Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 12 aspectos essenciais em um TCC

12 aspectos essenciais em um TCC

Olá, leitores!

Chegar na época da Tese de Conclusão de Curso ou Trabalho de Conclusão de Curso é um grande alívio para muitos estudantes, isso quer dizer que o tempo da faculdade está passando e você logo terá o diploma e uma profissão. Porém o TCC pode deixar muito estudante bem preocupado. Vamos falar aqui de 12 aspectos essenciais em um TCC.

O primeiro aspecto que precisamos destacar aqui é o tema, não importa o curso que você está fazendo, o tema do seu TCC é muito importante e deve ter relação com o que você gosta. É por isso que muitas vezes o tema é escolhido um semestre antes, assim o aluno não perde tanto tempo pensando no que vai falar e o que vai fazer.

Outro aspecto muito importante é a escolha do grupo. Muitas vezes o TCC é feito por mais de uma pessoa. Se na sua faculdade é dessa forma, você precisa escolher um bom grupo. Nesse momento as amizades devem ficar um pouco de lado e pensar no que será bom para você. Pense nas pessoas que podem complementar suas habilidades, se você é muito bom em escrever e colocar o que pensa no papel, mas não é bom em falar e apresentar, escolha uma pessoa comunicativa.

Esse é um aspecto muito importante que deve ser levado em consideração, muitas vezes parece mais fácil fazer um TCC em grupo, mas a verdade é que se não houver cooperação a dificuldade pode ser bem maior. O próximo aspecto que devemos citar é o plano. Geralmente o professor ajuda o aluno a traçar um plano para seu trabalho, mas se isso não acontecer, faça você mesmo um. Seu planejamento precisa ser bem detalhado para que tudo ocorra de forma satisfatória, tenha em mente o que precisa pesquisar, se precisa fazer entrevista, análise de campo, entre outras coisas.

Saiba tomar decisões

Fazer o TCC é muitas vezes saber todas as decisões certas e o aspecto essencial que precisamos citar é tomar decisão rápida. Não fique enrolando para escolher seu tema, não enrole para definir as coisas importantes do seu trabalho e que demandam tempo. Quanto antes tomar uma decisão, melhor será para o seu trabalho e a conclusão dele.

Um aspecto que muitos alunos não levam em consideração é o orientador, essa é uma decisão que você precisa tomar logo, se na sua faculdade os professores não definem os orientadores você vai precisar escolher. E se mesmo a faculdade definindo, você achar que outro professor pode ajudar também, não deixe de correr atrás dele e conversar, peça conselhos, tenha o professor ao seu lado e como seu amigo.

Ler é um aspecto essencial que precisa estar presente na sua vida desde o início da faculdade. Se você já está no TCC e ainda não adotou a leitura como prática em sua vida faça isso agora mesmo. Comece a ler sobre o assunto que você esta abordando e anote tudo o que conseguir. Isso é importante e não pode ser deixado de lado.

Muitas pessoas querem começar o TCC do início, fazendo a capa, introdução e demais coisas, mas você não precisa fazer essas etapas logo de cara. O correto é deixar a introdução para o final, dessa forma você vai ter mais conteúdo para fazer uma introdução mais completa, esse é um aspecto importante, você não precisa seguir a ordem, pode fazer o meio e depois o início.

Ter um cronograma e dividir as tarefas em caso de TCC em grupo é um aspecto bem importante, pois muitos orientadores já fazem esse cronograma, mas você pode fazer o seu e colocar datas diferentes para seu trabalho. Dessa forma vai conseguir entregar o trabalho com mais facilidade.

A pesquisa é um aspecto essencial em um TCC, ele é importante para deixar seu trabalho mais elaborado e completo. Faça muita pesquisa e utilize todos os meios disponíveis para isso, pesquise em livros, trabalhos acadêmicos, revistas, sites na internet e em outras fontes.

estudante-realizando-um-trabalho

Um aspecto que muitas pessoas não levam em consideração é a paixão pelo trabalho, você precisa realmente se apaixonar pelo seu TCC. É preciso pensar nele o tempo todo, qualquer coisa pode ser um exemplo, uma forma de pesquisa e pode te ajudar. Se você se apaixonar e se dedicar, a chance de se sair bem será muito maior. Um outro benefício de se apaixonar pelo que faz é a facilidade com as regras da ABNT, esse é um aspecto extremamente importante e quando você gosta do trabalho, terá mais facilidade em adequá-lo a essas regras.

O último aspecto essencial que devemos destacar é a apresentação, ela deve ser levada a sério. É claro que se você se dedicou e fez todo o trabalho, sabe muito bem o que falar. Mas mesmo assim é interessante levar a sério essa etapa e se preparar para ela.

O TCC não é nenhum bicho de 7 cabeças e você vai se sair muito bem se levar todos esses aspectos em consideração. Faça todo o seu TCC seguindo uma rota bem organizada e depois volte aqui para contar sua experiência.

Até logo!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo