Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 14 canais no Youtube para aprender Artes

14 canais no Youtube para aprender Artes

Olá, leitor!

Se você é alguém que gosta de artes e quer aproveitar seu tempo livre e sua internet para aprender mais sobre o assunto  gratuitamente, neste artigo listamos 14 canais do YouTube para aprender Artes.

Antes, porém, explicamos um pouco sobre o conceito de artes e os tipos de manifestações artísticas. Em seguida uma lista dos canais que ensinam a teoria da Arte e os que ensinam na prática.

Esperamos que seja um ótimo guia para você aprimorar seu conhecimento. Confira a seguir, os melhores canais sobre artes no YouTube!

Artes

14-canais-no-youtube-para-aprender-artes

Conceito

Artes tem origem no Latim: ars, significando técnica, habilidade. Pode ser compreendida como uma atividade humana ligada às manifestações de ordem estética, comunicativa.

O conceito de arte mostra evolução com o passar do tempo, de acordo com a cultura dos povos e com mudanças ocorridas na sociedade.

A arte é a representação do que inspira o artista que tenta expressar esse sentimento por meio de sua obra, na linguagem em que ele é mais hábil: visual, musical, cênica, entre outras.

Tipos

As artes podem ser de diversas categorias como, as Plásticas ou Visuais (arquitetura, escultura, artes gráficas e o artesanato), as Cênicas (o teatro) e Literatura (composições escritas em prosa ou verso).

Dentro dessas categorias, as artes podem ser expressas de diversas formas como: desenho (artes plásticas), poesia (literatura), música (literatura, cênicas).

Todas essas expressões artísticas usam técnicas diferentes, e para serem aprendidas requerem certas habilidades de quem faz. O resultado não será igual entre dois artistas.

Alguns autores como Hegel e Ricciotto criaram uma lista que foi atualizada depois da tecnologia:

  • Música
  • Dança/ coreografia
  • Pintura
  • Escultura/ Arquitetura
  • Teatro
  • Literatura
  • Cinema
  • Fotografia
  • História em quadrinhos
  • Jogos de Computador e de vídeo
  • Arte digital

Devido a grande variedade abordada no assunto artes, nos deteremos à lista de cursos de Artes Visuais.

Artes x Artesanato

Como vimos, na listagem acima não encontramos o termo Artesanato. Em diversos momentos, enquanto pesquisamos sobre artes, conteúdo de artesanato chegou até nós.

Porém no começo do artigo,o artesanato foi incluído como material de artes plásticas. Para evitar dúvidas vamos tentar esclarecer: A diferença entre arte e artesanato está na aplicabilidade.

O artesanato é criado com o propósito de ser vendido, utilizando técnicas que geralmente foram passadas de pai pra filho, entre comunidades, conforme sua cultura. O artesanato é uma forma de arte.

14 Canais no YouTube para aprender Artes

1 – Aula De Artes

Um canal formado por professores, com cunho social de ensinar aulas expositivas preparando para Enem, vestibulares e concursos.

Possui uma lista de quatro aulas dedicadas ao ensino de Artes como preparatório. Serve como base teórica para quem pretende fazer vestibular, Enem ou concurso de artes.

Nas videoaulas trabalha-se conceito, quando surgiu, a variação que vem sofrendo, as linguagens artísticas na Pré-história, a pintura egípcia na Antiguidade e a escultura no Egito antigo.

2 – Atividades de Artes para sala de aula

Esse canal possui atividades de artes como propostas para serem usados para professores do ensino infantil e fundamental em sala de aula. Se você é professor de ensino fundamental, ou quer desenvolver artes com crianças, esse canal é uma ótima dica.

Possui atividades que ensinam desenho, pintura, dobraduras, textura gráfica, colagem, 3D, releituras de algumas obras de arte, composição textual, planos de aulas do ensino de artes, malha geométrica, consciência negra, desenhos abstratos, mosaicos e outros.

3 – Arte e Cia Brasil

Nesse Canal você encontra tutoriais de técnicas de desenho, artesanato e pintura passo a passo. Desenhos de Anime, kawaii, cartoon, 3D, personagens de desenhos, utilizando canetas, lápis, pincéis.

Ideal tanto para quem já desenha mas quer aprender sobre técnicas e dicas para desenvolver seu traço, quanto para quem gosta, mas, ainda não domina técnicas, numa linguagem preferida por jovens e crianças.

4 – Vcdesenhos

É outro canal dedicado ao ensino de desenhos, porém, além de desenhos em papel também ensina fazer desenhos digitais. Victor Carvalho é ilustrador e o professor dos vídeos.

A quantidade de vídeos é maior, possuindo além das técnicas e passo a passo, dicas, ensina a desenhar partes do corpo, proporções, desenhos realistas, Speedart, esboço, colorização, expressões faciais.

Além de ensinar a desenhar, Victor passa um pouco de sua história, sua experiência como ilustrador, sobre ser um profissional da área, as dificuldades e ir em busca de seus objetivos.

5 – Pintar é fácil

Segundo o Canal, são aulas que ensinam a pintar de maneira rápida, prática e eficiente utilizando tinta acrílica mas também outras alternativas como usar café para obter pigmento.

Ensina a fazer arte abstrata, flores, a noção de volume, principais materiais que se utiliza na pintura: telas, tintas e pincéis.

Além das telas, inclusive telas recicladas, algumas aulas de pintura em vidro e porcelana. A pintora Mariza Protzec, possui um site a parte com cursos de pintura (não são grátis), caso você se interesse além das vídeo aulas do YouTube.

6 – Pintura sem frescura

A proposta é aprender de um jeito simples a arte da pintura a óleo. Ensina primeiramente sobre:

  • Os materiais básicos como, as tintas (marcas, as cores e como obtê-las), os pincéis e preparação da tela;
  • As técnicas (veladura, imprimação, esboço, impermeabilização);
  • A execução (esboço, pintura em camadas, céu, montanhas, vale).

7 – Jaime Trindade

Nesse canal, o professor de artes Jaime Trindade, ensina técnicas de pintura e desenho. Possui vídeos que falam sobre:

  • A vida de artista (entrevistas, projetos, debates);
  • Técnicas especiais de pintura (policromia envelhecida, craquelê, restauração de tela, textura e pátina;
  • Pinturas figurativas (cavalo, olhos, rostos, animais, orvalho);
  • Paisagens (ondas, praias, pôr do sol, reflexo na água e outros);
  • Flores, frutas, personagens, partes do corpo humano, entre outros.

8 – Eco Artes

Saindo do mundo da pintura e entrando no artesanato: você que gosta de Artes e se preocupa com as questões de sustentabilidade no planeta, vai gostar desse canal.

Nele aprenderá a reutilizar resíduos sólidos em obras de artes, como miniaturas, acessórios, bolsas, decoração de forma ecológica.

Restauração de bolsas, utilização de latinhas na confecção de bolsas e brinquedos, garrafas Pet, sacolas, sombrinhas, fios, customização em roupas e sapatos, reutilização de materiais que seriam descartados.

9 – Show de Artesanato

Seguindo a linha do artesanato, esse canal ensina fazer material com:

  • Reutilização de recicláveis (caixas de leite, garrafas Pet, garrafas de vidro, rolinho de papel);
  • Decoração para festas infantis, flores, estojo escolar, decoupáge;
  • Lembranças feitas com material de artesanato (dia das mães, natal, páscoa), entre outros.

Ensina o passo a passo com ideias simples e fáceis de fazer.

10 – Artezando

Outra página de artesanato que cria composições principalmente com garrafas de vidro, utilizando barbantes, técnicas de pintura e decoupáge.

Usa ainda, cerâmica, telha, PVC, areia, materiais reciclados, argila, pedras, revistas, entre outros.

Todos para compor principalmente peças de decoração de ambientes e objetos que podem ter uso doméstico mas com personalidade.

11 – Craft e Art Artesanato

Nessa página, ensina dicas de artesanato, técnicas e receitas de produtos alternativos que podem ser feitos em casa, promovendo baixo custo nas peças.

Os materiais mais utilizados são: garrafas de vidro, mdf, jornal, papelão e latas de alumínio. A produção é focada no artesanato sustentável.

  • Em seus vídeos ensina algumas técnicas como: papietagem, decoupáge e cartonagem.
  • Receitas de: verniz caseiro, transformar papel de presente em papel para decoupáge, termoline e outros.
  • Ensina a fazer peças no estilo vintage e shabby chic, flor de papel (craft, forminhas de docinho, biscuit)

12 – Claytrix

Um canal que ensina com poucos vídeos a fazer esculturas em diversos materiais como a plastilina (não endurece nunca).

Modelar uma cabeça, esqueleto, dicas, fazer moldes com resina e massa plástica e guia para iniciantes.

O canal ainda possui vídeos que explicam sobre direitos autorais, muito importante pro escultor que procura esculpir personagens e personalidades famosas.

13 – Studio Logan Barros

No canal desse professor de escultura e ilustração de histórias em quadrinhos, você encontra aulas que ensinam a modelar cera, polímero, argila, moldes de silicone, partes do corpo, como pintar, como usar certos equipamentos próprios de escultura.

Possui também videoaulas que ensinam a desenhar personagens de HQ

 14 – Luiz Costa Biscuit

Esse canal ensina a modelar biscuit (porcelana fria), criando personagens de desenhos, filmes e peças realistas do corpo humano. Ele ensina passo a passo, dá dicas, ensina a pintar e envernizar, fazer a massa e trabalhá-la.

Realiza um projeto conjunto com outros canais “vilões/unidos pela arte” recriando vilões de desenhos e filmes. Esses canais, cujos links estão na descrição do vídeo acima, também merecem ser visitados caso tenha se interessado.

Essas foram nossas dicas de canais no YouTube que ensinam artes. Existem outros que são amostras para cursos pagos, em plataformas separadas ou vídeos exclusivos para quem contrata. A lista acima, refere-se a aulas gratuitas.

Nós tratamos especificamente de artes plásticas. Mas existem também vídeos que ensinam música, teatro, arte culinária, fotografia, literatura e outras expressões artísticas.

Aqui no Canal do Ensino já demos algumas dicas: Fotografia e Música.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo