Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 12 Dúvidas Mais Comuns de Quem Presta Concurso Público

12 Dúvidas Mais Comuns de Quem Presta Concurso Público

Olá,

Está pensando em prestar um concurso público ou vai prestar? Veja nossas dicas e tire suas dúvidas. Selecionamos 12 dúvidas mais comuns de quem presta concurso público. 

Veja as dúvidas mais comuns de quem presta concurso público

1 – Como deve ser a preparação para um concurso?

Se você decidiu fazer um concurso é necessário começar a preparação no mesmo instante. Muitos começam a se preparar antes mesmo de aparecer um bom concurso. O ideal é começar a estudar antes da publicação do edital, comece com as matérias básicas como língua portuguesa e matemática. Quando o edital sair foque nas matérias específicas para o cargo. Não esqueça de fazer um planejamento inicial para dar tempo de estudar tudo.

2 – Qual é a perfil de pessoas que mais têm sucesso nos concursos públicos?

Não existe um perfil correto. Mas muitas vezes os primeiros colocados geralmente já tinham um objetivo bem definido, métodos eficientes de estudo, disciplina e regularidade nos estudos.

3 – Passei em um concurso e não sei quando serei convocado. Como saber a data certa da convocação?

Saber que passou em um concurso é um grande alívio, mas depois aparecem dúvidas. Nesse caso a convocação deverá ser determinada pelo edital ou, posteriormente, pela instituição ou órgão público. O prazo de validade de um concurso é até dois anos e ainda pode ser prorrogado uma vez.

4 – Quem passou em concurso para cadastro de reserva tem como exigir a posse?

Nesse caso o candidato que foi aprovado não têm direito garantido à posse porque são vagas que podem surgir ou não durante a validade do concurso.

5 – A maioria dos concursos são feitos em uma etapa de prova somente?

A grande maioria tem apenas uma etapa que é a prova, mas alguns concursos exigem outras etapas. Você já deve ter ouvido falar sobre a prova de digitação para áreas administrativas, prova de aptidão fí­sica em concursos na área de segurança pública, provas orais, provas práticas, entre outras. Por isso passar na prova, nem sempre quer dizer que passou no concurso.

6 – Profissional tecnólogo pode prestar concurso de nível superior?

Sim, já falamos aqui no Canal do Ensino que o curso de tecnólogo é um curso de graduação em nível superior. A diferença é que ele tem uma duração menor. Se o edital exige nível superior sem especificar se é requerido bacharelado o tecnólogo poderá concorrer.

7 – Quem ainda está cursando a faculdade e disputa o um concurso de nível superior pode assumir a vaga?

É possível fazer um concurso para nível superior a ainda está terminando a faculdade, mas no momento da posse é necessário preencher todos os requisitos que a lei exige para a investidura no cargo. Por isso se não formou ainda, pode perder a vaga.

8 – Mulheres grávidas podem perder a posse?

Não. Se a mulher está ou ficou grávida e foi aprovada, ela tem direito à posse normalmente.

9 – Ter parentes na empresa ou no órgão público pode impedir que o candidato assuma o cargo?

Ter familiares no serviço público não é impeditivo para a posse. Mas se o candidato foi aprovado e colocado para trabalhar em um local onde seu parente de até segundo grau atua, ele terá de ser transferido para outro lugar.

10 – Se a pessoa for sócia de empresa ou tiver uma empresa em seu nome, pode prestar concurso público?

Pode sim, existe uma proibição apenas para o sócio que exerce a função de gerência.

11 – Uma pessoa que tenha sido processada penalmente pode ser nomeada?

Esse não é um impeditivo para assumir um cargo, mas o candidato tem que provar que não foi condenado. 

12 – Os requisitos exigidos pelo edital devem ser comprovados no momento da inscrição?

Não, você só vai confirmar esses requisitos no momento da posse. Muitas vezes no momento da inscrição o candidato não tem a idade exigida, mas depois de alguns meses faz aniversário e já está dentro dos requisitos. Por isso é exigido apenas no momento da posse.

Agora você já está mais preparado para prestar um concurso. Compartilhe com seus amigos essas dúvidas mais comuns de quem presta concurso público, pode ter certeza que vai ajudar bastante.

Até logo!

comentários (1)

  • wagner santos

    Olá!

    Adorei as dicas. Realmente para ter sucesso ao prestar um Concurso, é preciso estudar bastante… sempre acaba “caindo” algumas questões meio chatas de responder.

    Excelente artigo.

    Forte abraço!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo