Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » 12 planilhas essenciais para recursos humanos

12 planilhas essenciais para recursos humanos

Olá, leitores!

Ter uma empresa não é nada fácil, você pode ser um grande vendedor e trabalhar muito para a empresa crescer e vender cada vez mais. Mas se você não tem um controle e pessoas trabalhando junto com você para que o esse controle aconteça, vai ser bem complicado. Não basta apenas saber vender e ter um planejamento, é preciso controlar tudo o que acontece dentro da empresa, por isso você precisa de planilhas.

Não estamos falando apenas de planilhas de finanças ou coisas mais simples, é necessário ter várias planilhas para controlar tudo o que acontece dentro da empresa. Claro que, dependendo da sua empresa, você pode precisar só de algumas, mas vamos mostrar aqui 12 planilhas essenciais para recursos humanos. Se você aprender a usar todas essas planilhas pode ter certeza que seu trabalho será muito bem-sucedido:

1. Planilha de Vendas - Já falamos aqui que você pode ser um grande vendedor, mas se não tiver controle do que vende, será muito difícil alcançar o sucesso. A planilha de vendas é muito importante no planejamento e controle das vendas, o controle deve ser muito bem detalhado. Você precisa saber nessa planilha o que está vendendo mais, qual a região que vende mais, qual vendedor tem mais sucesso nas vendas, etc. É necessário controlar tudo isso para que as vendas melhorem e você crie novas estratégias.

2. Avaliação de desempenho - Você pode ter no controle de venda, o desempenho e a quantidade de venda de cada funcionário, mas é importante ter uma planilha separada para avaliação de desempenho. Essa é uma atividade muito importante exercida pelo RH, pois através dessa avaliação é possível medir quem está indo bem ou mal, mas ela vai além disso, você não vai controlar apenas quem trabalha com vendas, pode controlar todos os profissionais e o desempenho por competências.

3. Controle de caixa - Uma das planilhas mais essenciais. O funcionário responsável pela planilha precisa fazer lançamentos diários de entrada e saída financeira. Uma planilha completa deve ter custos fixos como telefone e internet, salários, entre outras coisas, mas é importante colocar os custos esporádicos.

4. Indicadores de recursos humanosO RH da empresa precisa pensar nas pessoas e também na estratégia. Com essa planilha você pode definir os indicadores mais importantes, pode estabelecer estratégias para problemas, analisar indicador de receita por funcionário, analisar a taxa de rotatividade, entre outras coisas.

5. Demonstrativo de Resultados - Ter uma planilha que ajuda a descobrir se a empresa está dando lucro. É importante saber se você pode estar apenas ganhando e pagando as contas ou pior, pode estar dando prejuízo. Essa planilha é muito importante e deve ter o valor de tudo o que a empresa gasta e ganha, como comissões, receita bruta, margem de contribuição e impostos.

6. Controle de compras e estoque – A planilha de compras e estoque é indispensável, ela deve contar com pedidos, pedidos cancelados, vendas, estoques, status de entrega e outras informações necessárias de acordo com sua empresa.

pessoas-em-reuniao-da-empresa

7. Controle de treinamento e desenvolvimento - Se começar a utilizar planilhas da forma certa, provavelmente a empresa vai crescer, por isso cada vez mais vai precisar de novas planilhas. A planilha de treinamento e desenvolvimento é necessária, ela ajuda a controlar os treinamentos que a empresa disponibiliza para os funcionários, dessa forma é possível condicionar os treinamentos e não perder tempo com treinamentos desnecessários.

8. Controle de clima organizacional - De tempo em tempo é importante fazer uma pesquisa de clima, saber se o seu funcionário está bem e satisfeito para que a empresa continue ganhando. Veja como anda o clima na empresa, a relação dos superiores com subordinados, uma pesquisa e planilha para controlar isso é importante.

9. Cadastro e controle de funcionários - Estamos falando aqui de todos os funcionários, os que estão na empresa e os que já saíram, você precisa ter o cadastro e controle dos funcionários com as admissões, demissões e pagamentos gerais.

10. Cálculo de hora extra – Se seus funcionários tem costume de fazer hora extra é preciso ter controle, muitas vezes o funcionário faz hora extra, mas não trabalha o tempo todo. É preciso controlar para saber se estão fazendo muita hora extra, se conta que fez, mas não estava na empresa.

11. Folha de pagamento – Uma planilha com folha de pagamento pode parecer desnecessária, mas é muito importante, principalmente se sua empresa é grande. Faça uma planilha com folha de pagamento e veja como faz diferença no seu controle.

12. Planilha de plano de cargos e salários - Saber quanto cada funcionário ganha e o valor de cada salário é muito importante, isso ajuda até no momento de contratar mais funcionários.

Aproveite, use e abuse dessa ferramenta tão importante no mercado de trabalho.

Até logo!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo