Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Quais os benefícios de uma graduação à distância?

Quais os benefícios de uma graduação à distância?

Olá, leitores!

Atualmente a educação a distancia (EAD) é muito procurada e encontrada dentro das universidades e, isso, vem ocorrendo por conta das diversas vantagens que esse tipo de ensino vem proporcionando ás pessoas, tais como esses 14 benefícios da graduação a distância:

1. Flexibilidade de horários

Com certeza uma das principais e maiores vantagens que o ensino a distância vem proporcionando é em relação a flexibilidade de horários.  O ensino EAD permite que os alunos assistam ás aulas dentro de suas residências ou até mesmo dentro de seu ambiente de trabalho. Os horários são flexíveis, pois o aluno poderá estudar nos horários que preferir, sendo que todo material necessário estará disponível.

Muitas pessoas tem filhos, o horário de trabalho não coincide com o horário de aulas de uma faculdade ou outros compromissos, isso atrapalharia o andamento dos estudos, porém com o ensino a distancia, as pessoas tem a opção de ingressarem no estudo acadêmico, melhorando suas chances profissionais, para garantir uma boa carreira.

2. Acesso ás aulas independente dos lugares

O aluno do ensino EAD poderá acessar aos conteúdos de todas as matérias, vídeo aulas e tudo o que precisa para estudar e acompanhar  de qualquer lugar, seja de sua residência, trabalho, enfim, onde se sentir mais confortável, mesmo se estiver viajando ou em outro compromisso.

3. Diploma e certificado

Os cursos de ensino a distancia são reconhecidos pelo MEC e a grande maioria possui certificado e diploma. Os cursos disponíveis são tanto de graduação e pós-graduação, quanto cursos livres e tecnólogos. Para ter certeza sobre a certificação, basta acessar o site ou entrar em contato com a faculdade, pois provavelmente lhe dirão em relação a certificação.

4.  Trocas de ideias e plantão de dúvidas

As instituições que disponibilizam os cursos EAD, costumam disponibilizar também networkings, bate-papo, entre outros serviços que facilitam o contato para trocas de experiências e dúvidas. As dúvidas podem ser tiradas em plantões realizados em determinados dias presencialmente, ou através de plantões na internet.

5.  Educação mais em conta e acessível

As instituições, a cada ano que passa, aumentam o valor das mensalidades e matrículas, porém com o ensino a distância, é possível economizar em relação ao transporte público ou até mesmo com o combustível. O ensino a distância proporciona economia na alimentação e no transporte público principalmente por permitir que o aluno estude dentro de sua residência, economizando.

6. Aumento na produtividade

O ensino a distância, vem favorecendo muito em relação ao aumento da produtividade. Os alunos do ensino EAD estão possuindo um desempenho bem melhor, podendo ter melhor concentração, melhor desenvolvimento nos estudos, obtendo melhores resultados em prova e testes. O ensino EAD exige muito mais concentração e disciplina, por isso a eficiência em relação aos estudos é algo questionável.

7. Melhor desenvolvimento das habilidades

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e, com isso, as exigências são maiores. Para conseguir competir com as disputadas vagas é preciso ter melhora em algumas habilidades e o ensino a distância proporciona isso. Esse tipo de ensino está auxiliando cada dia mais em autonomia e comprometimento, obtendo resultados positivos, organização e melhor gestão de tempo, capacidade de atualização e busca por novas informações, foco, disciplina e atenção. Esse são alguns fatores que mostram que o ensino EAD é muito eficaz, mesmo com tantas dúvidas existentes ainda.

alunos-felizes

8. Grupo de estudos do mesmo segmento

Diversos alunos do segmento EAD montam grupos de estudos para auxiliar alunos que cursam na mesma área que eles, o que facilita nos estudos.

9. Melhor direcionamento 

Muitos alunos se sentem mais confortáveis estudando em ambientes mais silenciosos e sem muita agitação, o estudo a distancia favorece esses alunos.

10. Ausência de bullyng 

O estudo a distância permite que alunos mais tímidos, quietos e com mais dificuldade em fazer amizades, não passem por constrangimento e os chamados bullyngs hoje em dia.

11. Não há mais problemas com faltas

O ensino a distância traz alguns benefícios únicos como a ausência de faltas. Muitas vezes os alunos precisam faltar na faculdade por diversos motivos, com o ensino a distancia, esse é um problema que pode ser facilmente resolvido.

12. Valores

O ensino a distancia facilita a economia em diversos pontos, principalmente na hora da matrícula e da mensalidade, pois existem muitos programas e bolsas para estudos a distância.

13. Mais tranquilidade

Por conta do ensino a distância priorizar a qualidade de ensino, porém com um ritmo de acordo com o aluno, os estudantes ficam menos estressados.

14. Facilidade em estudar

Normalmente uma sala cheia de alunos resulta em mais dificuldade para tirar as dúvidas, porém com o ensino a distancia, os professores online ficam presentes por mais tempo com uma atenção voltada para você e suas dúvidas, sem contar que é possível tirar as dúvidas de diversas outras maneiras, estudando através das vídeo aulas disponíveis e aperfeiçoando seu conhecimento em outros sites também.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo