Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 12 livros infantis para trabalhar questões sobre racismo

12 livros infantis para trabalhar questões sobre racismo

Olá leitores do Canal do Ensino!

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar e este é um grande problema de todos nós.

Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no século XIX, para justificar a superioridade da raça branca sobre o resto da humanidade.

Com o intuito de compartilhar dicas que possam facilitar a abordagem do tema e sua ampla conscientização, vamos pontuar 12 livros infantis que trabalham questões sobre o racismo, confira:

Todas as Cores do Negro 

Um livro que se utiliza da linguagem em prosa, para descrever a cultura e a herança dos povos negros no Brasil. Aborda: escravidão, condições de abandono, estratégias de sobrevivência, preconceito e a segregação social).

Menina bonita do laço de fita

Um livro que exalta a beleza negra

A Cor da Vida

Um livro sem texto apenas com ilustrações que permite a liberdade da interpretação, imaginação, observação e por isso não se limita apenas aos não alfabetizados).

OBAX

Um livro que mostra as pluralidades da África, lugar que uma garotinha vive em meio aos animais e a natureza, porém seu maior passatempo é contar histórias e sua imaginação é tão maravilhosa que tudo se parece com um sonho).

A Cor da Cultura

Um livro que retrata a diversidade de crença

Ifá, o Adivinho

Um livro que ilustra as práticas da adivinhação no meio do povo Negro e que se estendeu aos costumes de muitos brancos nos dias atuais).

Omo-Oba-Histórias de Princesas

Um livro aborda mitos pouco conhecidos das comunidades em geral e reforça as diversas formas de ser no feminino).

O filho do vento

Um livro que trata das tradições africanas, desde quando vieram nos navios negreiros por meio dos ventos).

As tranças de Bintou

Um livro mostra que na infância é mais importante brincar e aprender do que ser vaidosa).

Que cor é a minha cor

Um livro que descreve de forma lúdica os traços negros para efetivar e estimular a autoestima).

O cabelo de Lele

Um livro que retrata o questionamento de um garoto negro insatisfeito com seus cachos, mas que por meio da leitura descobriu suas raízes e se amou).

O menino marrom

Um livro que ilustra a amizade um menino rosa e outro marrom que fazem muitas pesquisas para comprovar que o preto não é o contrário de branco).

Espero que tenham curtido e até a próxima!!! Afinal “Racismo não é opinião, o racismo é crime previsto pela Constituição Federal e pela Lei n.7.716/89. Na legislação brasileira, o racismo é crime inafiançável e imprescritível. – Ministério Público Federal”

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo