Você está aqui:Home » + Popular » 13 sites que vão torná-lo mais inteligente

13 sites que vão torná-lo mais inteligente

Olá leitores do Canal do Ensino!

Somos bombardeados todos os dias por uma enxurrada de informações, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional. Com a Internet, isso aumenta ainda mais, são milhões de sites, aplicativos e livros disponível em apenas um clique ou dois cliques. Selecionamos 13 sites que vão torná-lo mais inteligente e bem informado. Confira a lista:

1 – TED

As conferências TED nasceram com foco em Tecnologia, Entretenimento e Design, mas hoje em dia você pode aprender sobre os mais diversos assuntos da contemporaneidade. Há palestras gratuitas com os principais nomes do mercado, com pessoas que se tornaram referências em seus campos de trabalho. Os materiais podem ser assistidos online ou baixados através do iTunes.

2 - Café Filosófico

O café filosófico é uma série de encontros nos quais são abordados os anseios e angústias dos indivíduos na sociedade contemporânea. aqui, o ponto de partida para se pensar o contemporâneo são as pessoas e seus afetos; são os comportamentos, angústias e ansiedades nas relações mais próximas de cada um de nós; são expressões, estilos, aventuras e modos de existir. as referências teóricas fundamentais estão na psicanálise e na filosofia.

3- Domínio Público

O portal Domínio Público constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

4 – Udacity

Udacity fornece vídeos e aulas que explicam conceitos das áreas de matemática, física, computação, psicologia e até temas do mundo empresarial. Os cursos estão divididos em três níveis diferentes, entre o básico, intermediário e avançado, o que facilita a busca por conteúdos de acordo com o seu grau de conhecimento sobre o assunto. Os vídeos são bem explicativos e o site conta com um visual que ajuda bastante a navegação.

5 – Coursera

Mais de 5 milhões de participantes cursam algumas das aulas oferecidas pelo site gratuito Coursera, que tem mais de 500 programas cadastrados, de 100 instituições parceiras e em diferentes línguas (ainda que a grande maioria dos cursos seja mesmo em inglês, há opções até em português). A variedade de temas é bem abrangente, e os cursos podem durar semanas e têm acompanhamento de professores e profissionais.

6 – Academic Earth

O Academic Earth é um portal que agrega cursos online – gratuitos e em vídeo – de mais de 50 universidades do mundo. O site conta com uma seção de playlist com os vídeos mais interessantes e os tópicos mais fundamentais de ensino. Há também uma categoria de eletivas chamada “Video Electives” que traz não apenas informação, mas também um formato animado e divertido de assistir.

7 – Open Education Database

O portal Open Education Database tem mais de 10 mil aulas e cursos online e oferecidos gratuitamente, com parceiros como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade de Michigan e a Universidade Johns Hopkins. No site, você pode procurar por materiais nas categorias de artes, negócios, educação, engenharia e ciência da computação, medicina e saúde, matemática e ciências.

8 – Khan Academy

Khan Academy oferece educação de qualidade, em nível colegial, de forma gratuita para todo o tipo de público. Pais, professores e alunos podem aprender e tirar dúvidas em praticamente todas as matérias conhecidas, como matemática, ciência, história e geografia. O portal conta ainda com um sistema para acompanhar o seu progresso nas aulas.

9 – Quora

O site Quora traz uma maneira inovadora de adquirir e compartilhar conhecimento. Através dele, você pode deixar perguntas para experts nos mais variados assuntos responderem. No seu perfil, você pode criar uma lista de interesses baseada nos mais de 250 mil tópicos categorizados no site. É possível também responder perguntas de outros usuários que dividem a mesma paixão e interesse que você.

10 – The World Factbook

Esta página da CIA traz informações detalhadas de 267 entidades do globo, com dados sobre a história, a população, o governo, a economia, geografia, comunicação, transporte e relações internacionais das nações. O The World Factbook contém mapas físicos e políticos, e há uma seção especial com curiosidades e comparações entre os países do mundo.

11 – GeographyIQ

GeographyIQ é um atlas mundial online que traz informações sobre a geografia, economia, política, história e a cultura de cada país ou região do globo. O site traz detalhes precisos e atuais sobre a situação demográfica, a condição de vida, dados ambientais e climáticos das nações. É ideal para quem quer saber mais sobre uma região antes de viajar; o site traz dados culturais relevantes, além de oferecer a equivalência da moeda corrente em cada país.

12 – Lumosity

Lumosity é um programa desenhado por neurocientistas que traz uma série de jogos e atividades com o objetivo de aprimorar a sua capacidade cognitiva. O projeto visa melhorar a velocidade e a flexibilidade do seu pensamento, ajuda a resolver problemas com mais facilidade e estimula o uso da memória e da atenção. O programa acompanha o seu progresso e verifica seus pontos fortes e fracos. Além disso, as brincadeiras e atividades são realmente interessantes e divertidas de jogar.

13 – Wikiversidade

Wikiversidade é a versão educativa, em nível colegial, universitário e acadêmico, da Wikipedia Foundation e contém uma grande variedade de páginas com artigos e matérias dos mais variados assuntos. Há cursos, aulas e grupos de estudo cadastrados no portal, busca por temas e áreas, além de categorias por nível de escolaridade. Todo conhecimento, como nas páginas da Wikipedia, é formado de maneira colaborativa entre os participantes.

E você, conhece mais algum site? Deixe o nome nos comentários.

Até a próxima!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo