Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 15 aplicativos para aprender a ler

15 aplicativos para aprender a ler

Olá, leitor!

Aprender a ler é um passo importante. É emocionante para a criança, que descobre novas palavras e histórias, e também para os pais, que veem os filhos crescerem no mundo das letras e números.

Na era da tecnologia, há muitas ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados na alfabetização infantil. Por isso, acaba sendo difícil escolher os mais simples e divertidos.

Pensando nisso, selecionamos aplicativos que auxiliam as crianças a aprenderem a ler. Alguns podem envolver os pais, isto é, precisam da intervenção de um adulto. Já outros permitem que as crianças brinquem e aprendam sozinhas. Confira a seguir 15 aplicativos que podem ajudar na alfabetização.

15 aplicativos para as crianças aprenderem a ler

Aplicativos para aprender a ler grátis

Fonte: Reprodução

1. Ler e Contar

O aplicativo Ler e Contar é gratuito e indicado para crianças de até 8 anos. Com esta ferramenta, o pequeno irá aprender a falar e escrever as letras, as sílabas simples, os números de 0 a 100, as operações de soma e subtração, o alfabeto em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e o nome de animais, cores e instrumentos musicais. Está disponível para Android, IOS e WP.

2. Escrever o alfabeto

Escrever o alfabeto é grátis e recomendado para crianças entre 6 e 12 anos. O aplicativo ensina a traçar cada letra do alfabeto de forma interativa e está disponível para Android.

3. Alfabeto em Português Brasil

Alfabeto em Português Brasil é gratuito e indicado para crianças de até 5 anos. A ferramenta ajuda a relacionar palavras, imagens, cores e sons e a traçar letras e números. Disponível para Android.

4. Formar Palavras – Alfabetização

Formar Palavras – Alfabetização é indicado para crianças de até 8 anos. O aplicativo é gratuito e ensina a formar palavras, utilizando temas como animais, natureza, objetos e comidas. Está disponível para Android.

5. Jogos Educativos – Soletrar

Jogos Educativos – Soletrar é recomendado para crianças de até 8 anos. A ferramenta é gratuita, mas também há a versão Premium. O aplicativo aborda leitura, escrita, criatividade e uso da linguagem, por meio de imagens e jogos interativos com diferentes categorias, como comidas, animais, profissões, esportes e números. Disponível para Android.

6. Tomate – Aprender a ler e escrever

Tomate – Aprender a ler e escrever é grátis e indicado para crianças entre 6 e 8 anos. O aplicativo ensina o alfabeto, as sílabas e a formação de palavras. Está disponível para Android e não contém anúncios.

7. Jogos Cérebro Crianças

O Jogos Cérebro Crianças é recomendado para crianças de até 10 anos. O aplicativo é gratuito, mas há  também a versão Premium. A ferramenta traz jogos que trabalham a alfabetização e as habilidades cognitivas. Está disponível para Android.

8. Sílabas

Sílabas é indicado para crianças de até 8 anos. A ferramenta é gratuita, mas também existe  a versão Premium. Com este aplicativo, os pequenos aprendem a associar palavras, sons e imagens, por meio de jogos interativos. Está disponível para Android.

9. Aprenda a ler com Sílabas

Aprenda a ler com Sílabas é um aplicativo gratuito para crianças entre 6 e 12 anos. A ferramenta também existe na versão Premium e ensina a associar as palavras por meio de jogos que trabalham com sílabas. Disponível para Android.

10. Letra a Letra – Soletrar

O aplicativo Letra a Letra – Soletrar é indicado para crianças de até 8 anos e também para crianças autistas. O programa é gratuito e ajuda a soletrar, ler, escrever e evitar erros de ortografia. Está disponível para Android.

11. Primeiras Palavras para Crianças

Primeiras Palavras para Crianças é gratuito e indicado para crianças de até 8 anos. A ferramenta ensina a soletrar, ler e escrever palavras relacionadas a temas como animais, vegetais, cores, transportes, partes do corpo, números, vestuário, instrumentos musicais, família, brinquedos e profissões. Disponível para Android.

12. ABC nas caixas! ABC jogos educativos para crianças

O aplicativo ABC nas caixas! ABC jogos educativos para crianças é recomendado para crianças de até 8 anos. As primeiras fases dos jogos são gratuitas, mas também há a versão Premium. Com este programa, os pequenos aprendem o alfabeto e aumentam seu vocabulário por meio de jogos interativos. Está disponível para Android.

13. ABC do Bita

O ABC do Bita é gratuito e indicado para crianças de até 5 anos. O aplicativo ensina o alfabeto utilizando personagens, jogos interativos e músicas educativas. Disponível para Android e IOS.

14. iPortuguês (Ferramenta Paga)

O aplicativo iPortuguês é recomendado para crianças de até 8 anos e ajuda os pequenos a lerem e interagirem com sons e imagens relacionados a diferentes temas. O aplicativo iPortuguês não é gratuito, custando U$D 0,99 para iPhone e U$D 1,99 para iPad na App Store.

15. Aprenda Português grátis para iniciantes: crianças e adultos

Apesar do aplicativo Aprenda Português grátis para iniciantes: crianças e adultos ser indicado para estudantes de idiomas, ele também pode ajudar quem está aprendendo a ler. Há jogos e atividades que abordam letras, números, cores, verbos e temas como comidas, animais e roupas. Além desses exercícios, há imagens e áudios que ensinam mais de 500 palavras.

E então, você gostou das nossas sugestões? Tem alguma outra dica? Compartilhe aqui nos comentários!

Bons estudos e até mais!

Para saber mais sobre o aprendizado da leitura e da escrita, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo