Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 13 TED Talks que todo vestibulando precisa ver

13 TED Talks que todo vestibulando precisa ver

Olá, leitor(a)!  

A indiana Gayatri Spivak, celebrada estudiosa da contemporaneidade, defende que o modelo de educação baseado em decorar fórmulas e ideias não consegue abarcar a complexidade e a riqueza do mundo e da humanidade. Nesse sentido, a inteligência é percebida não pela quantidade de coisas que podemos memorizar e reproduzir, mas em como organizamos os conhecimentos que recebemos e, assim, criamos novos.  

Pensando nisso, e para auxiliar estudantes na busca por processos mais críticos e inovadores de aprendizagem, listamos 13 TED Talks que todo(a) vestibulando(a) precisa ver. As apresentações, que abordam essencialmente temas relacionados à educação básica, reúnem diversas personalidades que buscam inspirar pessoas a partir de estudos e experiências.  

Palestras TED Talks

Contendo em sua sigla alguns dos principais ramos profissionais da atualidade (tecnologia, entretenimento e design), o TED surgiu em 1984 com o objetivo de compartilhar conhecimento por meio de conferências de curta duração. O formato, entretanto, só foi acolhido pelo público em 1990. A partir dessa data, intelectuais do mundo todo foram convidados(as) para dividir processos, aprendizados e conquistas, engajando ainda mais pessoas a participarem do evento. 

Além de abraçar os mais variados temas e especialistas, a iniciativa passou a promover diversas edições e projetos, como TED Global, TED Woman, Prêmio TED e TED Talks. Este último se dedica à seleção das melhores palestras para serem veiculadas gratuitamente na internet. Dessa forma, a organização coloca em prática seu propósito de fomentar a curiosidade e disseminar grandes ideias. Para conhecer todos os conteúdos disponibilizados pelo TED, clique aqui.  

13 TED Talks que todo(a) vestibulando(a) precisa ver 

Frequentemente escutamos que o nosso desempenho em algumas disciplinas envolve o gosto e o interesse que desenvolvemos por elas. Muitas vezes, por exemplo, aprendemos mais sobre a história do mundo vendo filmes, uma atividade que gera prazer, do que em sala de aula. Da mesma maneira, é possível que uma conversa de bar nos ensine mais sobre a evolução humana do que a apostila de ciências.

13 TED Talks que todo vestibulando precisa ver

Fonte: Reprodução 

Existem muitas explicações para que isso aconteça, a principal tem a ver com o fato de que cada pessoa aprende de um modo diferente e, retomando Spivack, o modelo tradicional de educação não consegue alcançar todas elas. Por isso, experimentar várias formas de adquirir conhecimento é uma boa maneira de identificar qual prática funciona melhor para você.   

Nesse sentido, as palestras TED Talks são muito úteis para quem está se preparando para o vestibular. Além de trazerem para os palcos personalidades que são referências mundiais em suas áreas de atuação, elas abordam vários temas relacionados à educação e à atualidade. Por isso, selecionamos os 13 TED Talks mais relevantes para inspirar vestibulandos(as) e ajudá-los(as) a se prepararem para a realização das provas. Vejamos a seguir:  

1. Alimentando a criatividade

Diferentemente do que se pensa, não é preciso ser um gênio para ir bem em uma avaliação e conquistar a tão sonhada vaga na faculdade. Contudo, essa ideia acaba sendo internalizada por muitos(as) estudantes devido à pressão psicológica desencadeada pelo vestibular.  

Nesta palestra, a escritora Elizabeth Gilbert desmistifica a ideia de genialidade, fala sobre estratégias para lidar com a ansiedade e outros sentimentos paralisantes e ensina como nutrir a criatividade. O vídeo, com duração de quase 20 minutos, está em inglês, mas possui legendas em centenas de idiomas, entre eles o português. Para acessar, clique aqui.  

2. A grande história

Se você tem dificuldade para estudar história ou acredita que não vai conseguir revisar todos os conteúdos da disciplina a tempo, esta palestra pode ser a solução. Nela, o historiador norte-americano David Christian conta toda a história do mundo em menos de 18 minutos. 

A apresentação, que segue a ordem cronológica dos eventos, faz relação com outras ciências e conta com o amparo de ilustrações incríveis. O vídeo está em inglês, mas possui legenda em vários idiomas, como português, espanhol e chinês. Para acessar, clique aqui.  

3. Como aprender? Com os erros.

Nessa palestra, a professora e cientista social Diana Laufenberg traz a ideia de experimentação e fracasso como principais ferramentas de aprendizagem. Além disso, reflete sobre a importância da sala de aula enquanto espaço único de interação entre alunos(as) e professores(as).  

O relato inspira estudantes a terem menos medo de errar e a se arriscarem em distintos métodos educativos. O vídeo, que tem menos de 11 minutos, está em inglês e possui legendas em vários idiomas, como árabe, russo e português. Para acessar, clique aqui. 

4. Como aprender melhor

Durante o isolamento social, em razão da pandemia de Covid-19, Atila Iamarino se tornou convidado ilustre de diversos programas midiáticos do Brasil. Nas redes sociais, o biólogo compartilhava seus conhecimentos e possíveis cenários que o país enfrentaria. Nesta palestra, ele compartilha suas experiências de aprendizado durante sua formação básica e acadêmica.  

A apresentação tem menos de 11 minutos e defende que a melhor maneira de apreender um determinado conteúdo é compartilhar ele com outras pessoas. O vídeo está em português e não disponibiliza legendas em outros idiomas. Para acessar, clique aqui.  

5. Como o carbono do Ártico Antigo ameaça a todos no planeta

As alterações climáticas e seus impactos são alguns dos temas mais abordados em vestibulares, seja em questões de múltipla escolha ou dissertativas. Neste vídeo, Sue Natali, cientista sênior do Woodwell Climate Research Center, discute as consequências da emissão de carbono no Ártico e do aquecimento da região para o planeta Terra. 

A palestrante fala sobre a urgência de discutir essa questão e apresenta como solução a união de técnicas de comunidades indígenas com tecnologias modernas. A TED, que tem menos de 8 minutos, está em inglês, mas possui legendas em vários idiomas, como português, árabe e coreano. Para acessar, clique aqui.  

6. Como buscar a verdade na era das fake news

Aprender como identificar a veracidade de uma informação é importante não só para discutir sobre o tema em uma redação ou questão dissertativa, mas também para filtrar o conteúdo estudado durante a preparação para o vestibular. Nesta TED, a jornalista britânico-iraniana Christiane Amanpour ensina estratégias de como encontrar a verdade em um mundo dominado pelas fake news. 

Diferentemente dos vídeos sugeridos até aqui, este é realizado no formato de entrevista. Entre os temas abordados, destacam-se os rumos que o jornalismo vem tomando e a qualidade das lideranças globais. A entrevista, que tem 18 minutos, está em inglês, mas possui legendas em outros idiomas, como português e turco. Para acessar, clique aqui.  

7. Construa uma escola na nuvem

Com o objetivo de promover uma troca universal de conhecimento, o cientista da computação Sugata Mitra sugere a construção de uma escola na nuvem. Para quem não está habituado(a) ao termo, trata-se, basicamente, de uma tecnologia que abriga dados no mundo virtual.  

A apresentação discute sobre o uso de ferramentas digitais e pode auxiliar vestibulandos(as) na organização de conteúdos de estudo em plataformas on-line. O vídeo, que tem quase 23 minutos, está em inglês, mas possui legendas em vários idiomas, como português, albanês e polonês. Para acessar, clique aqui.  

8. Matemática é um segredo oculto para entendermos o mundo

O ensino de matemática é um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas brasileiras. Conforme demonstra recente pesquisa, o desempenho de estudantes na disciplina está bem abaixo do mínimo esperado. Para estimular vestibulandos(as) a conhecerem o tema com outros olhos e buscarem novos métodos de aprendizado, sugerimos esta palestra do pesquisador Roger Antonsen.  

Nela, Antonsen traça várias relações entre os números e as experiências cotidianas. Além disso, apresenta a matemática como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades comportamentais. O vídeo, que tem 17 minutos, está em inglês, mas possui legendas em diversos idiomas, como português, alemão e croata. Para acessar, clique aqui.  

9. O impulso que os estudantes precisam para superar obstáculos

No Brasil, a quantidade de alunos(as) em condições adversas é um dos principais motivos que distanciam esse público da formação universitária. Nesta palestra, o sociólogo Anindya Kundu compartilha exemplos de superação para incentivar estudantes do mundo todo a manterem o foco em seus objetivos. 

Para ele, não basta ter determinação ou coragem, é preciso saber como agir diante dos obstáculos que surgem no caminho. O vídeo, que tem menos de 7 minutos, está em inglês, mas disponibiliza legenda em vários idiomas, como português, francês e italiano. Para acessar, clique aqui. 

10. O perigo de uma única história

Conquistando cada vez mais leitores(as) ao redor do mundo, a nigeriana Chimamanda Adichie é considerada uma das mais relevantes escritoras da atualidade. Nesta palestra, que já possui mais de 10 milhões de visualizações, a autora de Hibisco Roxo (2003) explica a importância de buscar diferentes perspectivas sobre uma mesma história.  

Esse conteúdo não só estimula o senso crítico de vestibulandos(as), incentivando um estudo diverso e profundo sobre os temas que caem no vestibular, como também serve de inspiração para a elaboração de uma boa redação. O vídeo, com 19 minutos, está em inglês, mas possui legenda em vários idiomas, como português, catação e croata. Para acessar, clique aqui.  

11. O que há de tão atraente na matemática?

Se você ainda não conseguiu visualizar a matemática no seu dia a dia ou deseja explorar outra maneira de aprender sobre a disciplina, esta palestra pode ajudar. Nela, o premiado matemático Cédric Villani mostra que a ciência matemática não tem a ver apenas como números e fórmulas, mas também, e principalmente, com o raciocínio lógico.  

Por meio de um relato apaixonado sobre as experiências possibilitadas por essa importante área do conhecimento humano, Villani defende o uso da disciplina para a promoção de novos pontos de vista. O vídeo, que tem quase 17 minutos, está em inglês, mas possui legenda em diversos idiomas, como português, japonês e grego. Para acessar, clique aqui.  

12. O que ler lentamente me ensinou sobre escrever?

A maioria dos processos seletivos para ingressar em uma universidade exige a redação em uma de suas etapas. Por isso, praticar a leitura e a escrita é essencial para garantir um bom desempenho nessa fase. Nesta palestra, a escritora Jacqueline Woodson explica como degustar lentamente de um livro pode auxiliar no processo de escrita.  

Para a autora, as histórias devem ser aproveitadas do mesmo modo como saboreamos uma boa comida. Essa prática não só promove uma maior compreensão do que está sendo dito, como também fornece material discursivo para uma boa escrita. O vídeo, que tem quase 11 minutos, está em inglês, mas possui legenda em vários idiomas, como português, árabe e chinês. Para acessar, clique aqui. 

13. Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais 

Mais um defensor do fracasso como estratégia eficaz de aprendizado, o psicólogo Adam Grant apresenta os principais hábitos praticados por pensadores originais, ou seja, pessoas que ousam colocar seus projetos em prática e acabam se destacando em suas áreas. Nesse sentido, Grant defende que, para ter boas ideias, é preciso ter coragem de expor as ruins.  

Além disso, o psicólogo ensina como evitar a procrastinação e desenvolver soluções com criatividade. O vídeo, que tem quase 16 minutos, está em inglês, mas possui legenda em diversos idiomas, como português, galego e dinamarquês. Para acessar, clique aqui.  

Gostou da nossa seleção? Deixe nos comentários qual das palestras mais inspirou você e compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) que estão se preparando para prestar vestibular.  

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo