Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 13 jogos educativos para aprender nas férias brincando

13 jogos educativos para aprender nas férias brincando

Olá, leitor!

É tempo de férias escolares! Este período é o mais desejado pelas crianças e o que elas mais querem é brincar.

Muitos pais procuram alternativas de brincadeiras para distrair as crianças e aproveitar esse momento da melhor forma. E além de brincar e se divertir a criança pode aprender muitas coisas neste período.

Há várias situações em que a interação entre pais e filhos promove aprendizados, atividades como um passeio ao museu, peças de teatros, filmes, livros, atividades na cozinha, brincadeiras e os jogos.

Nós selecionamos dicas de jogos educativos que promovem diversão e ao mesmo tempo aprendizado sobre conhecimentos gerais. Além dos jogos eletrônicos preparamos dicas de jogos educativos fáceis de fazer em casa e que irão tornar as férias um período de aprenderem juntos.

Confira a seguir estas dicas!

Jogos educativos x Jogos recreativos

jogos_educativos

É importante diferenciar os tipos de jogos para que faça sua melhor escolha:

Jogos recreativos

Os jogos recreativos são destinados ao prazer e distração, indicados para passar o tempo e relaxar, exemplo são os jogos de futebol, de personagens, de luta e etc.

Jogos eletrônicos

Os games, jogos de computador ou jogos digitais, são atividades que utilizam diversos recursos tecnológicos como áudio, animação; avanço de fases, cenário contextualizado, desafio, etc. Hoje há vários jogos eletrônicos e educativos, que estão sendo utilizados inclusive nas salas de aula.

Jogos educativos

Os jogos pedagógicos, também chamados de jogos educativos ou educacionais, desenvolvem habilidades que envolvem cognição, aprendizado intelectual, cultural e/ou social.

Os jogos de computador que são educativos captam a atenção de crianças e adolescentes, aliam a interação com uma interface rica em recursos visuais e sonoros, recursos lúdicos que promovem o aprendizado de conteúdos escolares e de conhecimentos gerais e contribuem para a criança aprender a partir da dedução, dos erros e tentativas de acerto.

É importante ressaltar que apesar dos jogos educativos eletrônicos terem interfaces autoexplicativas, instruções em áudio e instruções escritas bastante claras, e que a criança ou adolescente consegue jogar sozinha com autonomia, é importante a presença dos pais.

Jogos educativos grátis

Ludo Educativo

É um site de jogos educativos gratuitos desenvolvidos pela Aptor Games e Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com apoio de institutos de pesquisa. Os jogos educativos do portal estão classificados em duas categorias, Ludo Educa e Ludo Escola. Os jogos da categoria “Ludo Educa” tem o objetivo de promover bons hábitos alimentares e de higiene, idiomas e dados culturais que irão aumentar o conhecimento geral das crianças. Já a categoria Ludo Escola, trabalha as matérias de química, biologia, geografia, física, história e matemática.

Tem destaque os jogos “Contra a Dengue” e o “Ludo Primeiros Passos”, que receberam segundo e terceiro lugar na premiação do Festival de Jogos da Brasil Game Show (BGS 2012).

  • Contra a dengue: o objetivo do jogo é combater os focos da dengue e acabar com os mosquitos transmissores dessa doença.
  • Ludo primeiros passos: jogo que ajuda na alfabetização, brincando com letras, palavras e sílabas.
  • Pesque e salve: jogo que aborda combate à poluição.
  • Half na floresta: jogo que aborda meio ambiente.
  • Museu encantado: jogo educativo que aborda artes, história e raciocino lógico.

Escola Games

É um site de jogos educativos com acesso gratuito, elaborado por uma equipe de profissionais especializados em educação, que disponibiliza os jogos para serem utilizados dentro das salas de aula e que os pais podem acessar para brincar com seus filhos. Há 23 jogos educativos gratuitos no site em categorias: alfabetização, ciências, matemática, inglês, conteúdos de letramento e conhecimentos gerais

Confira alguns jogos educativos disponíveis no portal Escola Games:

  • Museu dos dinossauros: jogo educativo sobre os dinossauros e a época em que viveram.
  • Memória animal: jogo da memória sobre vários animais: tigre, leão, raposa, girafa, rinoceronte, onça pintada, zebra e etc.
  • Heróis dos mares: jogo Educativo sobre o lixo nos oceanos.
  • Brasil na copa: jogo educativo online sobre o Brasil nas Copas do Mundo de futebol.
  • Dó Ré Mi: jogo educativo online com as notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, e SI.

E se você está procurando ideias de brinquedos educativos para presentear seu filho e interagir com ele nas férias, veja estes 15 brinquedos que selecionamos aqui.

Jogos educativos para brincar e fazer junto com a criança

Para tornar o período de férias ainda mais divertido, criar momentos lúdicos e ao mesmo tempo desenvolver as habilidades das crianças, você pode escolher jogos educativos fáceis de fazer em casa.

Veja algumas sugestões:

Jogo da Memória

O Jogo da memória pode ser feito em casa escolhendo um tema para imprimir que pode ser pesquisado na internet, impresso em folha com gramatura 180g que é mais firme, recortado em quadradinhos. Veja alguns modelos prontos de jogos da memória para imprimir neste site aqui.

Outra opção são os Jogos da Memória para imprimir e colorir, você pode imprimir duas cópias e seus filhos podem pintar, depois é só recortar e brincar! Confira um exemplo de jogo da memória para colorir e imprimir aqui.

Está sem impressora? Use a criatividade e personalize um Jogo da Memória com adesivos, você vai precisar de duas cartelas de adesivos iguais e duas folhas de gramatura 180g, cartolina ou papelão, recorte quadrados de tamanhos iguais e cole os adesivos formando os pares de adesivos. Bem fácil e divertido.

Palavras Cruzadas

É um jogo educativo indicado para desenvolver habilidades de atenção, concentração e letramento, além de auxiliar na alfabetização, contribuem para leitura, raciocino, associação etc.

Você pode pesquisar por cruzadinhas para imprimir na internet e fazer um campeonato com as crianças.

Outra opção são as cruzadinhas para brincar online, neste link você encontra palavras cruzadas online sobre vários temas (conhecimentos gerais, artes, ciências, história, português, matemática etc).

Você pode abordar um tema específico com seu filho e criar palavras cruzadas personalizadas, há sites geradores de palavras cruzadas bem legais e fáceis de usar, confira duas opções abaixo:

Caça ao tesouro

É um jogo bem divertido e pode ser muito educativo. O Caça ao Tesouro consiste em combinar com as crianças o que elas vão procurar dando pistas, ganha a criança que encontrar os tesouros primeiro. Esta brincadeira pode ser feita em casa ou ao ar livre. Pode se adaptar para uma criança apenas, neste caso é legal dar uma recompensa ao final da brincadeira quando ela encontrar todos os tesouros.

Você pode personalizar as pistas e tornar a brincadeira bem mais interessante ou pode fazer de uma forma bem simples com as sugestões abaixo:

  • Caça ao tesouro com letras do alfabeto: pedindo para que procurem objetos (tesouros) que comecem com uma letra.
  • Caça ao tesouro com cores: pedindo para que procurem objetos (tesouros) de uma cor específica.
  • Caça ao tesouro com formas geométricas: pedindo que procurem objetos (tesouros) com uma forma geométrica específica, por exemplo, quadrado, retangular, triangular etc.

Para crianças acima de 7 anos você pode personalizar um caça ao tesouro com enigmas e escondendo previamente objetos específicos e colocando as pistas ou descrevendo oralmente.

Confira algumas sugestões para você se inspirar e fazer um jogo educativo que as crianças de todas as idades amam:

  • Caça ao tesouro do pirata: disponibilizado no blog Papo da Professora Denise. A professora Denise deixou um arquivo com as pistas que podem ser editadas e adaptadas e o roteiro bem explicado de como fazer o jogo de caça ao tesouro com as crianças. Confira aqui.
  • Caça ao tesouro com pistas e charadas: disponibilizado no blog Tempo Junto, você encontra dicas para fazer um caça ao tesouro muito divertido com as crianças e kits de pistas prontas para imprimir com temas diversos, e também um tema para fazer ao ar livro no parque. Confira!

Já compartilhamos aqui no Canal do Ensino várias dicas de jogos educativos que podem ser feitos de materiais reciclados e que são muito fáceis de fazer. Confira 15 ideias de jogos educativos com material reciclado aqui.

Você pode aproveitar esse momento das férias para compartilhar aprendizados e o mais importante: carinho e afeto!

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo