Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 12 Dicas para Usar a Internet em Sala de Aula

12 Dicas para Usar a Internet em Sala de Aula

Olá,

As escolas, pais e professores já veem a internet como uma aliada. Capaz de trazer conteúdo de qualquer lugar do mundo, ela pode ser um recurso excelente para aprendizagem e deve ser incorporada ao dia-a-dia. Separamos 12 dicas que podem ajudar a prender a atenção em sala de aula.

1 – Vídeos

As crianças são bem visuais e vão adorar ver uma explicação de um determinado assunto em formato de vídeo ou animação. Invista nesse recurso. Vai valer a pena.

2 – Games

Nada prende mais a atenção das crianças do que os jogos. Na hora do exercício, tente aplicar uma parte com jogos online. Ainda mais os de raciocínio lógico. Eles vão amar.

3 – Música

Que tal ensinar inglês com uma música que vai animar todo mundo? Esse é um ótimo jeito para os professores de idiomas e de história oferecer uma aula diferente.

4 – Redes Sociais

Os professores precisam, cada vez, entender o universo em que vivem os alunos. Saber das gírias, dos memes, do que está bombando nas redes sociais pode te tornar o queridinho da turma. Use com parcimônia, mas tente introduzir itens da realidade na sala de aula.

5 – Sites interessantes

Tente mostrar ao aluno algo que ele nunca viu, que ele não conhece, mas que seja interessante. Mostre um site confiável que poderá acessar sempre, enquanto adquiri conhecimento.

6 – Fotos

Explicou sobre um país, uma cultura, um evento, por que não mostrar em fotos?

7 – Aplicativos

Hoje em dia existe aplicativo para tudo. Até para estudar. Separe alguns de acordo com a idade e nível de conhecimento, e invista na tecnologia. Se nem todo mundo da turma possuir celular, aborte a ideia.

8 – Tchau, quadro

A famosa lousa e o giz podem ficar de canto uma vez ou outra. Prepare uma aula diferente, por exemplo, no power point. Os alunos sabem quando o professor dedicou tempo para preparar aquele conteúdo.

9 – Aparelhos

A escola pode possuir seu próprio laboratório de informática, mas os alunos podem levar também seus aparelhos. Tablets, kindle, celular ou notebooks.

10 – Pesquisa

Ensine os alunos sobre como deve ser feita uma pesquisa em sala de aula. Como reconhecer um site confiável, uma fonte. Isso será útil sempre.

11 – Senso crítico

Mostre sempre aos alunos o motivo da atividade e o objetivo dela. Durante todo o uso, é importante ensinar sobre respeito, ética e os limites necessários para se usar a internet como algo positivo e benéfico para a educação deles.

12- Aprenda primeiro

É essencial que todo o corpo docente saiba e goste de acessar a internet para que, a partir disso, consigam ver nela valor. É importante se abrir ao novo, a descoberta e ao conhecimento que ela carrega. Portanto, professor, não seja resistente a Internet.

Boa aula!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo