Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 12 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego

12 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego

Olá,

Em uma entrevista de emprego há algumas perguntas que podem ser feitas para descobrir um pouco mais da empresa na qual se deseja trabalhar e até mesmo quais serão as tarefas executadas pelo funcionário, permitindo setar todas as expectativas criadas e saber exatamente para qual a função o interessado está sendo contratado.

Confira, abaixo, quais são as perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego para assegurar que os detalhes da vaga possuem relação com seus interesses pessoais e profissionais, além de demonstrar profissionalismo, interesse e engajamento com a empresa contratante.

 Veja 12 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego

 1 – Quais os objetivos da empresa?

A contratação de um funcionário engajado é um dos requisitos para que o setor de recursos humanos desempate candidatos com perfis muito parecidos, ofertando a vaga aquele que normalmente perguntou ou pesquisou sobre a trajetória da organização para conhecer mais afundo sua futura contratante.

Questionar o entrevistador sobre os objetivos da empresa e até mesmo especificamente do setor no qual irá trabalhar demonstrará seu interesse pela organização, permitindo crescer juntamente com o negócio, além de setar suas próprias expectativas sobre o crescimento profissional que poderá se obter com aquele cargo ou função ocupada para atender as metas que forem traçadas conforme os objetivos apresentados.

 2 – Qual o modelo de liderança?

Principalmente para entrevistas que acontecem diretamente com o responsável do setor contratante, é interessante questioná-lo sobre seu modelo de liderança, conhecendo mais sobre o gestor e visando a perfeita adaptação do candidato com os métodos e modelos adotados pela empresa para a boa convivência profissional de todos os funcionários.

 3 – Quais serão minhas atividades diárias?

As tarefas que devem ser exercidas diariamente devem ser de conhecimento do candidato entrevistado, afinal o mesmo poderá verificar quais as experiências e aprendizados que estão sendo solicitados para atender as atividades e até mesmo traçar um planejamento de organização do seu dia-a-dia para que toda a rotina possa ser cumprida, com seus compromissos e afazeres, além de demonstrar profundo interesse pelo fluxo de tarefas da empresa.

 4 – Quais são as expectativas em relação ao candidato?

Deduzir o que uma empresa está buscando em um profissional e quais são as expectativas quando contratado pode ser um risco, assim questionar o entrevistador sobre quais são as esperanças relacionadas à nova contratação, incluindo desempenho e comportamento do mesmo, é ideal para setar suas próprias expectativas e demonstrar engajamento.

entrevista-emprego-perguntas

 5 – Quais os deslizes comportamentais que não devo cometer?

Cada empresa possui seu próprio código de conduta, com regras e bons modos que devem ser seguidos na empresa por todos os seus funcionários, porém cada pessoa aprende isso ao observar o ambiente com o tempo. Deve-se questionar sobre quais deslizes comportamentais não devem ser cometidos, esperando que o entrevistador cite alguns fatos reais que devem ser evitados dentro de uma organização.

Cada empresa considera como comportamento inadequado uma série de aspectos diferentes, podendo relacioná-los às vestimentas, desorganização do funcionário, horários de entrada e saída da empresa, dentre diversos outros detalhes que devem ser acordados.

 6 – Quais qualidades você busca em um candidato?

Esta é uma pergunta para se destacar no momento das entrevistas, afinal saber quais as características do funcionário que está sendo buscado poderá lhe oferecer uma vantagem perante os concorrentes para adaptar seu comportamento de acordo com os valores que forem destacados pelo entrevistador.

 7 – Por que o entrevistador gosta de trabalhar na empresa?

Lembre-se que o entrevistador é nada menos que um funcionário contratado como o que a empresa está buscando, assim é possível sanar um pouco a curiosidade e o interesse da empresa questionando-o porque ele mesmo gosta de atuar em determinada função ou organização, permitindo conhecer quais são os pontos mais fortes do negócio e principalmente demonstrar interesse real em se tornar um futuro funcionário como ele ao reconhecer as vantagens da corporação.

 8 – Como é a equipe na qual vou trabalhar?

A empatia e o bem-estar com todos os funcionários é um dos valores buscados por muitas empresas no momento da contratação de um novo empregado, visando sua adaptação com o time que o receberá dentro das operações e que provavelmente terá que lidar diariamente com o novo profissional no local.

É interessante solicitar uma breve descrição da equipe na qual o interessado irá trabalhar, permitindo conhecer os perfis dos funcionários que já atuam no local e até mesmo reconhecer o escopo hierárquico da área de atuação para visar qual posição deseja atingir em alguns anos.

9 –  Quais os incentivos para crescimento profissional?

Este questionamento propõe que o candidato está interessado em crescer e se desenvolver dentro da empresa, o que é bastante relevante para o entrevistado no momento de reconhecer seu perfil.

Saber quais os incentivos que a empresa disponibiliza para crescimento profissional poderá agradar não somente o entrevistador, mas também sanar suas expectativas, afinal será possível visualizar se há uma equipe de treinamento preparada, se há uma força de gestão constante para desenvolvimento e até mesmo bonificações de acordo com as metas e resultados que forem atingidos individualmente ou pela equipe.

+ Descubra como procurar e conseguir um emprego utilizando a internet

 10 – Como essa função se encaixa nas metas e visão da empresa?

A importância de seu cargo perante a empresa é um dos aspectos essenciais para o conhecimento do profissional que será contratado, afinal o mesmo poderá saber, em um contexto geral, quais são os planos, potencial de liderança e até mesmo quais os impactos de suas ações dentro da organização como um todo.

Isto poderá demonstrar ao entrevistador sua preocupação com a empresa de modo geral, não somente com sua função isolada, mostrando que é de seu interesse o crescimento e o lucro da corporação com sua contribuição direta nos impactos positivos por seu cotidiano de trabalho.

 11 – Quais os resultados da empresa nos anos anteriores?

A trajetória da empresa é um aspecto muito importante para saber as previsões para os anos que o candidato atuará no negócio, permitindo questionar o entrevistador sobre quais os números e posições de crescimento que foram atingidas pela organização nos meses ou anos anteriores e até mesmo em setores específicos, verificando qual o histórico da área de atuação em questão de alcance de metas e objetivos que foram traçados.

Conhecer o passado da empresa, permitirá reconhecer o momento que a empresa está passando atualmente, possuindo uma ideia de rentabilidade, crescimento e expectativas profissionais para os anos seguintes.

 12 – Qual a remuneração do meu cargo?

Por fim, a remuneração é uma das perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego, porém que causa muita tensão e medo dentre os candidatos para adentrar em valores de salários e outros benefícios variados, ainda que seja o aspecto principal para a contratação de trabalho.

Normalmente as questões salariais são discutidas no final de uma entrevista de emprego, para setar as expectativas não somente do funcionário, mas também do empregador ao visualizar qual seria a pretensão salarial. É possível oferecer seu salário atual ou último salário como base para solicitar o valor desejado, assim como contar com sua experiência dentro da função e das atividades que são solicitadas pelo cargo.

A pergunta de remuneração deverá iniciar com o salário fixo que é oferecido, questionando qual o modelo de contratação que a empresa oferece aos seus funcionários (CLT ou PJ) e deve estender até os benefícios adicionais que são disponibilizados, assim como vale alimentação, vale refeição, auxílio odontológico, plano de saúde, seguros que são ofertados contra acidentes de trabalho, principalmente para funções que oferecem riscos à saúde e manuseio de equipamentos pesados, além de diversos outros modelos de vantagens que podem ser definidas de acordo com cada empresa, muitas delas ofertam cartões de presente em datas comemorativas, alimentação no local para funcionários, dentre outros que podem fazer com que os funcionários se surpreendam ainda mais e se engajem realmente à empresa para a prestação de serviços.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo