Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » 15 dicas para melhorar o estresse e a ansiedade

15 dicas para melhorar o estresse e a ansiedade

Olá, leitores!

Nos dias de hoje, onde somos forçados a realizar tarefas e viver o tempo todo agitado, quase não dá para evitar o estresse e controlar a ansiedade, principalmente nos períodos de Enem e vestibulares. O mundo moderno nos tornou ajustáveis a essa rotina avançada e rápida de trabalho e estudo, mas existem várias formas de relaxar depois de um dia longo e cansativo:

  1. Elimine obrigações desnecessárias

    A vida já é cheia de obrigações e procuramos mais coisas para fazer. A dica é: faça uma lista e veja quanto estresse produzem e compare com o valor ou prazer que você tira de cada uma. Elimine aquelas que lhe proporcionam mais mal do que bem.

  2. Evite a procrastinação

    Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Quando os afazeres se acumulam, tendemos ao estresse. Desenvolva o hábito de fazer as atividades no mesmo instante.

  3. Ambiente zen

    Trabalhar ou estudar em ambiente desorganizado, sujo e caótico, além de causar distração e desconforto, causa estresse e aumenta a ansiedade. Reserve um tempo para se organizar, encontrar as coisas que precisamos e habitar um espaço não caótico, faz com que nos sentimos bem.

  4. Atraso

    Evite correr, acostume-se a chegar cedo. Cronometre melhor o seu tempo e faça um esforço para se arrumar antes. Chegando com 10 minutos de antecedência já é o suficiente para evitar o estresse e a correria.

  5. Exercer múltiplas tarefas

    Pode parecer produtivo, mas nos torna mais lentos na medida em que não conseguimos nos concentrar por completo em uma única tarefa e concluí-la. Faça uma coisa de cada vez.

  6. Evite pessoas difíceis

    Elime os “suga-energias”. Identifique quem são suas maiores fontes de estresse, que sempre te confrontam ou que deixam sua vida mais exaustiva.

  7. Simplifique

    Torne as tarefas diárias e suas obrigações mais simples e devagar. Saboreie a comida, desfrute de boas companhias, contemple a natureza e aprecie a vida ao ar livre, por exemplo.

  8. Liberte a agenda

    Crie mais tempo livre, não é preciso agendar e programar cada minuto da sua vida. Evite reuniões ou agrupar tarefas em um curto espaço de tempo. Reserve mais tempo pra você.

  9. Relaxe

    Ao longo do dia, realizando tarefas, estudando ou trabalhando, faça pequenas pausas. Durante alguns minutos, pare, faça uma massagem, estique braços e pernas, levante-se e caminhe, beba água, converse com alguém. A vida não se resume apenas a produtividade.

  10. Pratique exercícios físicos

    Além de aliviar o estresse, ajuda a controlar a ansiedade. Esse tempo sozinho lhe proporciona qualidade de vida e relaxamento.

  11. Alimente-se bem

    Alimentação saudável e equilibrada além de manter a forma, alivia o estresse e a ansiedade. Comer coisas saudáveis mantém nossa mente saudável e evita um corpo exausto.

  12. Chá verde

    Evite o café que te mantem acordado por longo tempo e consequentemente te ajuda a trabalhar e estudar por mais tempo. O chá verde contém antioxidantes que ajudam a reduzir níveis de estresse na mente pois contém teanina, que atua como calmante e relaxante no nosso sistema nervoso.

  13. Sorria, se distraia

    Quando estiver na difícil tarefa de controlar ansiedade ou estresse, tente ler um livro, ou algo na internet que te faça rir um pouco. O riso ajuda a reduzir o hormônio cortisol, responsável pelo estresse. Melhore o humor e tenha uma vida saudável.

  14. Escreva

    No final do dia, escreva em um caderno ou diário suas emoções ou o que aconteceu durante o dia. Use a escrita para controlar e pensar no seu dia. Reflita com clareza e veja como poderia ter mudado algo no seu dia que não lhe agradou.

  15. Ouça música

    A música é sempre um ótimo remédio. Escolha músicas que lhe dão prazer e te relaxem. Ouvir música clássica controla a ansiedade e o estresse. Melodias calmas tem efeito drástico no nosso organismo.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo