Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » 15 editores de áudio gratuitos que você deveria conhecer

15 editores de áudio gratuitos que você deveria conhecer

Olá pessoal!

Você curte criar ou editar músicas? Está precisando cortar um trecho de um determinado áudio? Então anote estas dicas.

São aplicativos para editar áudio no Windows que oferecem ao menos uma alternativa eficiente para você resolver esse tipo de problema ou melhorar sua experiência durante o processo. E o melhor é que você não precisa gastar para ter ferramentas de edição qualificadas, já que muitos desses programas são gratuitos.

Olha só esta lista de aplicativos grátis para editar áudio no Windows:

1- Audacity

Editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, você edita suas músicas, podendo aplicar cortes, copiar e colar recursos, mixar faixas e aplicar efeitos na gravação. Gratuito.

2- EXPStudio Audio Editor Free

Com esse programa você pode editar arquivos de áudio numa prática janela com a onda sonora e efeitos de zoom. Grave novos arquivos a partir de um microfone ou qualquer outro dispositivo de entrada para editá-lo visualmente com recursos de cortar, copiar, deletar silêncio, colar do arquivo e mixar. Interface limpa e organizado e grande variedade de efeitos. Gratuito.

3- Free Audio Editor

Software simples com os recursos mais usados e a possibilidade de extrair o áudio de um vídeo. Gratuito.

4- Free Studio Manager

Pacotão gratuito com mais de 40 aplicativos essenciais para converter e editar arquivos de áudio e vídeo. Com ele, você faz de tudo, desde baixar vídeos do YouTube até converter imagens para 3D. Dessa forma, você tem tudo o que precisa em uma única solução e não tem necessidade de executar vários aplicativos ou instalar programas que vai usar apenas uma vez. Gratuito.

5- Dj Audio Editor

É um programa que possibilita uma interface para edição de áudio. Com ele você pode fazer cortes nas faixas, trocar um trecho de lugar, copiar a mesma parte em locais diferentes e inserir vários efeitos, como “Chorus”, “Reverb”, “Vibrato”, “Delay” etc. Assuma seu lado DJ! Gratuito.

6- Music Editor Free

É um editor de áudio totalmente gratuito que oferece uma série de recursos para quem procura um jeito fácil de editar e produzir músicas com qualidade, sem precisar utilizar nenhum tipo de equipamento especial. A interface é bastante simples, possibilitando acesso fácil a todas os 18 efeitos disponíveis. Gratuito.

7- mp3DirectCut

Um programa gratuito para editar arquivos de música e criar ringtones personalizados. Com ele, você consegue facilmente recortar trechos específicos de músicas para criar toques para seu celular. Gratuito.

8- Wavosaur

Editor gratuito de áudio com o qual você pode editar, processar e gravar sons, salvando-os nos formatos MP3 e WAV. Pode ser usado em diferentes versões do Windows (98, XP, Vista, 7 e 8), não requer instalação e não altera nenhum tipo de informação do registro do Windows. Portanto, você pode mantê-lo em um pendrive ou disco removível, a fim de carregá-lo onde quiser. Gratuito.

9- MPTrim

Editor de arquivos no formato MP3 capaz de remover silêncio ou outras partes indesejadas de seus arquivos de áudio nessa extensão. Este programa ainda é capaz de limpar arquivos MP3 para que ocupem menos espaço em disco, mantendo a qualidade dos arquivos intacta, não importando quantas vezes o áudio for processado. Gratuito.

10- Wave Editor Free

Com este editor, você pode criar diversas versões de músicas (autorais ou não), para que elas se adaptem às suas necessidades. Ele permite a você recortar partes importantes, copiar e colar repetições, deletar excertos que estão “sobrando” e muito mais. Você ainda pode exportar o resultado para diversos formatos. Gratuito.

11- Sony Sound Forge Pro

Considerado um dos mais poderosos programas para edição de áudio, é um aplicativo eficiente que permite aos usuários gravar sons, mixar canais, adicionar efeitos e masterizar faixas de até 32 canais de áudio. Além de trazer uma grande quantidade de efeitos, o programa ainda traz perfis pré-ajustados para facilitar o trabalho do usuário, e ainda desde os efeitos mais simples como flange (distorção), pitch (afinação) e eco até os mais robustos como wave hammer. Teste gratuito por 30 dias, depois é pago.

12 – Adobe Audition

Está entre os melhores editores de áudio do mundo; é uma ferramenta repleta de recursos poderosos para edição e tratamento de áudio. Ganhou uma nova versão e está integrado com o editor de vídeos Premiere. Assim, é possível modificar a trilha sonora ou a narração de um vídeo que você está criando diretamente no Audition, sem perder nada em qualidade e eficácia. Teste gratuito por 30 dias, depois é pago.

13 – Fruity Loops Studio

Software versátil com inúmeras ferramentas e design facilitado. Através das ferramentas virtuais você também poderá ser um produtor musical. Permite que o usuário crie músicas de qualquer tipo, mas não vem configurado para todos os ritmos. Os amantes e produtores de música eletrônica certamente irão encontrar uma facilidade maior ao utilizar o programa, porque ele já vem com “templates” (modelos) de instrumentos pré-configurados para estes ritmos. Para quem vai trabalhar com outros ritmos, não existem templates, mas é só escolher os instrumentos e adicionar ao seu projeto para começar o trabalho. Teste gratuito, depois é pago.

14 – MP3Gain

MP3Gain é um aplicativo que pode salvar seus tímpanos, pois com ele é possível deixar todos os seus arquivos em MP3 com o mesmo volume. Muitas vezes as músicas são gravadas em níveis de volume diferentes e que, consequentemente, acabam sendo reproduzidos de forma desigual nos MP3 Players. Indispensável para quem sempre baixa músicas através de programas de compartilhamento de arquivos como o Limeware, por exemplo. Gratuito.

15 – Slice Audio File Splitter

Software perfeito para retirar trechos de músicas ou dividir uma faixa em várias outras com apenas alguns cliques de mouse. Ele é capaz de cortar arquivos de MP3 em vários outros por número de arquivos ou duração, criando novas faixas em poucos minutos. Foi desenvolvido para ser intuitivo e fácil de usar, com um tamanho de instalação muito leve que inclui também outros aplicativos, tais como: ripador, gravador de áudio, gravador de CDs, conversor e um editor de áudio. Gratuito.

Bom trabalho e bom divertimento!

comentários (6)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo