Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 12 ferramentas digitais para usar em sala de aula

12 ferramentas digitais para usar em sala de aula

Olá, caro leitor do Canal do Ensino!

Se você acompanha nossa página, é sinal de que é um professor antenado nas novidades educacionais e nos recursos tecnológicos em busca de melhoria no seu fazer pedagógico. Tem notado a influência da tecnologia no mundo moderno e a necessidade de fazer uso dessa tecnologia em sala de aula.

Mas se ainda tem dificuldades em saber como se utilizar dessas inovações e o quê usar, esse artigo tentará lhe ajudar, trazendo um lista de 12 ferramentas digitais para usar em sala de aula.

O quê significa: Ferramentas digitais?

12-ferramentas-digitais-para-usar-em-sala-de-aula_Prancheta 1

Tudo que é utilizado para que haja comunicação entre o homem e o computador é ferramenta digital: Tablets, smartphones e outros diversos aparelhos tecnológicos. O intuito é facilitar essa comunicação tornando-a mais clara e eficiente.

Existem muitos materiais eletrônicos disponíveis para diversas funções: administrativa, publicitária, educacional, esportiva, para uso pessoal ou corporativo. Depende do quê pretende alcançar com o uso dessas ferramentas tecnológicas.

No campo educacional, a algum tempo vem sendo inserido o uso de tecnologia para melhorar o processo ensino aprendizagem. Vídeos, retroprojetores, microcomputadores, filmadoras, câmeras e impressoras foram os primeiros.

Hoje temos uma variedade ainda maior de aparelhos, periféricos, aplicativos, softwares, sites que quando bem utilizados, com proposta e planejamento bem direcionados, completam o fazer pedagógico.

  • Smartphones, tablets, notebooks
  •  mesa digital, lousa digital, caneta digital
  • aplicativos, softwares
  • makerspaces, portais, sites, plataformas.

Há uma grande variedade de opções tecnológicas no mercado para serem utilizadas em escola, pelo professor, pelo aluno. Programas de implementação nas escolas públicas no Brasil também já surtem algum efeito. Segue lista de sugestões de ferramentas digitais que poderão ser usadas na educação.

Lista de Ferramentas digitais para educação

1- Programa digital Inspira

É um programa digital que pode ser adotado pela escola para ser usado pelos professores e alunos. Possui o conteúdo interativo 3D, por ser um aplicativo que pode ser instalado em notebooks, tablets ou smartphones.

Sugestões de atividades para serem realizadas em sala de aula ou em casa, planos de aulas para os professores, dinâmicas digitais, poderão ser acessadas online ou offline. Simulados, interface adaptativa, ferramentas de anotação, e ferramentas de navegação.

Sua metodologia é fundamentada nos seguintes teóricos da educação: Guy Brousseau, Jerome Bruner, David Ausubel, John Dewey e Pierre Lévy. O programa oferece um curso de formação para os professores aprenderem a utilizar o método com os alunos. É vendido separadamente.

2- Portal Domínio Público

Biblioteca digital desenvolvida em software livre. É um portal que propõe o compartilhamento do conhecimento através de obras literárias, artísticas e científicas, em forma de textos, áudios ou vídeos.

É gratuito, possui obras de domínio público ou com licença por parte de quem detém os direitos autorais. Possui material de pesquisa de diferentes assuntos de ciências humanas e exatas, Coleção Educadores, legislações, entre outros.

3- Appprova

Uma plataforma que deve ser usada pela escola, pelo professor e pelo aluno em conjunto. Permite que o professor verifique as estatísticas de cada aluno: as atividades feitas, quais habilidades de conteúdo desenvolveu, quais precisa desenvolver mais.

O professor tem a informação do desempenho do aluno em comparação com outros da escola, além dos pontos fortes e dos pontos fracos da escola como um todo. Também possibilita que os professores estejam conectados com seus alunos.

4- Blackboard

É uma empresa líder em tecnologia da educação que no Brasil é representado por: Grupo A Educação. São canais que oferecem conteúdos e suporte para serem trabalhados em escolas do ensino fundamental ao superior.

  • Blackboard e-learn– é uma plataforma que oferece conteúdo totalmente online, desenvolvimento profissional procurando despertar o aprendizado ativo e social e promover planejamento e produtividade.
  • Blackboard Mobile–  permite o acesso aos cursos pelos dispositivos móveis.
  • Blackboard Collaborate– sugere opções de colaboração abertas e focadas na educação do ensino básico.

5- Portal Ludo Educativo

Portal de jogos educativos completamente gratuito. Site para os alunos aprenderem e praticarem suas habilidades sociais criado em conjunto com professores e universidades.

  • Ludo Educa– Desenvolve áreas de aprendizagem específicas. Jogos que tratam de saúde, lógica, cultura e meio ambiente.
  • Ludo Escola– Enfoque nas matérias de sala de aula. Química, Geografia, História e outras.

6 Britannica Escola

Plataforma de pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Educação (Mec), online, para enriquecer o aprendizado dos alunos do ensino fundamental I.

  • Pesquisa feita por temas: Artes, Ciências Humanas, Matemática, Língua e Literatura, Esportes, religião, Ciências da Natureza e Geografia.
  • Artigos, curiosidades, notícias, jogos, atlas, videoteca, biografias entre outros.

A Britannica Digital Learning é uma evolução da enciclopédia Britannica de livros impressos que hoje oferece material digital para serem trabalhados pelas escolas, universidades e pelos estudantes em geral tanto pelo computador quanto por celulares.

7 Google for Education

O Google oferece uma série de ferramentas fáceis de serem usadas tanto por alunos quanto pelos profissionais da educação. G Suite for education– ferramentas de produtividade gratuita para serem utilizadas em sala de aula em computador, ou celular. São elas:

  • Google sala de aulas – sua central de turmas onde você cria turmas, envia tarefas, informa feedback.
  •  Google Drive: compartilhamento de conteúdo em nuvem.
  • Google docs: cria documentos com parceria de outros online.
  • Além de Agendas online, Criação de Websites e Hangouts.

8 Goconqr

Plataforma mundial de recursos educacionais gratuitos online em todos os níveis de estudo: do fundamental ao Pós-Doutorado, ensino de línguas, formação contínua e preparatórios para concurso.

Para professor e estudantes desenvolverem conteúdos e aprimorarem sua aprendizagem utilizando e desenvolvendo: Mapas Mentais, Flashcards, Quizzes, Notas – personalizadas num caderno digital, Slides, Calendário online, biblioteca, fluxograma, grupo de estudos e cursos.

9 Escola Digital

É um Banco de Objetos onde se encontra aulas e conteúdos em diversas mídias, diversas disciplinas e em várias fases escolares. Totalmente gratuito.

  • mídias: animações, aplicativos móveis, áudios, apresentação multimídia, aula digital, blog, experimento, jogos, infográfico, ebooks, softwares, vídeos, quizz e muito mais.
  • Disciplinas: Artes, Filosofia, Ciências Naturais, Física, Ed. Física, Inglês, Matemática, História, Sociologia, Química, Português, Ensino Religioso, Espanhol e Libras.
  • Etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II – ano a ano, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
  • Apoio ao professor: Curso de tecnologia da Educação -gratuito e totalmente online, materiais pedagógicos, planejamento de aulas e atividades.

10 Portal do Professor

Portal do Mec para os professores. Disponibiliza mídias, aulas, notícias, cursos, a interação com outros professores, coleção de links.

  • Ferramentas do Portal: Fórum e Youtube
  • Ferramentas Pela Internet: Compartilhe vídeos, Blogs, Rádios e Tv’s universitárias, Software de compartilhamento de imagens e outros.

11 Guia de Tecnologias

um guia de tecnologias pré-qualificadas reunidas com as tecnologias desenvolvidas pelo Mec, voltado aos gestores educacionais para auxiliá-los na aquisição de materiais pedagógicos e tecnologia a serem usados em escolas públicas.

12 Periféricos e hardwares

  • Lousa digital– É como se fosse uma tela do computador no tamanho de uma lousa, sensível ao toque. Com ela é possível navegar na internet enquanto apresenta a aula e usar recursos como powerpoint e outros softwares inclusive 3D. Proporciona uma aula mais dinâmica e interativa, dando oportunidades do aluno participar mais ativamente e conhecer a fundo a matéria da aula.
  • Mesas digitais– Essas mesas também são sensíveis ao toque. As crianças poderão desenhar e escrever com os dedos. Esse recurso facilita a inclusão de crianças com limitações físicas, facilitando no seu aprendizado. Além disso, elas possuem jogos educativos de diversos assuntos.

Todos esses produtos tecnológicos deverão ser utilizados como uma maneira de revolucionar a educação no Brasil e no mundo. O professor precisa se preparar para usar esses recursos em todas as possibilidades possíveis e fazer valer todo o investimento empregado.

Estudar informática, se capacitar nos equipamentos e não ter medo da tecnologia. Os jovens praticamente já nascem sabendo mexer num computador, cabe aos profissionais da educação orientarem pelos melhores caminhos a seguir em busca do aprendizado.

Nesse novo estágio da educação, professores e alunos aprendem juntos. Nessa forma de educar, alunos tem a oportunidade de criarem, inventarem e descobrirem sobre o assunto estudado. Cabe ao professor incentivar esse processo, auxiliar na construção do aprender.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a encontrar caminhos para conhecer melhor essas ferramentas tecnológicas educacionais e que possam realmente utilizar em suas aulas.

Sucesso!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo