Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 14 livros para escrever melhor que você deveria ler

14 livros para escrever melhor que você deveria ler

Olá, leitor!

Muitos diriam que escrever é um dom ou sorte. Mas não é apenas facilidade. Todas as pessoas que estão dispostas podem aprender a escrever melhor. É um hábito, um exercício diário. E para quem procura melhorar a sua escrita precisa saber que algo é fundamental: ler!

Porém, o que ler? Toda a leitura é bem-vinda. Desde os seus livros favoritos, revistas, ler conteúdo na internet, entre outros. Só que alguns livros podem auxiliar ainda mais neste processo de escrita.

Por isso, selecionamos 14 livros para escrever melhor. Alguns apresentam técnicas de produção de texto, outros são mais inspiradores. Confira abaixo.

Lista dos livros para escrever melhor!

14-livros-para-escrever-melhor-que-voce-deveria-ler_Prancheta 1

1 – A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto

Quem é profissional da escrita precisa ter este livro em sua estante. Ele é voltado para jornalistas, redatores, profissionais da escrita, mas também para todos os que desejam aprimorar a sua escrita. Escrito por Dad Squarisi e Arlete Salvador, a leitura é agradável e os autores mostram como é possível escrever de forma correta e elegante.

2 – Escrever melhor: Guia para passar os textos a limpo

Este guia é voltado para todos os profissionais que escrevem frequentemente e que desejam aperfeiçoar a escrita de forma clara e objetiva, e deixar a leitura do texto mais prazerosa.  O livro escrito por Dad Squarisi e Arlete Salvador consegue trazer as informações necessárias para este processo.

3 – Para escrever bem

Escrito pelas autoras Maria Elena Ortiz Assumpção e Maria Otilia Bocchini, é um livro bem indicado para cursos voltados à escrita. Nele, as escritoras apontam como é possível fazer construções menos ou mais fáceis, sem cair no erro ou no clichê. O livro é indicado para jornalistas, redatores, estudantes e todas as pessoas que precisam escrever bons textos.

4 – Da fala para a escrita

É escrito por Luiz Antônio Marcuschi e o foco do livro é sobre fala, a escrita e os processos de retextualização que podem levar de uma à outra. O livro é fácil de ler e sem enrolação.

5 РO Portugu̻s do Dia a dia

Como Falar e Escrever Melhor: livro escrito por Sérgio Nogueira Duarte da Silva é voltado para aquelas pessoas que querem aperfeiçoar a escrita e também os que não querem mais cometer erros grotescos ao escrever. O livro é útil, e prático de ser usado no dia a dia. Nele, você pode consultar dúvidas sobre a escrita de palavras.

6 – Desvendando os segredos do texto

Este livro escrito pelo linguista brasileiro Ingedore Grunfeld Villaça Koch já é mais voltado para a questão da linguagem. Específico para a produção e compreensão de textos. Afinal, não adianta apenas escrever bonito se não se consegue compreender o que o texto deseja passar ao leitor. É preciso compreender bem as técnicas, para que no final a escrita seja a melhor possível.

7 РComunica̤̣o em prosa moderna

Neste livro, Othon Moacir Garcia auxilia na interpretação de textos. Assim, fica mais fácil ler outros textos e compreender. Para quem estuda para concurso e vestibular este livro pode auxiliar na preparação para as provas.

8 – É possível facilitar a leitura?

As autoras Lucia Fulgencio e Yara Liberato escreveram um guia com ótimas dicas para escrever melhor no seu dia a dia. Não apenas para os profissionais da escrita, mas todos que diariamente se deparam em escrever algum texto e sentem dificuldade.

9 – Prática de texto para estudantes universitários

Essa obra escrita pelo linguista brasileiro Carlos Alberto Faraco é mais voltada para os estudantes universitários de diversos cursos que sabem que é preciso escrever muito bem em determinas atividades em sala de aula e que a escrita conta na hora da avaliação. Todo o universitário deveria ter este livro em sua estante!

10 – Ler, pensar e escrever

Escrito por Gabriel Perissé, a obra apresenta dicas incríveis para conseguir usar estes três atos de forma clara e sábia. Afinal, quando se lê, se tem mais ideias, e com mais ideias é possível escrever melhor. O autor deixa claro que não há receitas, conselhos infalíveis ou macetes descartáveis. É uma prática diária.

11 – Oficina de Escritores

O autor Stephen Koch que tem certificado no programa de pós-graduação em redação criativa da Columbia University sabe o que escreveu, pois ele tem muita prática na escrita. No livro, Koch trás momentos de sabedoria, orientação e comentários inspiradores a respeito de alguns de nossos maiores escritores.

12 РPara falar e escrever melhor o portugu̻s

No livro Adriano da Gama Kury traz dicas de escrita bem interessantes, inclusive algumas que acabamos deixando de lado na hora de escrever. Por exemplo, sistematizar didaticamente a acentuação, o emprego de maiúsculas, a regência e a concordância, além de outros temas, “sem esquecer a cabulosa crase”!

13 – Tirando De Letra: Orientações Simples E Práticas Para Escrever Bem

Escrito pelos autores Wilma Moura e Chico Moura a obra traz ferramentas básicas para que o leitor tenha segurança para escrever de maneira simples e correta. Que caminhos seguir, o que evitar, como pontuar bem, quais recursos mobilizar, como revisar.

14 – Falar Bem, Escrever Melhor  

A obra de Sandra Duarte Tavares oferece conselhos úteis e exemplos claros para um uso mais eficaz do Português. Ele é destinado a todas as pessoas que desejam falar e escrever com mais clareza, rigor e impacto, aperfeiçoando as suas competências linguísticas e comunicativas. 

7 Dicas para escrever melhor

Escrever para muitos pode ser um desafio. Poucas linhas já são o suficiente para deixar qualquer um preocupado. Mas o que falta é a prática e a confiança de boa escrita.

E essa confiança só se alcança com muita leitura e escrita. A principal dica para quem deseja escrever melhor, independente de sua escolha profissional é ler! Mas há outras dicas que apontamos para vocês.

1 – Leia muitos livros

A leitura é útil porque quem lê muito, sabe construir um bom vocabulário e aprende com regras de gramática. Com a leitura você pode melhorar a sua gramática, perceber melhor os erros e interpretar frases. Ler é um hábito. A dica é começar a ler os livros que você gosta.

2 РOutra dica ̩ tentar escrever da melhor forma sempre

Não interessa se você vai fazer uma lista de compras, escreva de forma correta. Mesmo na pressa, procure utilizar o vocabulário de forma correta e principalmente na internet.

Cuide para não abreviar muitas palavras. Isso porque, escrever corretamente em qualquer situação, independente da internet ou não faz com que isso se torne natural, reduzindo suas dúvidas e tornando a escrita algo prazeroso e simples. Depois que for escrever não ficará com tantas dúvidas!

3 – Leia seus textos em voz alta

Assim que tiver escrito um texto aproveite e leia os seus textos em voz alta. Fica mais fácil perceber uma falta de concordância, ou outro erro comum. Lendo em voz alta você consegue ouvir todos estes possíveis erros e corrigí-los.

4 – Não use palavras difíceis e robustas

Quem disse que um bom texto escrito precisa ser difícil? Um bom texto precisa ser simples e claro e não é porque nele há palavras difíceis que ele se tornará melhor do que se não tivesse. O importante é ter um vocabulário amplo, saber várias palavras com o mesmo significado para evitar repetições.

5 – Não generalize 

É muito comum que em determinado texto ou ideia, o escritor, redator, jornalista, estudante coloque o que pensa e acredita. Mas dependendo do formato da escrita e para quem será entregue, deve-se cuidar com a generalização. Generalizar nunca é bom, ainda mais nos seus textos. Tente sempre analisar todos os lados da situação.

6 РCuidado com as repeti̵̤es

Tem algo mais chato do que ler uma mesma palavra diversas vezes em um só parágrafo ou texto? Qualquer leitor percebe e pode se sentir incomodado com isso. Desta forma, uma dica para fugir das repetições é usar o sinônimo dessas palavras. Assim, perceberá que o texto fica mais fluído para ler.

7 – Criatividade

Use e abuse da criatividade! Quem disse que você precisa escrever sempre igual? Os textos criativos são sempre bem-vindos, pois, conseguem prender a atenção do leitor do início ao fim do texto. Pense em diversas formas para iniciar um texto ou encerrar!

Essas são algumas dicas para escrever melhor e apenas uma pequena lista de sugestões de livros para quem quer melhorar a escrita! Não pare por aí, hein? Leia sempre por prazer, dos grandes clássicos aos mais modernos. Ler é autoconhecimento. Com a leitura você amplia o seu conhecimento e ainda, melhora a escrita!

E mais, hoje não é desculpa. Inclusive muitos livros clássicos estão disponíveis de forma gratuita em E-book para baixar em seu computador e ler. Sendo assim, ler nos torna melhores escritores, mas também nos transforma profundamente como pessoas.

Podemos aprender muito com a leitura. Hoje há diversos materiais disponíveis da internet. Neste sentido você pode usá-la a seu favor. Não é necessário comprar todos os livros indicado na lista.

Compre aquele que mais chama a sua atenção e você precisa no momento. Por isso, saiba identificar o que precisa melhorar na sua escrita. Lembre-se a escrita é treino! Escreva em diários, cadernos, blogs, assim você exercita este hábito.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo