Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 12 dicas primordiais para pessoas que tem pouco tempo para estudar

12 dicas primordiais para pessoas que tem pouco tempo para estudar

Olá, leitor!

A rotina de trabalho aliada aos compromissos pode acabar deixando os estudos em segundo plano, e isso consequentemente interfere na qualidade do estudo e na tão sonhada aprovação, seja em concurso ou vestibular!

Só que cada vez mais, especialistas afirmam que não importa a quantidade de tempo que nos dedicamos aos estudos, e sim na qualidade! Por isso, nós iremos apresentar 12 dicas essenciais para quem tem pouco tempo para estudar. Confira!

Organização e prioridade

Pouco_tempo_para estudar_estudar_dicas_de_estudo

Quem tem pouco tempo vai precisar elencar dois fatores fundamentais para conseguir estudar: a organização e elencar as prioridades. Sem isso, é muito mais fácil se perder na rotina de compromissos e os estudos ficarão em segundo plano.

Antes de mais nada, você precisa entender que não existe fórmula mágica para estudar. O que vamos passar para vocês são algumas dicas, mas vai depender de seu esforço e dedicação para dar certo.

E não adianta, quando o tempo não ajuda, cabe a você organizar toda a sua rotina e conseguir estudar. Se não há organização de horários para o estudo, dificilmente você vai conseguir sentar e estudar.

Você precisa ter em mente que não pode desperdiçar o pouco tempo que ainda lhe resta antes da prova. Fique atento as dicas!

12 dicas infalíveis para quem tem pouco tempo para estudar

 1 – Organize seu tempo

Em meio a uma rotina bagunçada fica praticamente impossível conseguir estudar. Sendo assim, é fundamental você organizar o seu tempo. Qual horário do dia você vai conseguir sentar e estudar? E quanto será o tempo que vai dedicar aos estudos?

São algumas perguntas que você precisa deixar esclarecido. Lembrando que o tempo e dedicação do estudo precisam ser levados em conta quanto ao seu objetivo. Se por exemplo, você tem um concurso daqui a quatro meses, precisa dividir o seu tempo com o estudo das matérias neste período. Vale incluir final de semana e feriados! Ainda mais se você tem pouco tempo para estudar.

2 – Defina um local para estudar

Esqueça essa história de estudar enquanto o assiste um filme ou enquanto as crianças brincam. Você precisa definir um local de estudo depois que definir um horário. Se é difícil em casa, vale a pena pensar em uma biblioteca ou uma cafeteria mais silenciosa. Se for em casa, pense num espaço que possa ficar sozinho e longe das distrações, como televisão e barulhos externos.

3 – Crie uma rotina

As rotinas são fundamentais para quem tem pouco tempo para estudar. Criar rotinas por mais que seja difícil no início vai possibilitar que você não perca o foco em alcançar o seu objetivo.

Nada de estudar um dia e depois quando der vontade, pois se depender disso fica bem difícil sentar e estudar. Por isso, depois de organizar a sua agenda e tempo, crie uma rotina de estudo.

4 – Evite as distrações da internet

Se você já tem pouco tempo para estudo cuide ao máximo das distrações da internet. O pouco tempo que tem pode ser prejudicado com o uso da internet, olhar redes sociais e responder e-mail.

Lembre-se: o momento de estudo é apenas para isso e verificar as redes sociais deve ficar para depois!

5 – Tenha uma meta alcançável

Se você não tiver uma meta fica muito difícil organizar o seu tempo e criar uma rotina para estudar. As distrações do dia a dia, o cansaço e estresse podem facilmente acabar com a rotina de estudos. Neste sentido, é fundamental você ter uma meta alcançável. Seja a aprovação no concurso público ou passar no vestibular.

Se imagine conseguindo alcançar a meta. Quais serão as recompensas? Isso irá lhe ajudar a manter o foco.

6 – Pausas estratégicas

Se você trabalha a semana toda e quer estudar mais no final de semana. Não adianta achar que vai conseguir estudar o sábado inteiro. Você pode ter este foco, porém, compreenda o poder que as pausas estratégicas têm em sua rotina.

O que são as pausas estratégicas? São pequenas pausas durante o período de estudo. Vale levantar, se alongar, tomar um suco, descansar por 15 minutos e depois retornar para os estudos. Fica a critério de cada um descobrir qual a pausa estratégica funciona para a pessoa.

7 – Anotações

Elas são tão importantes. Então, anote suas dúvidas de estudo, anote sua rotina, compromissos. Não acredite em sua mente, porque é muito provável que vá esquecer!

8 – A prática leva a perfeição

Depois que conseguir criar a sua rotina de estudos, a prática leva você a perfeição. Com o tempo você vai conseguir se concentrar melhor, já vai ter encontrado a forma de estudo que combina melhor com você.

9 – Planeje os seus estudos

É fundamental você planejar os seus estudos de forma geral. O que vai estudar a cada dia e como vai dividir os conteúdos. Tanto no estudo da teoria, quanto na prática dos exercícios. Não vale apenas estudar e não tirar o tempo para exercitar, fazer provas, revisar material, ou seja, Isso faz parte do planejamento os estudos

10 – Priorize as matérias (e os conteúdos) que precisa estudar

Provavelmente terá conteúdos que precise se dedicar por mais tempo, então, não adianta focar em matérias que por mais que você goste não serão tão cobradas na prova. Portanto, vale estudar aquele conteúdo que você não gosta ou tem dificuldade.

11 – Utilize estratégias de otimização dos seus estudos

Hoje há vários aplicativos que podem ajudar você a estudar. Um deles é a Técnica Pomodoro que é um método de gerenciamento de tempo. Além dele, há outros que podem ser úteis para você. Experimente até encontrar um que lhe ajude a aumentar a produtividade.

12 – Planeje o seu dia na noite anterior

Para quem tem dificuldade com a rotina, ou trabalha muito durante a semana, é válido tentar planejar de como será o seu dia na noite anterior. As vezes uma ida ao supermercado, um reunião, já interfere no seu estudo. Assim, você já sabe o que precisa estudar e não vai acabar se frustrando caso não consiga.

Conclusão

Essas foram nossas 12 dicas primordiais para as pessoas que tem pouco tempo para estudar. Pode ser quem nem tudo funcione para você, mas neste caso experimente. O que não vale é colocar a culpa no tempo, porque todas as pessoas têm 24 horas no dia para fazer as inúmeras atividades que deseja.

Além disso, passamos outras dicas que ainda podem ajudar!

Aproveite os pequenos espaços de tempo: mesmo que você tenha meia hora no ônibus ou em outro local, aproveite para estudar. Pode ser escutando um Podcast ou revisando o material. Por vezes, neste momento você pode pegar uma dica valiosa que irá ajudar você na prova.

Cuide de você: não adianta só estudar, trabalhar e se esquecer de você. É claro que o seu corpo e sua mente não vão aguentar essa rotina. Aproveite e tenha momentos de lazer, faça uma atividade física. Basta se organizar que você consegue. Cuidar de você vai deixar a sua mente mais tranquila!

Concentração é tudo! Quando estiver estudando tenha todo o foco para estudar. Esqueça os outros compromissos. De nada adianta estudar duas horas por dia, mas apenas se concentrar 10 minutos no estudo. Foque e quando for estudar se concentre.

Tenha calma: a rotina do dia a dia pode dar uma sensação de que você não vai dar conta. Nesta hora tenha muita calma e respire fundo. Faça uma coisa de cada vez e tenha fé que tudo vai se encaminhar, ou seja, basta você fazer a sua parte.

Escreva para não esquecer: como já falado, não confie na sua mente. Faça anotações em um caderno ou em seu celular. Tente deixar a sua rotina bem organizada.

Mantenha a sua motivação: por mais difícil que seja tente manter a sua motivação. Lembre-se do seu objetivo constantemente e das recompensas caso seja aprovado. Isso vai ajudá-lo a manter-se motivado.

Essas foram algumas dicas. Por isso, quando você define aonde quer chegar, consegue entender melhor quais são os caminhos que deve seguir para atingir o objetivo estabelecido. Sendo assim, o melhor é aproveitar o tempo reservado para estudo ao máximo, assim como o tempo que se gasta diariamente em outras atividades do cotidiano.

Além disso, é bom lembrar que dormir bem também é fundamental e isso vai lhe ajudar tanto a trabalhar melhor, quanto a se dedicar na sua rotina de estudos. Até mesmo ir na academia para se exercitar ajuda a ter um bom desempenho e seu dia se torna mais produtivo.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo