Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 12 jogos educativos para se divertir com seus filhos

12 jogos educativos para se divertir com seus filhos

Olá, leitores!

A melhor idade para se divertir com seus filhos é quando eles são crianças, nessa época eles aceitam se divertir com os pais, sair e brincar bastante, mesmo tendo os colegas para brincar também. Por isso vocês como pais precisam aproveitar essa grande oportunidade e desenvolver uma grande amizade com seus filhos. Pensando nisso resolvemos mostrar aos pais, 12 jogos educativos.

Esses jogos podem ser comprados, feitos ou podem ser jogados até pelo computador, tudo vai depender do que vocês desejam. Mas o legal mesmo desses jogos é que além de se divertir pra valer vocês ainda vão estar aprendendo.

Jogo da quantidade – Quando a criança está com 9 a 10 anos ela começa a aprender os sinais de maior, menor ou igual. Por isso para ajudar seus filhos você pode criar esses sinais e brincar usando objetos do dia a dia encontrados em casa mesmo. Esse é um jogo simples que você pode inventar regras e colocar mais de uma criança para jogar. Pode ter certeza que seus filhos vão adorar.

Dominó – Todo adulto já brincou de dominó, esse é um dos jogos mais antigos e, é educativo, pois a criança aprende os números com ele. Esse é um jogo divertido que vai distrair crianças e adultos. Também é uma brincadeira bem simples e legal de jogar.

Mapa do mundo ou Brasil – Se seus filhos estão estudando os estados ou países do mundo um jogo legal é indicar no mapa o nome dos lugares. Para jogar é bem simples, basta imprimir o mapa e o nome dos lugares, encape com um papel contact para durar mais e não sujar ou rasgar com facilidade, depois é só jogar e se divertir, um jogo educativo simples e fácil de fazer.

jogos-educativos-para-pais-e-filhos

Quebra-cabe̤a РO quebra cabe̤a tamb̩m ̩ um dos jogos educativos mais antigos, voc̻ pode brincar com seus filhos e aprender bastante coisa. O quebra-cabe̤a pode ser do corpo humano, pode ser um mapa, pode ser uma paisagem, seja qual for o tema, ̩ uma forma divertida de aprender, brincar e distrair.

Resta um – Esse é um jogo bem legal e que desenvolve o pensamento de estratégia da criança, é um jogo desafiador bem interessante. Essa modalidade é para duas pessoas, mas você pode ter mais de uma e toda a família jogar ou até fazer equipes.

Algarismos romanos – Esse é um jogo online muito legal, ele faz parte dos inúmeros jogos educativos que encontramos na internet, você vai poder jogar com seus filhos ou acompanhar o desenvolvimento deles no jogo. Nessa brincadeira você volta no tempo e comanda uma máquina que atira dardos, a missão é coletar moedas espalhada no Coliseu, o interessante é que o valor é convertido para algarismos romanos e a criança precisa saber quanto tem.

Se você fosse… – Para essa brincadeira você não irá precisar de nada, apenas da criatividade. A família se reúne e pergunta um para o outro o que ele seria se fosse uma fruta, por exemplo. Essa brincadeira não tem fim, é divertida e desenvolve a criatividade e até o pensamento rápido, você podem colocar um tempo para responder e se não responder paga uma prenda.

Jogo das letras – Para jogar um dos jogos educativos mais simples é só escolher uma letra para começar, depois precisam falar só palavras que começam com essa letra, quem errar ou demorar, paga uma prenda.

O que encontro na casa – Esse jogo educativo é bem parecido com o anterior, aqui vocês precisam falar tudo que encontram na casa, mas tem uma dificuldade maior, é necessário repetir todas as palavras já ditas, assim: A mãe começa e fala sofá, em seguida é o pai e ele fala sofá e geladeira, o filho fala: sofá, geladeira e televisão e assim por diante.

Adedanha – Um  jogo educativo que em cada lugar do Brasil é conhecido por um nome, mas é basicamente o jogo que vocês escolhem uma letra e precisam escrever no papel tudo o que começa com a letra como nome, cidade, filme, livro, fruta, entre outros.

Jogo das histórias – Esse jogo rende muitas risadas e seus filhos vão adorar. Para jogar é bem simples: dê um papel para cada um e peça para começar a escrever uma história, depois de 3 ou 5 minutos passe o papel para frente, assim quem está do seu lado esquerdo continua a escrever sua história e você continua a escrever a história de quem te passou o papel. Troque quantas vezes quiserem e depois é só ler a história.

Palavra cruzada – Mais um dos famosos jogos educativos, a palavra cruzada é muito antiga e com toda certeza você já brincou muito. Vocês podem escolher um tema e dar duas ou três dicas e o restante da família tem que acertar as letras e formar a palavra.

Existem muitos jogos educativos que desenvolvem a criatividade, ajudam a aprender e é diversão garantida. Então anote todos esses jogos e comece a brincar com seus filhos, pode ter certeza que vocês vão curtir esse tempinho juntos. E se tiver dica de jogos educativos, deixe nos comentários suas sugestões.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo