Você está aqui:Home » Dicas » Notícias » 12º Educasul e 2ª Expo Estudar apresentam em Florianópolis as novidades no setor de educação

12º Educasul e 2ª Expo Estudar apresentam em Florianópolis as novidades no setor de educação

Olá,

Florianópolis recebe, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, a segunda edição da Expo Estudar, a maior feira de educação do Sul do Brasil, que reunirá várias instituições de ensino do país. Serão cerca de 50 expositores entre editoras, universidades, escolas particulares, entidades, cursos profissionalizantes e de intercâmbio que, juntos, apresentarão suas estruturas, cursos, diretrizes pedagógicas e plataformas de ensino a quem já estuda, quer retomar os estudos, precisa de estágio ou pretende ter uma nova experiência estudando ou trabalhando fora do Brasil.

A feira será um programa gratuito, em que cada um poderá encontrar e conhecer alternativas de estudo adequadas às suas necessidade. Como explica Jessé Torres, diretor da Capacitar, empresa organizadora do evento, a Expo Estudar será “diversificada e multifacetada, representando todos os segmentos educacionais: desde as séries iniciais até pós-graduação e doutorado, passando por intercâmbios, qualificação técnica, cursos de idiomas, profissionalizantes, preparatórios, para a terceira idade, entre outros”.

Uma das participantes, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca/USP), trará uma novidade totalmente gratuita. Irá oferecer oficinas de mídias na escola. A ideia é incentivar professores e alunos a criarem blogs, jornais e canais de rádio e  TV voltados à comunidade escolar.

Univali, Colégio Catarinense, Unicesumar, Udesc, Cebrac, Box Car, SESI/SENAI, FIESC, Cirandarte, Sistema Etapa, Dittrich Solutions, Livrarias Paulina, Paulus, Livros & Livros, Fantep, Unisociesc, CI Universidades, Supera, Uninter e Universidade Positivo, entre outros, também irão apresentar seus cursos e produtos. A maior parte desses expositores  promoverá ações como sorteio de bolsas, distribuição de brindes, descontos em livros e outras iniciativas que darão uma dinâmica toda especial aos três dias de feira. Durante o evento acontecerão palestras-relâmpago, aulões gratuitos preparatórios para o ENEM e para o Vestibular, além de apresentações artísticas e culturais. Estão previstos ainda espaços literário, de oportunidades de estágio e de consultas vocacionais.

Para o organizador, o propósito da Expo Estudar é servir como um ambiente rico em informações interessantes e úteis para a vida das pessoas. A programação é voltada a todas as faixas etárias e busca ampliar os conhecimentos de todos sobre a educação, ajudando inclusive os pais na orientação da vida estudantil de seus filhos.

Educasul: Congresso debate formas de reduzir evasão escolar no Ensino Médio

Além da feira, o 12o. Congresso Educasul, que acontece em paralelo à Expo Estudar, vai reunir em dois dias (31.08 e 01.09) uma ampla programação voltada a pesquisadores, professores, educadores e profissionais, com foco em buscar respostas para a evasão escolar. O alto índice de jovens fora da escola, o desinteresse pelo conteúdo ensinado, a baixa qualidade do ensino, a falta de infraestrutura nas escolas e o déficit de professores motivaram o debate sobre o Ensino Médio.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícílios (Pnad) realizada pelo IBGE em 2011, 1,7 milhão de jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola. Um outro dado revela que dentre os 58% dessa faixa etária, que frequentam o ensino médio, 75% estão abaixo do nível de proficiência esperado. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado para medir a qualidade do aprendizado, está estagnado desde 2011.

O primeiro a falar no Congresso sobre estes números nada animadores, será o educador Mozart Neves Ramos. O professor – referência nacional em educação – abrirá os trabalhos do Educasul, no dia 31.08, com a palestra “A Crise no Ensino Médio no Brasil”. Neves é diretor do Instituto Ayrton Senna e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente escreveu um artigo na revista Isto É falando sobre a revolução silenciosa do ensino em Santa Catarina.

Outros nomes respeitados no cenário da educação nacional, como Natacha Costa, da Cidade Escola Aprendiz; Helena Singer, do Centro de Referências em Educação Integral, entre outros, também estarão discutindo as perspectivas e desafios do Ensino Médio no Brasil. As inscrições para participar do Educasul são pagas.

Oportunidades para estudar no exterior

Embalada pelo levantamento feito pela Brazilian Educational & Language Travel Association, que revela que 30,5% dos brasileiros querem trabalhar e fazer um curso de inglês no exterior e que 20,1% quer apenas estudar um idioma, esta edição também contará com empresas que oferecem cursos e programas internacionais, como a Swiss Education Group e a Travelmate. A primeira, uma rede de escolas de hotelaria e gastronomia com programas de graduação, pós-graduação e mestrado aposta nos dados do World Travel & Tourism Council, que aponta que até 2023 serão criados cerca de 340 milhões de empregos na área de hospitalidade.

A segunda, também motivada pelos números positivos na área de international experience, apresentará seus cursos e programas de intercâmbio e trabalho em mais de 40 destinos pelo mundo. Jesse considera a feira como “um incentivo às pessoas que desejam voltar a estudar, querem investir em uma nova experiência ou procuram uma qualificação de acordo com suas necessidades e interesses”, seja para crescimento individual ou para alcançar uma melhor colocação profissional. Para isso, o evento terá um espaço totalmente dedicado ao primeiro emprego – com empresas especializadas em captar alunos estagiários para empresas e instituições.

SERVIÇO

Expo Estudar:

Quando: De 31 de agosto a 02 de setembro

Onde: Centrosul – Florianópolis/SC

Horário de funcionamento: Dias 31/8 e 01/09 das 13  às 20 horas – dia 02/09/2017 – das 13:00 às 18 horas.

Entrada Gratuita

Mais informações

Congressso Educasul:

Quando: De 31 de agosto a 01 de setembro

Onde: Centrosul – Florianópolis/SC

Horário de funcionamento: Dias 31/8 e 01/09 das 9:00 às 18 horas

Entrada paga

Inscrições

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 02/10/2017)

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo