Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 14 funções pouco conhecidas do Word que facilitarão sua vida

14 funções pouco conhecidas do Word que facilitarão sua vida

Olá, leitor(a)!

Em algum momento da vida você já utilizou o Microsoft Word, editor de textos do pacote Office da Microsoft. Seja para anotar ideias ou para escrever um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a faculdade, o Word é um dos editores de textos mais famosos e utilizados no mundo.

Mesmo com a enorme popularidade do programa, a grande maioria das pessoas usa ele de modo superficial, sem utilizar as ferramentas mais avançadas. Contudo, há várias funções “escondidas” que podem otimizar o tempo e facilitar o manuseio do programa.

14 funções pouco conhecidas do Word

Pensando nisso, nós reunimos 14 funções pouco conhecidas do Word que vão ajudar a aproveitar melhor os recursos que o programa oferece. Vamos apresentá-las a seguir.

14 funções pouco conhecidas do Word

Fonte: Reprodução

1. Testar a legibilidade do texto

Quem trabalha com produção de textos para a internet já está habituado(a) com o conceito de legibilidade, mas para outras pessoas isso não é muito comum. A legibilidade indica se o texto está fácil de ler e se não há sentenças muito longas.

Caso você esteja escrevendo um texto muito extenso, esta ferramenta pode ajudá-lo. Para ativá-la, vá em Arquivo>Opções>Revisão de Texto e marque o item “Mostrar estatísticas de legibilidade”. Após terminar o texto, clique na aba Revisão>Revisão de Texto>Ortografia e Gramática para conferir a legibilidade.

2. Inspecionar o documento

Antes de enviar um texto pronto para uma pessoa ou instituição, geralmente fazemos um rascunho e colocamos várias ideias e itens nele. Entretanto, nem tudo que anotamos nesta etapa vai ser utilizado na versão final.

A fim de evitar que comentários ou itens desnecessários sejam enviados, podemos usar a ferramenta “Inspetor de documentos”. Vá em Arquivo>Informações>Inspecionar documento e adicione os itens que você quer encontrar.

3. Esconder abas

Ao escrever um texto técnico, com uma linguagem muito específica, é necessário ter foco e concentração. Logo, eliminar qualquer distração presente na tela é de grande ajuda.

Para esconder as abas do documento e deixar apenas a folha em branco, vá em Exibir e deixe o layout em “Layout de Impressão” ou “Layout Web”. Depois disso, clique “Ctrl+F1”.

4. Remover vícios de linguagem

Um dos hábitos mais comuns ao escrever no meio digital é abreviar as palavras, como “vc” (você) ou “abs” (abraços). Contudo, isso pode prejudicar a escrita durante a elaboração de um texto formal.

Para evitar que isso aconteça, utilize o recurso de remover vícios de linguagem. Vá em Edição>Substituir e insira o termo que você quer encontrar em “Localizar” e a forma correta do termo em “Substituir”. Você pode ver todos os itens encontrados antes de fazer a troca ou alterar tudo automaticamente.

5. Utilizar o tradutor do programa

Geralmente, usamos o Google Tradutor para buscar a tradução de uma palavra em outro idioma. Para isso, é necessário entrar no navegador e acessar a ferramenta. Saiba, entretanto, que é possível fazer uma tradução no próprio Word.

Vá em Revisão>Traduzir e depois selecione o trecho que será traduzido e o idioma (também é possível selecionar o texto todo). Vale ressaltar que esta função só está disponível a partir da versão 2013 do programa.

6. Abrir documento em qualquer formato

Nem todos os textos que você encontra ou recebe via internet estão no formato padrão do Word, o doc. Por isso, o programa possui uma função para facilitar a abertura de qualquer documento.

Vá em Arquivo>Abrir e na aba inferior direita selecione a opção “Recuperar texto de qualquer arquivo”. Não é possível recuperar arquivos corrompidos ou que não foram salvos, além disso, a função só vai localizar arquivos que contém textos, ou seja, planilhas, vídeos e áudios não serão encontrados.

7. Escrever em qualquer lugar do documento

Uma prática muito comum para estimular a criatividade e começar a elaborar um texto é brainstorm, que consiste em colocar todas as ideias que você tem no papel, sem organizá-las em parágrafos. Isso auxilia na visualização dos pensamentos.

Para escrever aleatoriamente no documento, basta dar dois cliques em qualquer lugar da página em branco e começar a escrever. As linhas e os parágrafos não vão atrapalhar.

8. Personalizar a correção automática

Word tem pré-instalado a função de correção automática, tanto para questões gramaticais quanto de concordância. Poucas pessoas sabem, mas a correção automática pode ser desligada ou personalizada a qualquer momento.

Vá em Opções de AutoCorreção>Revisão de texto e desative a correção de determinada forma de escrita. Também é possível personalizar o tipo de erro que deve ser corrigido, o que deixa a escrita mais rápida.

9. AutoCompletar o texto

Esta é uma função que pode fazer você economizar tempo. Ela sugere opções de palavras ou frases para completar seu texto, enquanto você escreve, sem ter que digitá-las.

Vá em Inserir>Texto automático>Mostrar sugestões de AutoCompletar e coloque palavras, termos ou frases que você costuma utilizar na caixa Enter entradas de AutoTexto aqui”. Em seguida, basta clicar em “adicionar” e depois “ok” para ativar a função.

10. Esconder textos

Este recurso pode ser muito utilizado durante a elaboração de questionários e provas acadêmicas. Por meio dele é possível esconder qualquer palavra ou frase do texto, assim como o processo contrário.

Selecione o trecho que vai ser ocultado e depois clique em Fonte>Oculto>Ok. Para fazê-lo aparecer, selecione o documento e repita o processo, mas não marque a opção “Oculto”.

11. Colar até 24 itens na área de transferência

Uma das funções mais conhecidas e utilizadas do Word é a de “copiar”. Contudo, ao contrário do Windows, por exemplo, que só permite uma cópia por vez, o Word permite até 24 cópias.

Para usar a função é só deixar, na página inicial, a “Área de transferência” aberta e tudo o que você copiar vai ficar salvo nela. Isso é muito útil para evitar a perda de uma cópia importante e a desconcentração por ter que sair do documento para procurar o que precisa ser copiado(a).

12. Converter tabelas em gráficos

Tabelas e gráficos são ótimos formatos para organizar informações e dados. Entretanto, os gráficos são mais visuais e facilitam a leitura mais do que as tabelas.

Dessa maneira, para converter uma tabela em gráfico é só selecioná-la e irem Inserir>Objeto>Gráfico do Microsoft Graph>Ok. Caso necessário, é possível editar e adicionar informações no gráfico.

13. Fazer equações

Esta função é muito útil para professores e estudantes de matemática. No próprio Word é possível elaborar equações e escrever fórmulas matemáticas, sem precisar copiar e colar uma imagem do Google, por exemplo.

Vá em Inserir>Equação>Inserir nova equação e digite a equação desejada.

14. Usar os atalhos no teclado

Nem todas as funções do software são ativadas por meio do mouse e da tela, muitas delas podem ser realizadas pelo teclado. Veja alguns atalhos que agilizam o processo de escrita do texto e o manuseio do programa:

  • “Ctrl+C”: copiar
  • “Ctrl+V”: colar
  • “Ctrl+S”: salvar o documento
  • “Ctrl+Z”: desfazer ação
  • “Ctrl+E”: centralizar parágrafo
  • “Ctrl+J”: justificar parágrafo

Para conferir a lista completa dos atalhos disponíveis para todos os sistemas operacionais compatíveis com o Word, clique aqui.

Conteúdos extras

Se você não está habituado a utilizar o programa, mas gostaria de aprender, clique neste link e se inscreva no curso gratuito da Prime Cursos sobre Word. Siga a Microsoft no Facebook para acompanhar as novidades da empresa.

São muitas funções úteis e que poucas pessoas sabem, né? Deixe nos comentários qual função você não conhecia e vai começar a utilizar agora.

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as dicas e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo