Essa é para os alunos aprenderem a escrever os numerais, você vai ditar os números e eles vão escrever, assim como o ditado comum.

13º forma Ditado no quadro, nesse ditado os alunos devem ir até o quadro escrever a palavra. Coloque em um saquinho os nomes dos alunos e no outro as palavras, sorteie o aluno e a palavra para ele escrever.

14º forma Ditado de palavras com coisas encontradas na sala. Nesse o professor pode falar as palavras de objetos e materiais que estão na sala.

15º formaDitado diferente. Nesse ditado o professor dita só as silabas iniciais como TA, MA, DE, JO, CADE, e a criança escolhe uma palavra para terminar de escrever como TAMANDUÁ, MAMADEIRA, DEDO e assim por diante.

É sempre interessante criar novas formas de educação, você que é professor sabe muito bem que não é nada fácil alfabetizar, por isso precisa encontrar formas de incentivar seus alunos. O ditado é uma ótima forma de alfabetizar, por isso não deixe de usar. E mostre também para outros professores essas dicas de como alfabetizar por meio do ditado.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo