Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 15 dicas para estudar nas férias

15 dicas para estudar nas férias

Olá,

Sabemos que as férias é época de descansar, mas é sempre bom dar uma olhada na matéria que estudou o último ano e o que vai aprender no próximo ano letivo. Além disso, chega uma época das férias que você já está doido para fazer alguma coisa e voltar a estudar, por isso vamos dar aqui 15 dicas para estudar nas férias e ficar motivado.

Com as dicas que vamos dar aqui você não vai ficar cansado de estudar e vai poder aproveitar suas férias da forma que quiser também, então não dê bobeira e anote as 15 dicas para estudar nas férias.

1 – Arrumando os cadernos - Sabe aquela hora de organizar suas coisas, ver o que pode jogar fora e o que quer guardar? Essa é uma boa hora para começar a estudar, você vai poder dar uma revisada no que viu no último ano, provavelmente algumas coisas que esqueceu e dar uma lida é sempre interessante.

2 – Divida seu tempo - Férias não é época de estudar, sabemos disso, mas você pode separar uma hora do seu dica para estudar, dividir o tempo para não comprometer os dois lados é o ideal. Assim você vai poder se divertir e também estudar um pouco, essa é uma dica válida para quem deseja fazer vestibular no fim no ano.  

3 – A leitura – Ler também é uma forma de estudar, quando você lê acaba conhecendo palavras novas e aprende a escrever melhor e claro, falar. Então aproveite suas férias para ler bons livros, escolha alguns que estavam esquecidos no armário, tire a poeira deles e volte a ler.

4 – Descanse nos primeiros dias - Muitas vezes o ano letivo é bem pesado e por isso você não quer ver nem uma caneta em sua frente, nesse caso nossa dica para estudar nas férias é descansar os primeiros dias. Se viajar, não leve nada para estudar, descanse, depois você vai estar mais aberto para pensar em estudar e pegar em livros.

5 – Organize seu tempo – Passar as férias inteira acordando super tarde, assistindo TV e jogando vídeo game pode parecer muito prazeroso, mas com o tempo cansa. Por isso organize seu tempo e estabeleça horários certos para pegar firme nos estudos, você pode estudar pela manhã e depois relaxar na parte da tarde. Veja o momento que seu rendimento para estudar é melhor.

6 – Durma bem - Férias é época de descanso, já falamos isso, por isso você não precisa acordar super cedo para estudar, escolha um horário para acordar. É importante priorizar o sono e recuperar o sono perdido.

7 – Leia não só livros – Já falamos de livros, mas é interessante ler outras coisas também, como revistas, gibis e outros, faça da leitura um divertimento, ela não é obrigatória e você pode relaxar e ler o que interessa.

8 – Desligue o celular um pouco – Muitas vezes o celular ocupa muito tempo, mesmo que esteja de férias, é bom se desligar um pouco, você não precisa ficar o tempo todo com ele na mão. Se não quiser desligar, deixe pelo menos em um lugar longe de você, pelo menos por 3 ou 4 horas.

9 – Estude as matérias mais difíceis - Se você tem dificuldade nas matérias que envolvem cálculo não deixe de revisar e estudar essas matérias, é importante voltar com tudo na ponta da língua.

10 – Não estude demais – As férias é um momento de descanso, se você aumentar a carga de estudo pode voltar mais cansado, por isso estude, mas não exagere, pegue mais leve para conseguir repor as energias.

11 – Assista filmes - Assistir filmes é sempre legal, não deixe de ver aqueles filmes clássicos, e claro, os filmes que contam histórias verídicas, eles ajudam muito no estudo também.

12 – Não estude por horas seguidas – Por mais que você sinta a necessidade de estudar é importante dar pausas, você vai ter o dia todo livre, não precisa estudar por horas seguidas.

13 – Escreva - Escrever sobre suas férias é uma ótima forma de praticar sua redação, é interessante até criar um diário para contar o que está acontecendo com você.

14 – Leia jornais - Estar antenado com o que acontece no mundo é muito importante, isso vai ajudar também na hora de fazer a prova de vestibular, por isso não esqueça de ler e assistir jornais.

15 – Pratique atividade física – Praticar atividade física é importante em qualquer época, ela vai ajudar a dar mais energia e se sentir melhor para estudar.

Agora é só colocar em prática as dicas para estudar nas férias.

Boas férias e bom estudo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo