Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » 13 apostilas grátis para o vestibular

13 apostilas grátis para o vestibular

Sabemos que os questionamentos e as pressões que pairam sobre os vestibulandos são diversos. O conteúdo das provas é vasto e diversificado e é necessário organização e disciplina para os estudos. Por isso, selecionamos algumas dicas de apostilas gratuitas disponíveis na internet para auxiliar nos estudos para o vestibular.

Olá, leitores!

As apostilas online são um método muito versátil e vantajoso de se estudar para quem pretende prestar prova para os vestibulares. Entre os diversos benefícios estão o fato delas reunirem a maior parte do conteúdo em um único material, expondo as disciplinas do ensino fundamental e médio, de não haver custo algum para os estudantes no caso das apostilas gratuitas, pela facilidade de acesso na internet e, no caso de não ser sugerida a bibliografia no guia do vestibulando, elas ajudam a nortear os estudos do candidato.

Estudando sozinho para os vestibulares: Por onde começar?

A autonomia dos estudantes que estão por conta própria também possui algumas desvantagens, pois exige muito mais disciplina, uma vez que não há a pressão da cobrança dos professores de cursos pré-vestibulares através de simulados e exercícios. Uma alternativa para essa situação é que o aluno faça simulados em cursinhos voltados a população de baixa renda, pois a maioria disponibiliza vagas para estudantes de fora, não regulares do curso. O grupo de estudos semanal com colegas também é uma ótima forma de realizar estudos coletivos, pois proporcionam uma aprendizagem 30% maior do que o estudo individual. Isso porque quando o indivíduo explica e compartilha conhecimentos com outro, desenvolve uma linha de raciocínio lógico, o que leva a um contato mais profundo com a informação, mas deve se levar em conta que os outros estudantes também devem estar comprometidos com a aprendizagem.

Estudar em bibliotecas também pode ser uma alternativa interessante, pois proporciona silêncio, tranquilidade, um estudo livre de ruídos externos e sem acesso direto a internet e redes sociais. Em outras palavras, longe de distrações. Porém, devemos ressaltar que tanto o estudo individual, quanto o coletivo ou em cursinhos pré-vestibulares, necessita de disciplina e foco da parte dos estudantes.

Apostilas gratuitas online valem a pena?

O candidato que precisa estudar para os vestibulares deve se atentar quando buscar apostilas eficazes na internet, sempre escolhendo materiais relevantes e de qualidade, que tenham qualidade acadêmica, buscando sites e fontes de informação confiáveis e, em caso de dúvida, participar de fóruns de discussão com estudiosos respaldados e outros estudantes. Existem diversos tipos de apostilas gratuitas na internet. Há aquelas que são distribuídas por disciplina (matemática, português, história, física, química, inglês, etc.) e divididas por tópicos, como por exemplo, na apostila de inglês que compreende advérbios de frequência, advérbios interrogativos, antônimos, entre outros. Algumas são distribuídas de forma mais geral, através de cadernos (Caderno de Língua Portuguesa e Inglês, Caderno de Ciências Humanas, Caderno de Ciências da Natureza, etc).

Sites com apostilas gratuitas online para o vestibular

Existem universidades que disponibilizam apostilas online de cursinhos pré-vestibulares gratuitamente, sendo uma ótima alternativa para quem não tem condições de investir em um curso preparatório, além de se tratar de um material de qualidade disponibilizado por universidades renomadas, pois geralmente é elaborado por professores universitários, abordando temas atuais e frequentes nos vestibulares. A seguir, listamos alguns sites de universidades com a opção de download de apostilas preparatórias.

A Pró-reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP desenvolveu um material com conteúdo preparatório pré-vestibular que está disponível para download, que conta ainda com um caderno de apoio que traz exercícios e demais assuntos relacionados ao material de estudo. A seguir, encontram-se os links para download da 1ª coleção de cadernos da Unesp:

A Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF também disponibiliza material didático preparatório para os vestibulares. No menu principal, há o item “download” onde encontra-se apostilas de 2012, 2013, 2014 e 2015.

O site do pré-vestibular comunitário VETOR também disponibiliza material gratuito e de qualidade àqueles que desejam ingressar em uma universidade. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que visa atender a população de baixa renda. O curso foi desenvolvido inicialmente no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, no ano 2000, como um projeto social com o objetivo de favorecer o acesso à graduação de nível superior aos menos favorecidos economicamente e incentivar a participação comunitária no ensino superior e capacitá-la para os vestibulares.

O curso é bastante completo, contando com eventos extraclasse (mesas-redondas, passeios, gincanas), atendimento psicopedagógico, biblioteca composta por livros e apostilas, visando aos estudantes que não possuem disponibilidade financeira para adquirir material didático novo, além das aulas regulares, promovendo o exercício da cidadania e estimulando a formação do pensamento crítico. Ainda conta com uma equipe de professores capacitados exclusivamente para corrigir e orientar em relação às redações dos estudantes, de forma criteriosa.

O curso VETOR não restringe seu conteúdo aos seus estudantes, pois tem como objetivo disseminar e democratizar o conhecimento e, dessa forma, disponibiliza o acesso ao público em geral de todo o material didático desenvolvido por sua equipe de professores, que é atualizada regularmente. Seguem os links para download de todo o material didático do site.

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado 11/08/2017)

Geografia

Física

História

Matemática

Língua Portuguesa / Literatura Brasileira 

Química

Língua Estrangeira

Biologia

Redação

Vale a pena lembrar que as apostilas online são apenas uma das diversas ferramentas disponíveis para auxiliar no estudo das disciplinas exigidas nos vestibulares, porém, é indispensável a disciplina do aluno, programação de um cronograma necessário para contemplar todo o conteúdo e é claro, foco sempre!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo