Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 12 ferramentas para aprender romeno online

12 ferramentas para aprender romeno online

Olá, leitor!

“Vizitaţi România

Lucrurile extraordinare le descoperi prin experienţele proprii. O incursiune în viaţa unei ţări înseamnă să descoperi oameni, locuri, poveşti, tradiţii, legende. În cei 20 de ani de la revoluţia din decembrie 1989, care a marcat căderea comunismului, România a trecut prin schimbări de profunzime. (…) Situată în partea de sud-est a Europei Centrale, România este a doua ţară ca mărime după Polonia în această regiune”

O que você acabou de ler é um trecho da descrição da Romênia publicada no site da embaixada do país no Brasil. Algumas palavras lhe pareceram familiares? A língua romena deriva principalmente do latim e é vagamente semelhante ao português. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse idioma e listar 12 ferramentas para aprender romeno online. Acompanhe!

A língua romena

Aprender romeno online

Fonte: Reprodução

Romeno é o idioma oficial da Romênia e da Moldávia, além de ser falado em várias regiões do sul e do leste da Europa, como Hungria, Sérvia, Bulgária e Ucrânia. Assim como português, espanhol, italiano e francês, a língua romena teve origem no latim.  Acredita-se que, por volta do ano 100, o imperador romano Trajano conquistou a Dácia (atual Romênia), região que sofreu forte influência da cultura de Roma.

O idioma romeno utiliza o alfabeto latino, com alguns símbolos próprios, e possui semelhanças gramaticais e de vocabulário com as outras línguas neolatinas. Por exemplo, “adeus”, em romeno, é “La revedere”, muito parecido com a expressão italiana usada em despedidas (“Arrivederci”). O romeno também foi a única língua a manter cinco dos seis  casos do latim – regras gramaticais segundo as quais as palavras assumem grafias diferentes conforme a função sintática que desempenham na oração.

Como a Dácia era um local de disputas e marcado pela circulação de muitos povos, como húngaros e hunos, o idioma romeno também sofreu influência de línguas eslavas, o que se manifesta principalmente em sua pronúncia. Pelo fato de a Romênia, antiga Dácia, ter sido conquistada temporariamente pelo Império Bizantino, a língua romena tem alguns resquícios do grego, como pode ser visto na palavra anapoda, que significa “ao contrário” e utiliza o prefixo grego ana para simbolizar a ideia de negação.

12 ferramentas para aprender romeno online

Por ser uma língua latina, o romeno é considerado relativamente fácil de ser aprendido por falantes de português. Com as ferramentas que listamos a seguir, será possível começar a estudar online e gratuitamente:

1. Aprender Romeno

O site Aprender Romeno traz informações sobre a origem da língua, oferece diretrizes para quem deseja estudar ou trabalhar no país e sugere alguns cursos de romeno pagos. A plataforma também oferece conteúdos sobre a gramática e  o vocabulário do idioma.

2. Duolingo

O Duolingo é um site especializado em idiomas que ensina por meio de atividades lúdicas e intuitivas. A ferramenta pode ser acessada na versão para computador ou como aplicativo para Android e IOS. Contudo, apenas os cursos de inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e esperanto foram desenvolvidos especialmente para falantes de português; logo, as instruções das atividades de romeno estão em inglês.

3. Loecsen

Similar ao Duolingo, o Loecsen também é focado em idiomas e oferece conteúdos, online e gratuitos, que ajudam a aprender o básico de 40 línguas. A plataforma traz ilustrações, exercícios lúdicos, apostilas em PDF e áudios em MP3, o que facilita a memorização e a aquisição da pronúncia. O Loecsen pode ser acessado pelo computador ou pelos aplicativos para Android e IOS.

4. Learn Ro

Learn Ro é um site focado em romeno que traz explicações básicas sobre vocabulário e gramática. A plataforma também conta com áudios, exercícios (com instruções em inglês) e um fórum, no qual é possível enviar comentários e dúvidas. Grande parte do conteúdo do Learn Ro pode ser acessada em quatro línguas: português, francês, holandês e inglês.

5. 101 languages

O site 101 Languages existe desde 2005 e disponibiliza materiais de cerca de 60 línguas. Sobre romeno, a plataforma aborda a composição do idioma, oferece lições de vocabulário e gramática, apostilas em PDF, flash cards, tradutor instantâneo, sugestões de rádios e notícias da Romênia. O site está totalmente em inglês.

6. BBC Languages

O site da BBC Languages traz lições de mais de 33 idiomas, como inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, grego e latim. No campo sobre romeno, está disponível um arquivo em MP3 que possui as frases mais utilizadas na língua.

7. 17 Minute Languages

 17 Minute Languages é uma plataforma especializada em idiomas que vende cursos online de cerca de 80 línguas, inclusive de romeno. Esse site trabalha com um método diferente, baseado no estudo diário durante 17 minutos. 

Apesar de os cursos serem pagos, há a possibilidade de experimentar uma versão gratuita; apenas fique atento às políticas de privacidade e devolução. Além disso, o 17 Minute Languages possui um artigo no qual ensina as principais palavras em romeno. 

8. Canal Autodidata

O Canal Autodidata é um canal do YouTube que traz conteúdos sobre diversos idiomas, incluindo francês, turco, alemão, albanês, holandês, croata, catalão e gaélico. Sobre romeno, o canal possui desde vídeos destinados a quem precisa do básico do idioma para viajar até materiais mais complexos, que envolvem diálogos e regras gramaticais.

9. Transylvania Girl

Transylvania Girl é um canal do YouTube mantido por Laura Reit, que nasceu na Romênia e vive na Itália. Em seus vídeos, a maioria em português, ela oferece dicas sobre o idioma romeno, comparando-o com a língua portuguesa. Laura também fala sobre curiosidades e estilos de vida.

10. 6. 000 palavras – Aprender Romeno 

6.000 palavras – Aprender Romeno é um aplicativo gratuito que conta com jogos, ilustrações, gravações e traduções, com o objetivo de ensinar as 6 mil palavras mais usadas do idioma. As expressões estão separadas por temas, como comida, trabalho, lazer e educação, e são apresentadas de forma leve e divertida. O aplicativo está disponível principalmente para computador.

11. Aprenda romeno grátis

Aprenda romeno grátis é um aplicativo para Android associado à Mondly, empresa especializada no estudo online de idiomas. O app ajuda a aprender palavras, regras gramaticais e pronúncia, além de contar com áudios, dicionário online e conjugador de verbos. Aprenda romeno grátis apresenta conteúdos para diversos níveis e conta com recursos gratuitos e pagos.

12. Nemo

Nemo é um aplicativo que possibilita o aprendizado de vários idiomas, inclusive de romeno.  O app foca nas frases mais utilizadas, divididas em categorias, como compras, viagem, direções, comidas e elogios. O Nemo também traz arquivos de áudio e permite a gravação da própria voz. O aplicativo está disponível para IOS e possui recursos gratuitos e pagos.

E então? O que você achou do nosso artigo com 12 ferramentas para aprender romeno online? Pronto para começar? 

Boa aula e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo