Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » 12 passos para você melhorar sua caligrafia

12 passos para você melhorar sua caligrafia

Olá, leitor!

Com o avanço tecnológico, muitas pessoas acabam perdendo a prática de escrever em cadernos, como na época de escola. Acontece, que para ter uma boa caligrafia é preciso praticar e sempre manter o hábito de fazer anotações, seja em uma agenda, caderno, livros, etc.

Por mais que, atualmente, utilizamos mais dispositivos móveis para nos comunicar, há situações em que precisamos utilizar nossa caligrafia como por exemplo, em bancos, no trabalho e principalmente em provas de vestibulares.

Nesses casos, se você não tem uma caligrafia razoável, pode passar momentos constrangedores. Então, para te ajudar a mudar essa situação, preparamos um manual completo de como melhorar sua caligrafia. Confira!

Como ter a letra bonita mesmo escrevendo rápido?

melhorar_caligrafia

Principalmente quando estamos na faculdade, é comum adquirirmos o hábito de escrever rápido, porém nossa caligrafia acaba sendo prejudicada. O mesmo acontece quando trabalhamos com escrita, em que há a necessidade de uma velocidade maior em escrever.

Mas será que é possível ter uma caligrafia bonita mesmo escrevendo rápido? A resposta é sim. Existem algumas técnicas que você pode usar e praticar na sua casa para melhorar sua escrita e ainda assim manter a produtividade.

Técnicas de cronometrar a escrita, praticar diariamente a velocidade de sua escrita e aprender a escrever com letras de forma são maneiras de agilizar sua escrita sem prejudicar a caligrafia.

Escrever com letras de forma, exige menos esforço e você pode dominar melhor os movimentos da escrita. Se você sempre escreveu com letras no estilo cursivo, pode aprender com a prática a mudar sua caligrafia.

Mas geralmente, antes de aprender a escrever rápido, você precisa aprender a melhorar sua caligrafia para posteriormente treinar a velocidade. Então, confira agora um passo a passo completo.

12 passos para melhorar sua caligrafia

1 – A escolha da caneta influencia

Pode não parecer, mas cada tipo de caneta pode modificar sua caligrafia. Caneta grossa ou fina, tanto na dimensão, quanto na espessura da ponta fazem a diferença na escrita.

Portanto, tente experimentar vários tipos diferentes de caneta para identificar qual delas pode colaborar melhor com a otimização de sua escrita. Esse é o primeiro passo.

2 – Analise sua letra

O segundo passo diz respeito à análise da sua letra atual, que poderá ser feita da seguinte maneira:

  • Quais são as características mais marcantes de sua letra?
  • Quais características você não gosta e quer mudar?
  • Qual é o ângulo da sua letra?
  • Sua escrita é desigual ou segue um padrão? (redonda, grande, pequena, deitada, etc)
  • Como você gostaria que sua letra fosse?
  • Tem algum modelo para se espelhar?

A partir dessa análise, você terá um norte para se empenhar em melhorar sua caligrafia. Escreva um ou dois parágrafos, seja de uma letra música, e analise sua letra para ter uma noção do que mudar.

3 – Aprenda a escrever de forma alinhada

O alinhamento da escrita é fundamental para que sua caligrafia apresente um bom visual. Veja algumas dicas para melhorar o alinhamento da sua escrita:

  • Tente escrever cada letra do mesmo tamanho.
  • Tente alinha sua escrita com as linhas do caderno.
  • Deixe sempre as frases alinhadas à margem da folha.
  • Sempre escreva sobre a linha base do caderno.

4 – Cuidado com o espaçamento entre as palavras

A função do espaçamento traz o mesmo objetivo do alinhamento, deixar sua caligrafia com um visual mais atrativo. Quando as palavras ficam muito juntas ou separadas demais, podem dificultar a leitura.

Tente manter um padrão de espaçamento entre as palavras. Isso dará mais qualidade à sua caligrafia e consequentemente lhe ajudará a melhorar sua letra.

5 – Não aplique força demais

O objetivo da escrita não é causar muito esforço nem se tornar uma atividade exaustiva, principalmente se você costuma escrever muito durante o dia. Uma técnica que funciona é não aplicar força demais ao escrever.

Tente pegar de forma suave na caneta e deixar que ela deslize sobre a folha de maneira natural. Caso você perceba que a escrita deixa marcas do outro lado da folha, diminua a força aplicada.

Essa prática também irá te ajudar a deixar sua escrita mais bonita. Quanto menor o esforço, melhor a qualidade da letra.

6 – Apoio

Definitivamente não há como ter uma caligrafia bonita, se seu braço não estiver apoiado corretamente. Da mesma forma, se você utiliza os dedos indicador e polegar para segurar a caneta, você precisa dos outros dedos como apoio.

O apoio é fundamental para que você tenha sucesso em sua caligrafia, para ganhar maior estabilidade, não cansar os músculos e ter domínio na escrita.

7 – Mantenha a calma

A princípio, quando você estiver treinando sua escrita, não tente escrever rápido demais. Como você ainda estará em fase de aprendizado, qualquer deslize poderá comprometer sua caligrafia. Aí todo esforço será perdido.

Quando você já tiver dominado a escrita e conseguir melhorar suas técnicas, aí sim pode começar a treinar a velocidade.

8 – Faça um curso de caligrafia

Já pensou em fazer um curso de caligrafia? Pode te ajudar muito a melhorar significativamente sua letra. Por meio de um curso, você pode até aprender vários estilos de escrita, como escrever com letras de forma, letras cursivas, caligrafia artística e muito mais. Veja alguns que encontramos:

Curso de caligrafia grátis

3 Cursos de caligrafia grátis

Curso de caligrafia – Instituto Universal Brasileiro

Fundamentos da caligrafia artística – Eduk

Caligrafia artística – FIEMG

Curso de caligrafia – Instituto Monitor

Curso de caligrafia – Ivo Nissola

Curso de caligrafia – SENAC MG

9 – Utilize folhas pautadas

As folhas pautadas lhe ajudarão muito a dar mais forma à sua letra. Além disso, você conseguirá aprender também como dar espaçamento e alinhamento à sua escrita. Outra coisa importante é que você conseguirá criar um padrão de tamanho para sua letra.

10 – Não tente “enfeitar” a letra

Logo no início, quando você está começando a trabalhar sua caligrafia, não se preocupe com o visual dela. Não tente fazer letras no estilo artístico, pois pode lhe prejudicar. Quanto mais clean e legível sua letra estiver, melhor.

11 – Treine pelo menos 15 minutos por dia

Lembra que falamos no início desse artigo sobre a importância de praticar? Se você trabalha no computador, precisa tirar pelo menos 15 minutos do seu dia para praticar tudo o que você aprendeu na teoria. Aperfeiçoe sua letra dia a dia.

12 – Treine na lousa

Compre uma lousa pequena e giz de cera para treinar atividades e as letras do alfabeto. A maciez do giz em contato com a lousa, além de trazer uma sensação agradável, lhe ajudará a ter maior controle sobre a otimização da sua letra.

4 atividades para treinar sua caligrafia

E por falar em atividades, confira algumas que você pode começar a treinar hoje mesmo na sua lousa ou no caderno pautado.

1 – Atividades com vogais

No seu caderno pautado, faça várias repetições de união de duas vogais como: ao, ei, ai, au, ui, etc. Faça várias vezes essa atividade e aproveite para treinar também as letras maiúsculas. Neste site aqui, você encontra alguns exemplos para imprimir e treinar.

2 – Atividades com consoantes

Depois que você já dominou as vogais, é hora de treinar as diferentes curvas das consoantes. Treine letra maiúscula e letra minúscula. Neste site, você pode encontrar vários exercícios similares ao anterior para treinar.

3 – Treine com silabário

O silabário apresenta união de consoantes e vogais, que geralmente traz mais dificuldade na hora da escrita. Por isso treinar o silabário é fundamental para melhorar sua caligrafia. Nesse site, você encontrará uma tabela do silabário para imprimir.

4 – Fonte tracejada

Lembra na época da escola em que todos gostariam de ter a letra igual da professora? Existe uma fonte em que você pode escrever o que quiser, imprimir e passar o lápis por cima, para treinar a caligrafia.

Passo a passo para baixar:

  • Baixe a fonte nesse link
  • Vá até sua pasta de download e recorte o arquivo baixado
  • Vá até “meu computador” (C:)
  • Abra a pasta “Windows” e procure pela pasta “fonts”
  • Cole o arquivo dentro dessa pasta
  • Abra o Word e escreva um texto qualquer
  • Imprima e treine a caligrafia

5 Canais do Youtube para aprender sobre caligrafia

Quer aprender mais sobre como melhorar sua caligrafia? Então que tal aprender por meio de vídeos interativos? O Youtube está cheio de conteúdo relevante e traz também vários canais de professores que ensinam como aprender uma nova técnica de escrita.

Separamos para te ajudar, os 5 melhores canais do Youtube para aprender. Confira!

Caligrafia DS

Esse canal ensina como aprender uma nova maneira de escrever, como criar uma assinatura, como organizar o caderno e várias para melhorar sua caligrafia.

Super Caligrafia

O canal Super Caligrafia traz vários exemplos de exercícios práticos, técnicas de escrita, teoria da caligrafia, estilos de escrita e muito mais.

Ana Barros Caligrafia

Ana Barros fala mais sobre caligrafia artística. Nesse canal, você aprenderá desde as técnicas para iniciantes, até técnicas mais avançadas, como utilizar o cabo oblíquo, por exemplo.

Julie Turrie

Esse é um canal de uma professora americana. Lá você encontrará dicas de caligrafia artística, desenho artístico e técnicas de escrita moderna.

Corporação Criativa

Para quem quer ganhar oportunidades de trabalhar com caligrafia, esse canal é de grande interesse. No canal, você aprenderá dicas de caligrafia, dicas para usar a ferramenta Lettering, como trabalhar caligrafia no Photoshop Illustrator e muito mais.

Agora você já tem em mãos um guia completo para começar, hoje mesmo, a mudar sua letra. Trouxemos nesse guia todas as ferramentas importantes para que você consiga melhorar a sua caligrafia. Agora é com você!

Até logo!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo