Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 13 livros para aprender a desenhar

13 livros para aprender a desenhar

Olá, leitor!

Saber desenhar é uma habilidade apreciada em todos os campos de atuação: na escola, no trabalho e em atividades de lazer. Por isso, se você gosta de desenhar, deseja desenvolver seu talento e conhecer novas técnicas, confira esse artigo. Listamos 13 livros para aprender a desenhar.

Para escolhermos livros indicados tanto para quem quer começar do básico quanto para quem já tem noções de desenho, procuramos autores reconhecidos, artistas, ilustradores e professores. Certas obras não foram traduzidas para o português, mas podem ser encontradas em inglês e espanhol. Veja nossa lista:

Autores e livros para aprender a desenhar

Andrew Loomis

Livros para aprender a desenhar

Fonte: Reprodução

Andrew Loomis nasceu em 1892, nos Estados Unidos, e foi professor de artes, ilustrador e autor de livros didáticos sobre desenho. Suas obras exercem influência até hoje, mas não foram traduzidas para o português, sendo encontradas em inglês e espanhol.

No entanto, seus livros estão disponíveis gratuitamente, em versão online, no site Archive Org. De suas 6 obras, escolhemos as 3 mais indicadas por professores de desenho:

1-  Desenho com Sucesso (versão em inglês)

Nesse livro, o autor ensina os fundamentos do desenho, que são os 5 P’s (proporção, posição, perspectiva, planos, padrões) e os 5 C’s (concepção, construção, contorno, personagem – em inglês character – e consistência), além de dimensões, sombras e formas, sendo todos os itens acompanhados por ilustrações.

2- Desenhando mãos e cabeças (versão inglês)

Esta obra ajuda a desenhar partes do corpo humano que geram certo grau de dificuldade para os desenhistas, como mãos, pés e orelhas. Indicada para iniciantes e artistas que pretendem se dedicar a fazer retratos.

3- Ilustração Criativa (versão inglês)

Ilustração Criativa aborda noções de composição e estética, ensinando o ilustrador a se comunicar por meio de imagens e a usar tintas e técnicas de pintura. Este livro é indicado para quem está em um nível mais profissional, mas também pode ajudar caso você já tenha lido as outras obras do autor.

Talvez você goste desse artigo sobre canais do Youtube para aprender artes.

Betty Edwards

Essa professora de artes e escritora norte-americana, nascida em 26 de junho de 1926, ficou conhecida pelo livro Desenhando com o lado direito do cérebro, publicado em 1979. A obra foi usada como padrão em várias escolas de desenho ao redor do mundo e estimulou a produção de outros materiais didáticos. Por isso, trouxemos o livro como sugestão de leitura para iniciantes:

4-  Desenhando com o lado direito do cérebro

Nessa obra, você encontrará técnicas de desenho baseadas em pesquisas sobre o cérebro e aplicações dessas técnicas tanto na educação quanto no mundo empresarial. Além disso, há trechos sobre a expressão pessoal através do desenho e a passagem do desenho em preto e branco para o colorido.

5- Exercícios para desenhar com o lado direito do cérebro

Esse livro pode ser usado como complemento para primeiro. Trata-se da parte prática, na qual são aplicadas as técnicas de desenho e os estudos sobre os hemisférios do cérebro explicados no livro anterior.

São mais de 40 exercícios baseados nas 5 habilidades básicas de desenho (percepção global, luz e sombra, proporção, cores e desenhos de memória) ensinadas na obra citada anteriormente. A autora também faz comentários sobre algumas atividades, auxiliando os estudantes a compreenderem os conceitos trabalhados.

6- Desenhando com o artista interior

Betty Edwards dá continuidade ao livro anterior, ensinando que desenvolver a percepção e a observação é muito importante para quem quer começar a criar seus desenhos. Nessa obra, a autora mostra que qualquer pessoa pode aprender a desenhar, basta apenas direcionar seu olhar.

7- Color: A Course in Mastering the Art of Mixing Colors (Cor: um curso em dominar a arte de misturar cores)

Este livro não possui  tradução para o português, sendo encontrado em inglês, espanhol e italiano. Aqui, Betty aborda a teoria das cores e um método prático para produzir combinações harmoniosas, além de ensinar a reconhecer as cores e combinar as tonalidades. A obra também possui 125 imagens coloridas e exercícios que vão do nível mais simples ao mais desafiador.

Você pode gostar desse artigo sobre 9 passos para analisar uma obra de arte

Burne Hogarth

Se você deseja desenhar figuras humanas em ação, Burne Hogarth é o autor mais indicado. Esse educador e ilustrador americano ficou conhecido internacionalmente em 1929, por suas histórias em quadrinhos sobre o personagem Tarzan, e influencia o mundo artístico até hoje.

Nascido em 25 de dezembro de 1911, Hogarth era considerado o “Michelangelo das tiras”. Ele faleceu aos 84 anos, por conta de um ataque cardíaco, deixando um importante legado para quem deseja se tornar ilustrador. Confira abaixo algumas de suas obras:

Dynamic Drawing series (Série de desenhos dinâmicos)

É uma série de 5 livros sobre desenhos com ação e movimento, sendo que cada um aborda um tema específico:

8- Dynamic Wrinkles and Drapery: Solutions for Drawing the Clothed Figure (Drapeados e pregas dinâmicas: Soluções para desenhar figuras vestidas)

Ajuda a entender como a roupa se mexe e é essencial para criar vestimentas com movimento e volume.

9- Dynamic Light and Shade (Luz e sombra dinâmica)

Nesse livro, você irá aprender sobre luz e sombra, fundamental para a criação de formas tridimensionais. Além disso, a obra possui ilustrações do próprio autor, encorajando o leitor a experimentar diversas técnicas de desenho.

10- Drawing the Human Head (Desenhando a cabeça humana)

Nesse exemplar, o autor ensina a desenhar uma cabeça humana de todos os ângulos e a envelhecer os traços de um rosto, representando desde crianças até idosos. A obra traz 300 ilustrações para ajudar nesse processo.

11- Drawing Dynamic Hands (Desenhando mãos dinâmicas)

Um livro completo sobre como desenhar mãos em diversas situações e posições.

12- Dynamic Anatomy (Anatomia dinâmica)

Livro sobre anatomia artística reconhecido mundialmente, a obra explora a estrutura expressiva da figura humana. São 400 ilustrações que detalham as formas masculinas e femininas, em movimento e em repouso.

Você pode gostar de saber 5 carreiras de arte digital para seguir 

Jayme Cortez

Considerado um dos maiores quadrinistas do Brasil, Jayme nasceu em Lisboa, em 8 de setembro de 1926, mas passou a maior parte de sua vida em terras brasileiras, até falecer por conta de um ataque cardíaco  em 4 de julho de 1987.

Ele foi chargista dos jornais O Dia, Diário da Noite e Gazeta, além de ser um dos organizadores da Primeira Exposição Internacional das Histórias em Quadrinhos, em 1951. Deu aulas na Escola Panamericana de Arte e foi diretor de animações da Maurício de Souza Produções. Seus principais livros foram:

13- A técnica do desenho

Nessa obra, o autor ensina a reproduzir cabeças e corpos masculinos e femininos e a lidar com movimento e enquadramento. Além disso, o livro tem trechos sobre o desenho de vestimentas, objetos e animais.

Também existe no mercado A Técnica do Desenho como coleção, na qual estão publicados separadamente os livros Mãos e pés, A Figura Masculina, A Figura Feminina e Cabeças e Elementos do Rosto, todos lançados pela editora Criativo.

Essas foram nossas sugestões de livros para você que deseja aprender a desenhar. A lista também é útil para quem já tem habilidade com o traço e busca orientação para desenvolver esse talento.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas. Se você conhecer outros livros sobre desenho, deixe aqui nos comentários!

Bons estudos e até breve!

Para saber mais sobre como aprender a desenhar, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo