Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 15 filmes sobre igualdade de gênero

15 filmes sobre igualdade de gênero

Olá, leitor!

Está cada vez mais comum, discussões relacionadas a igualdade de gênero e muitos outros assuntos que antes eram considerados tabus para a sociedade. Hoje é muito mais fácil encontrar mulheres que conheçam sobre o feminismo, entendam suas causas e ideologias, e passam a conversar mais sobre o assunto.

Como a arte retrata a vida essas questões estão ganhando também espaço nas telonas, e cada vez mais obras estão relacionadas a igualdade de gênero. A representatividade das mulheres também está, aos poucos, conquistando seu espaço na indústria cinematográfica.

Embora está questão ainda tenha muito a ser explorada, o universo cinematográfico tem trabalhado para levar mais informação ao público e acabar com o tabu. Confira alguns filmes para assistir, se quiser aumentar seus conhecimentos sobre a igualdade de gênero.

A primeira heroína a ganhar seu filme solo

filmes

Há um exemplo bem simples para que possamos entender como as mulheres estão sendo mais presentes nas obras de cinema, sem que sejam tratadas apenas como mocinhas, mas sejam as próprias heroínas na história.

Quem é fã de quadrinhos pode contar nos dedos, filmes em que a mulher tem um papel mais importante que o herói. Ou ela é salva ou aparece como um personagem secundário, importante na história, mas que poderia sair facilmente de cena e dar todo o crédito ao seu companheiro, sempre um homem. É ainda mais difícil escolher um longa-metragem que o roteiro conte a saga de uma heroína.

Quebrando esse padrão, a DC, responsável pela franquia de filmes como Batman e Superman, dará o devido destaque a uma personagem igualmente famosa aos já citados. Em 2017, o primeiro longa solo de uma heroína da companhia chegou as telonas – Mulher Maravilha.

Pode ser que a personagem ainda não quebre todos os paradigmas impostos por esse tipo de filmagem, mas já é um começo e um incentivo para que outras personagens do universo DC – e até mesmo da concorrente Marvel – comecem a ser o foco da companhia, ganhando mais destaque.

O Teste de Bechdel

Normalmente, os filmes retratam diálogos no universo feminino que sempre acabam direcionados a relacionamentos e homens. Um teste conhecido como Bechdel é utilizado para avaliar o quanto as obras cinematográficas tocam nestes assuntos e quem compõe os diálogos nos filmes.

Grandes clássicos do cinema já foram recusados na avaliação, que é simples e respondem apenas três perguntas: Há mais de duas mulheres no longa e elas possuem nomes? Elas conversam entre si? Os temas dos diálogos não são homens, seus relacionamentos ou interesses românticos?

Se a resposta para essas perguntas forem positivas, isso quer dizer que o filme está aprovado no teste, caso contrário, pode ser considerado machista.

Por que assistir um filme que fala sobre igualdade de gênero?

Na verdade, essa é uma questão que precisa ser discutida por homens e mulheres. O conhecimento leva a luz e é isso que você precisa ter em mente quando assistir um filme em que o roteiro permeia a igualdade entre os sexos e os direitos de cada um.

Este gênero de filme pode te despertar a vontade de conhecer mais sobre assuntos relacionados, te abrir os olhos para questões tão importantes para o nosso cotidiano que não são tão conhecidas e não fazem parte das rodas de conversa.

Vale a pena conhecer longas-metragens em que a mulher não é apenas alguém de sexo frágil, mas uma guerreira que luta por ser espaço na sociedade. É por isso também que listamos 15 filmes que você precisa assistir para melhorar seus conceitos sobre igualdade de gêneros.

O Sorriso de Mona Lisa

Lançado em 2003, o longa foi dirigido por Mike Newell, cujo o roteiro conta sobre um grupo de mulheres que estudavam em uma universidade nos Estados Unidos em meados dos anos 50.

Mesmo com uma capacidade brilhante e focadas nos estudos, seus horizontes caminhavam para se tornarem esposas perfeitas, o que era muito mais aceito a época do que mulheres no mercado de trabalho.

A história muda de foco quando uma professora de artes amplia as referências de suas alunas, desafiando-as sobre esta situação, de modo a fazer com que elas assumam seu protagonismo perante a sociedade daquela era.

As Sufragistas

Embora retrate um marco histórico que aconteceu há mais de cem anos, o drama reflete a questões atuais da sociedade e mudanças em caráter de urgência. Assim como no filme, vivemos em uma época em que a igualdade de salário, representatividade e respeito são as principais ideologias das mulheres.

Todo mundo sabe que muita gente teve que lutar pelo direito ao voto, inclusive aqui no Brasil também, mas as mulheres precisaram correr atrás deste direito ainda mais que os homens. Mesmo quando algumas regiões eram vitoriosas nessa questão, muitas vezes ela era dada apenas aos homens.

É nisso que o filme As Sufragistas se baseia, na luta feminina pelo direito ao voto trazendo toda a força da mulher para com suas ideologias. Este título fará você repensar em toda opinião que tem hoje sobre a igualdade de gênero, lhe dando uma perspectiva de como a sociedade diferencia homens de mulheres, até mesmo nos dias atuais.

Preciosa

Um dos principais apelos entre as causas feministas está na violência contra a mulher, que pode acontecer de diversas maneiras e muitas vezes é tratado como algo fútil por nossa sociedade.

Em Preciosa você irá conhecer a história de Claireece “Precious” Jones, uma jovem que foi abusada constantemente em sua infância, tanto pelo pai como por sua mãe. Os abusos iam desde investidas sexuais, que acarretaram em duas gravidez do próprio pai, como violência psicológica de ambos.

Além disso, a garota é reclusa, negra, acima do peso e analfabeta, tudo isso agravado pelo constante abuso que sofre em toda a sua vida. Os rumos de sua vida são mudados quando ela é enviada a uma escola alternativa, onde aprende a ler, por exemplo.

Valente

A princesa Merida, que tinha tudo para ser a protagonista de uma animação baseada em contos de fadas, toma outros rumos ao impor suas vontades. Ela se recusa a casar com um completo desconhecido, em um compromisso arranjado com aquele que fosse melhor em algumas tarefas, na qual ela é ainda melhor que os pretendentes.

O filme mostra que a jovem não tem vocação para seguir os costumes do reino, preferindo cavalgar e praticar tiro ao alvo, do que estar presa a uma série de regras de etiqueta.

É com toda sua força que Merida muda o rumo de sua própria vida e também os costumes da era medieval, pelo menos na animação de 2012. Ela pode escolher com quem quer casar, afinal, além de continuar a praticar esportes e se portar mais como ela é, e menos como uma princesa.

Frida

O maior nome da história artística do México é retratado neste filme. Frida Kahlo, mundialmente famosa, mostra uma mulher forte e que ia contra as regras da época. A começar por seu casamento, que era um relacionamento aberto, casos controversos com homens e mulheres, além de sua arte, que era belíssima.

A Cor Púrpura

Retrata a história de Celie, uma jovem violentada por seu próprio pai desde a infância, que torna-se mãe na adolescência. Ela é separada de seus filhos e doada a Mister, um homem que a trata como companheira e escrava.

Para fugir dessa situação, a protagonista passa a compartilhar seus sentimentos em cartas. O filme foi baseado no livro homônimo de Alice Walker.

XXY

É uma produção argentina que conta a história de uma adolescente intersex, que é isolada pelos pais em uma cidade pequena após seu nascimento. Seus traços são predominantemente femininos, mas a personagem possui genitais masculinos, que acabam gerando conflitos de identidade. O problema se agrava quando se interessa por um rapaz. A partir daí a adolescente busca por sua verdadeira identidade.

Tomboy

Laure, uma garota de 10 anos, muda-se com sua família a um novo bairro. Com o passar do tempo ela conhece novas crianças da vizinhança, onde dedica sua rotina a brincadeiras e descobertas. O único problema é que ela não se identifica como uma menina e sim um menino, assim sendo apresentada aos novos colegas como Michael.

No drama, é retratado a forma como os país da criança tentam lidar com essa situação complexa.

Minha Vida em Cor de Rosa

O caçula de uma família passa a assumir uma identidade feminina, fazendo com que seus país e irmãos oscilem entre negação e aceitação da situação em que se encontram.

Esse conflito é mais complexo a partir do momento em que o garoto começa a se maquiar e passa a vestir roupas femininas para uma festa de família, onde começa a questionar ainda mais sua identidade de gênero, criando uma ilusão de que, conforme for crescendo, irá se tornar uma mulher.

Contra a Corrente

Esse longa se destaca por uma questão bem simples – infidelidade. Mas não apenas isso. O personagem central está prestes a ser pai, com uma família bem estruturada até em tão. Ele acaba conhecendo um artista plástico com o qual inicia uma relação amorosa, passando a sustentar uma vida dupla.

A questão do filme é abordar a autoaceitação do personagem, que precisa superar os preconceitos da sociedade para sua condição e também seus próprios desencontros com o que está passando.

Hoje eu quero voltar sozinho

Este premiado filme brasileiro fala sobre o despertar da sexualidade, mas ganha destaque por dois fatos importantes que permeiam a história – Léo é um rapaz cego, que começa a gostar de Gabriel, um colega de escola que se torna seu grande amigo.

Você deve assistir esse longa porque ele retrata a temática da homossexualidade sem repressão, assim também conseguindo discutir sobre a homofobia.

Boys don’t cry

O longa foi baseado em fatos reais, retratando a história de Brandon Teena, um jovem que apresenta um corpo feminino, mas se sente mais confortável no gênero masculino. Ele muda para uma pequena cidade e passa a se apresentar como homem, não revelando ser um transexual.

Sua condição só é descoberta quando ele passa a se relacionar com uma garota, que gera ciúmes em outros rapazes da cidade. Teena acaba assassinado por um grupo de garotos.

Milk a voz da igualdade

Outro filme baseado em uma história real, a de Harvey Milk, um político e ativista gay, o primeiro a ser eleito a um cargo público na Califórnia, quebrando vários tabus. Um de seus primeiros atos políticos foi se opor a violência policial contra a comunidade LGBT.

Histórias Cruzadas

É sobre a luta de Eugenia Skeeter Phelan, que deu voz a mulheres negras vítimas de racismo nos Estados Unidos. Ela decide escrever um livro que aborda a perspectiva de empregadas negras trabalhando para a elite branca, principalmente como babás.

Terra Fria

Aimes protagonizou um marco para a história americana em questões de gênero. Ela sofria assédio em seu local de trabalho, uma mineradora de ferro onde o quadro de funcionários era composto principalmente por homens.

Como não obteve suporte da empresa, ela entrou com uma ação judicial, a primeira do país por assédio sexual coletivo, que iniciou diversas outras ideologias feministas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo