Você está aqui:Home » Dicas » 15 dicas para mandar bem na entrevista de emprego online

15 dicas para mandar bem na entrevista de emprego online

Olá, leitor!

Nos dias de hoje, vivemos com a tecnologia nos auxiliando em tudo. Na era da informação é possível conseguir falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo sem muitas dificuldades. Isso não é diferente no ambiente profissional, que já até tem entrevistas de emprego online.

Muitas empresas, principalmente as que procuram funcionários em outros países, usam ferramentas online para ajudar na entrevista de emprego. Caso tenha que passar por uma entrevista dessas, existem algumas dicas fundamentais para mandar bem no dia. Acompanhe com a gente.

Antes da entrevista de emprego online

entrevista-de-emprego-online

Confira o que deve ser feito no dia anterior à entrevista de emprego online.

1 – Escolha o melhor equipamento para ser utilizado

Se você tem a sorte de ter vários dispositivos (como um computador, um tablet ou um smartphone), escolha aquele que te deixe mais confortável, e com a tecnologia mais confiável.

Caso não tenha nenhum dispositivo de confiança, pode ser interessante considerar o investimento em um ou então emprestar de algum conhecido.

2 – Selecione o local adequado para a entrevista

O local ideal para a realização de sua entrevista, deve ser um local isolado onde, se veja livre de distrações ou do risco de alguém entrar no quadro da câmera sem ser solicitado, além de ser possível controlar a iluminação e exibir um fundo genérico.

O cenário ideal para uma entrevista de emprego online, é um ambiente bem arrumado, com boa iluminação , mas não forte e uma parede branca e sem muitos detalhes.

Também é necessário espaço suficiente da câmera, de preferência para ser visto da cintura para cima e não apenas o rosto.

3 – Teste toda a tecnologia a ser usada

  • Teste a conexão
  • Teste a câmera
  • Teste a iluminação
  • Teste o som
  • Teste o programa de vídeo e troca de mensagens
  • Tenha certeza de que você sabe como funciona cada recurso do programa de mensagens (geralmente o Skype), e como corrigir possíveis erros.

4 РFa̤a pelo menos uma entrevista de ensaio

Assim como deve ser feito em entrevistas ao vivo, também é interessante marcar com um amigo para ensaiar a sua entrevista de emprego online.

Utilize esta oportunidade, para testar todas as suas habilidades e a sua familiaridade com os programas que serão usados durante a entrevista. Se possível, tente gravar a entrevista para revisar e analisar se há algo errado que precisa ser corrigido.

Caso não seja possível gravar, peça um feedback bem minucioso para quem te ajudou com a entrevista de teste.

5 – Se prepare para possíveis problemas

Crie um plano B caso algo dê errado no dia da entrevista. Faça uma lista do que pode dar errado (como a conexão, problemas com o microfone, etc), e crie soluções rápidas para cada problema.

6 – Faça todas as preparações necessárias para uma entrevista formal

Só porque a entrevista é online, não deixe de se preparar como se fosse para uma entrevista tradicional. Faça pesquisas sobre o empregador, prepare respostas para perguntas comuns em entrevistas, formule algumas perguntas que deseja fazer e escolha a melhor roupa profissional para a entrevista. (Lembrando que usar apenas a parte de cima da roupa não vale! Não é porque será visto apenas da cintura para cima que é permitido não usar calças).

No dia da entrevista de emprego online

Confira como mandar bem no dia da entrevista de emprego online.

7 – Teste todo o equipamento antes da entrevista

Faça um teste com tudo o que será usado durante a entrevista. O teste deve ser feito pelo menos uma hora antes da entrevista online. Teste o programa, o microfone e até mesmo a conexão com a internet.

8 – Vista-se profissionalmente

Você já escolheu a roupa que deve usar, como sugerimos na acima. Agora está na hora de vesti-la e se arrumar para a ocasião. E novamente lembrando, nada de usar apenas a parte de cima da roupa. Como se vestir para uma entrevista de emprego.

9 РDesligue todas as distra̵̤es antes da entrevista

Lembre-se de desligar tudo o que pode te prejudicar durante a entrevista. Isso inclui o celular, televisão, tablets, programas no computador, e até mesmo notificações das redes sociais.

10 – Lembre-se de regras básicas de entrevista

Mesmo sendo uma entrevista de emprego online, tente fazer contato com a tela. Não pareça distraído, olhando para qualquer lado, principalmente para baixo.

Também é bom ressaltar, a importância em manter a postura correta. Usar gestos de mão para se comunicar também pode ser interessante, mas sem exageros. O ideal é não ficar parecido com uma estátua, mas também não parecer um boneco de posto.

11 РOlhe diretamente para a c̢mera

Olhe no monitor sempre que o entrevistador estiver falando com você, assim você pode analisar o que ele está te dizendo e quais os sinais está transmitindo. Mas na hora de falar, olhe diretamente para a câmera, como se olhasse nos olhos da outra pessoa.

12 – Tenha uma conversa comum

Durante uma entrevista de emprego, online ou não, tente não parecer estar anunciando algo como um radialista. Fale normal, como se estivesse conversando com outra pessoa no dia a dia.

13 – Caso necessário, use alguns lembretes

Diferente de uma entrevista tradicional, é possível ter alguns lembretes e colas para a sua entrevista. Caso esteja com dificuldade em se lembrar de alguma informação ou acha que há uma palavra difícil de pronunciar, não se intimide, use lembretes em locais visíveis. Apenas certifique-se que os lembretes não aparecem no enquadro câmera.

14 – Espere um segundo antes de responder a qualquer pergunta

A realidade da internet brasileira não é das melhores. Muitas vezes podemos ter uma conexão ruim de forma inesperada. Dependendo da distância entre as pessoas conversando, é quase certo algum atraso na conversa.

Portanto, sempre que o entrevistador fizer uma pergunta, acene com a cabeça, mas espere um segundo antes de responder. Assim você tem a certeza de que ele não vai falar mais nada e que você não vai atropelar a fala do entrevistador.

>> Conheça o Bom Emprego Box

Após a Entrevista

Após a entrevista é preciso seguir duas dicas importantes para se obter um melhor resultado:

  • Escreva uma nota de agradecimento. Assim como com qualquer outra situação de procura por trabalho, acompanhe sua entrevista com uma nota de agradecimento ao entrevistador.
  • Acompanhe o progresso. O processo de contratação é longo, muito provavelmente com várias rodadas de entrevistas, então você precisará ser paciente – mas isso não significa que não pode perguntar sobre como anda o processo. Isso demonstra interesse na vaga.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo