Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 12 jogos de alfabetização para auxiliar no desenvolvimento infantil

12 jogos de alfabetização para auxiliar no desenvolvimento infantil

Olá,

O processo de aprendizado é um momento novo e cheio de descobertas para as crianças. Cada criança tem um tipo de dificuldade para inicializar o desenvolvimento de aprendizagem e inserir jogos de alfabetização pode ser a melhor maneira de eliminar certas dificuldades.

Estabelecer uma relação entre se divertir e aprender pode tornar o processo de aprendizagem muito mais prazeroso para a criança e também produtivo para o educador.

A inclusão de jogos de alfabetização e brincadeiras nas aulas também faz com que os alunos interajam entre si, desenvolvam o comportamento social e se familiarizem melhor com as palavras.

Portanto, é possível dizer que através de atividades lúdicas, a criança pode se sentir mais motivada e se adaptar facilmente ao novo ambiente em que está sendo inserida. Veja agora a importância do aprendizado divertido.

Aprender brincando com jogos de alfabetização

As brincadeiras e jogos sempre estiveram presentes na vida do ser humano. Através de atividades lúdicas, a criança pode desenvolver a socialização, aprender linguagem, vocalização, audição, percepção visual e raciocínio lógico.

Desde os primórdios até hoje, o ser humano tem uma certa resistência natural ao ensino e escolas, pelo simples fato de que não costuma ser um ambiente agradável e prazeroso aos olhos de uma criança.

Os jogos e brincadeiras são a essência infantil, isso é fato, então nada melhor do que unir o processo de aprendizagem com a inclusão de atividades divertidas. É uma maneira de descomplicar o processo de aprendizado.

Cabe ao educador e a escola, criarem um ambiente que apresente elementos motivacionais e atividades prazerosas aos alunos. Criar um plano de aula mais interativo, divertido e criativo é também uma forma de ajudar no melhor desempenho das crianças na escola.

A tecnologia como protagonista na educação e desenvolvimento infantil

Outro fator que agrega muito valor ao aprendizado infantil é o uso de elementos tecnológicos na sala de aula. Hoje cada vez mais, a tecnologia está se transformando em uma importante ferramenta na metodologia pedagógica.

O ensino tem os seguintes objetivos: Possibilitar a compreensão; Agregar conhecimentos significativos; Desenvolver o aprendizado; promover a interação social. Nada disso é possível, se os alunos não têm interesse nas aulas.

Desenvolver metodologias que tem como objetivo aumentar o engajamento nas aulas é fundamental para alcançar estes objetivos citados. O uso de jogos eletrônicos que promovem o desenvolvimento cerebral das crianças precisa ser escolhido com cuidado para que somem e não desviem o aprendizado das crianças.

Com isso, foram desenvolvidos vários tipos de jogos educativos que possibilitam o educador ou os próprios pais, incentivarem a criança a aprender se divertindo. Além disso, a criança pode desafiar amigos e construir uma rede cooperativa de ensino.

Selecionamos alguns jogos de alfabetização que podem ser usados na sala de aula, em um data show ou no laboratório de informática. Confira!

10 jogos de alfabetização infantil

alfabetizacao-criancas

1 – 94 segundos

Este jogo aumenta o repertório de palavras da criança e incentiva a escrita. O jogo sugere uma letra e um tema inicial, exemplo: animal com a letra F. O jogador tem apenas 94 segundos para encontrar o maior número de palavras. Todas as respostas são pontuadas e o jogador poderá jogar com até 4 pessoas, quem tiver pontuação maior vence.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

2 – Stop

Stop ou também conhecido como Adedonha é o famoso jogo que foi marcado na infância de muita gente. Consiste em selecionar uma letra do alfabeto e os participantes precisam utilizar esta letra em 5 categorias, como nome, país, animal, etc. Quem finalizar a sequência em menor tempo vence a jogada.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

3 – Caça palavras

Caça palavras é um jogo que aumenta o raciocínio lógico da criança e também faz com que ela reconheça o maior número de palavras. É um jogo simples e que contribui significativamente para a alfabetização das crianças.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

4 – Palavras cruzadas

Este é um tipo de jogo mais desafiador, porém existem categorias e níveis de dificuldade para serem escolhidos. O jogador deve encaixar as palavras que se cruzam, ao lado de cada grade existe uma dica sobre o que é a palavra. Possui uma interface simples de usar e também pode se adaptar em mais de 23 línguas.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

5 – Jogo da forca

É também um jogo clássico da infância que agora aparece na versão digital. Consiste em um painel que disponibiliza dicas sobre o que é a palavra que o jogador precisa adivinhar. A cada erro uma parte do corpo do bonequinho é desenhado na forca, se completar o desenho o jogador perde a jogada. Uma oportunidade para as crianças aprenderem palavras novas.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

6 – 4 Imagens 1 palavra

Este é um jogo incrível capaz de desenvolver a percepção visual da criança e aumentar seu repertório de palavras. Consiste em 4 imagens que possuem um elemento em comum. Abaixo das imagens existe os campos para inserir a palavra e logo mais abaixo existem várias letras para o jogador adivinhar e preencher a lacuna.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

7 – 8 palavras cortadas

Este jogo é interessantíssimo, pois consiste em uma imagem e logo abaixo apresenta várias palavras cortadas. O jogador precisa identificar as 8 palavras contidas nas imagens. Este jogo ajuda na prática de vogais, sílabas e acentuação tônica.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

8 – Ligue a palavra

Um jogo muito divertido e desafiador que consiste em adivinhar e ligar as palavras através de dicas. São mais de 1.300 níveis e quanto mais acertos maior a pontuação. Um jogo que amplia o vocabulário e treina o cérebro para reconhecer o máximo de palavras.

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 03/12/2019) Disponível para Android -> Download

9 – Languinis

Languinis é um jogo super divertido e interativo. Basta combinar as pedras preciosas que as palavras são reveladas. O jogador precisa revelar o maior número de palavras, soletrar e liberar os pequenos linguinis. Também funciona no modo multijogador, aí a diversão é garantida!

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

10 – Apalavrados

Apalavrados é o jogo do momento. Consiste em um quis que combina letras do painel com as letras do tabuleiro. Funciona como um quebra cabeça e quanto mais palavras você acertar, mais sua pontuação aumenta. Também é um jogo multijogador online.

Disponível para IOS -> Download

Disponível para Android -> Download

11 – Roda a roda

É um jogo inspirado no famoso programa do Silvio Santos. Uma categoria é determinada e o jogador precisa rodar a roda para descobrir a palavra. Existe o modo de 1 jogador e também o modo multiplayer.

Disponível para IOS -> Download

12 – Poki jogos de alfabetização

Este é um site que contém vários jogos educativos para as crianças. Utilizando os mais variados personagens como a Sininho, Scooby doo, Carros e Meninas super poderosas. Os temas vão deste encontrar palavras escondidas, digitador veloz e completar as sentenças.

As crianças irão se divertir com o jogo e aprender palavras novas ao mesmo tempo. Clique neste link para ir até a página de jogos.

A aventura da alfabetização

A fase do desenvolvimento de alfabetização através de jogos, pode ser considerada como uma incrível aventura para as crianças.

As crianças entram em um mundo mágico de imaginação que traz o único objetivo de ensinar. E como vimos neste artigo, a melhor forma de promover o aprendizado é estimular a curiosidade das crianças.

Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas de jogos de alfabetização infantil. Aprender se divertindo é a melhor maneira de atrair o interesse das crianças e contribuir para o futuro do saber.

Se ainda tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que te responderemos o mais breve possível. E não esqueça de compartilhar para espalhar essas informações.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo