Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 14 filmes que retratam o valor da pedagogia e da educação

14 filmes que retratam o valor da pedagogia e da educação

Olá, leitor!

Educação é a base de tudo. Tudo o que somos ou ainda vamos nos tornar depende da forma como fomos ou estamos sendo educados. Educar é transformar, e educadores têm nas mãos, o poder da mudança positiva e podem fazer a diferença na vida de uma pessoa pelo simples ato de guiar.

Educar não está apenas no repasse de conteúdo. Está na maneira como uma pessoa consegue conduzir outra pelo melhor caminho, de maneira que promova uma transformação em sua vida.

Pensando em levantar a discussão do papel e valor da pedagogia e educação em nosso desenvolvimento, nós, do Canal do Ensino, criamos uma lista com 14 filmes que retratam como esse assunto é fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional.

A melhor forma de absorvemos um conteúdo, é estudando ele de maneira didática e interativa. Por isso, nada melhor para ficar por dentro de um tema do que assistindo vídeos e filmes a respeito dele. Com longas nacionais; internacionais; independentes; renomados: baseados em fatos reais e ficção, assista, discuta e repense como você vê o poder de transformação da pedagogia em nossas vidas.

Lista de filmes

filmes-que-retratam-o-valor-da-pedagogia-e-da-educacao

1 – Uma mente brilhante

Baseado no livro, A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. Conta a história verdadeira de John Nash que, ainda novo, formulou um teorema que provou sua genialidade. A trajetória dele, no entanto, não foi fácil: diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal.

2 – Sociedade dos poetas mortos

John Keating volta ao internato onde foi aluno para ser o novo professor de Inglês e torna-se uma figura polêmica na instituição: junto aos alunos, ressuscita a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por ele em seu tempo de colegial, na qual é valorizada o culto à poesia, ao mistério e à amizade.

3 – Meu mestre, minha vida

O professor Joe Clark é convidado por um amigo a assumir o cargo de diretor em uma escola problemática. Com métodos nada comuns, o mestre revoluciona um colégio conhecido pelo consumo de drogas e disputa entre gangues.

4 – Gênio indomável

Will, um garoto dotado de grande inteligência, mas com problemas com a polícia, precisa fazer um acordo com a justiça e começa a passar com um psicólogo que o ajudará a formar sua identidade e lidar com situações do passado.

5 – Nenhum a menos

Uma menina de 13 anos tem que substituir seu professor. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Com um garoto desaparecendo da escola, a jovem professora cumpre sua promessa.

6 РA voz do Cora̤̣o

Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu, que organizou um grupo e promoveu a descoberta do talento musical de Pierre.

7 – Escritores da Liberdade

Uma professora chega para dar aulas em uma escola de um bairro que está corrompido pela violência. Para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas vidas, ela começa a utilizar métodos diferentes de ensino.

8 – Ao mestre, com carinho

O professor Mark Thackeray é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. O professor passa a lidar com adolescentes indisciplinados e bagunceiros, que estão dispostos a arruinar suas aulas, mas resolve enfrentar os desafios de lidar com a turma.

9 – Escola de Rock

Dewey Finn é demitido de sua banda e, para arcar com as dívidas, passa a atuar como professor substituto em uma escola rígida – o que não combina com sua postura como mestre.

10 – O Aluno

O longa reconta a história do queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país, mas, aos 84 anos, se candidatou para trabalhar em uma escola primária ensinando as crianças.

11 – Preciosa – Uma história de Esperança

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, a jovem Claireece passa a enxergar uma nova oportunidade em sua vida quando conhece a professora Rain, que a ajuda no resgate de sua identidade e autoestima.

12 – Pro Dia Nascer Feliz

Documentário brasileiro que fala sobre a situação dos adolescentes dentro das escolas particulares e públicas do país.

13 – Entre os muros da escola

O filme apresenta como é possível sustentar um projeto pedagógico, quando estudantes demonstram desinteresse no conteúdo apresentado em sala de aula.

14 РAl̩m da sala de aula

Uma professora enfrenta desafios ao decidir dar aula em uma escola temporária para sem tetos.

Até breve!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo