Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 11ª Mostra Ecofalante de Cinema oferece diversos filmes e debates on-line gratuitos

11ª Mostra Ecofalante de Cinema oferece diversos filmes e debates on-line gratuitos

Olá, leitor(a)! 

Ian Somerhalder, que protagonizou a série estadunidense The Vampire Diaries (2009) e conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, vem atuando fortemente na defesa dos ecossistemas e foi, inclusive, nomeado embaixador do meio ambiente pela ONU (Organização das Nações Unidas). Fazendo um apelo à atenção que devemos dar à saúde do nosso planeta, o ator disse: “As árvores são nossos pulmões, os rios nossa corrente sanguínea. Estamos todos interconectados”. 

Essa ligação, concluiu ele, nos prova que tudo o que fazemos ao meio ambiente, na verdade, estamos fazendo a nós mesmos(as). Partindo da mesma premissa, muitas ações estão sendo tomadas em prol da sustentabilidade do planeta. A Mostra Ecofalante de Cinema é uma delas e, em sua 11ª edição, traz uma coletânea de filmes on-line e gratuitos que abordam essa temática. As exibições, iniciadas em 27 de julho, vão até 17 de agosto de 2022.  

Filmes transmitidos on-line 

Adotando o formato híbrido, com produções disponíveis na plataforma on-line e em algumas salas de cinema do Estado de São Paulo e de Belo Horizonte, a Mostra está dividida em 6 eixos temáticos: Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares, e Trabalho. Além de servir para direcionar espectadores(as) aos tópicos em que eles(as) mais têm interesse, essa categorização foi usada em atividades paralelas ao evento, como seminários e masterclasses.  

A 11ª edição do festival conta com um catálogo de mais de 100 filmes, curtas e longas-metragens, produzidos em diferentes países. Ainda, presta homenagem ao ator e cineasta Jacques Perrin (1941 – 2022) e à poeta e cineasta Sarah Maldoror (1929 – 2020), com sessões especiais de obras dirigidas por eles(as). A programação pode ser vista aqui, mas, para você sentir o gostinho do que ela oferece, destacamos 7 produções. Confira:  

11ª Mostra Ecofalante de Cinema oferece diversos filmes e debates on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

1. As Formigas e o Gafanhoto (2021)

Essa obra cinematográfica teve a codireção do ativista indo-britânico Raj Patel e do cineasta britânico Zak Piper. Nela, conhecemos uma mulher especial, cuja incrível habilidade é tornar solos mortos produtivos. A história se passa na África Oriental e aborda os desafios das mudanças climáticas. O filme faz parte do eixo “Ativismo” e tem duração de 1 hora e 16 minutos, com sessões on-line de 5 a 10 de agosto. Clique aqui para conferir.  

2. Apenas Um Movimento (2021)

Produzido como uma espécie de remontagem do filme A Chinesa (1967), de Jean-Luc Godard, este longa-metragem foi dirigido pelo diretor e roteirista Vincent Meessen. Com uma narrativa atualizada sobre as relações entre África, Europa e China, a obra tem como intuito discutir temas como justiça social, colonialismo e política.A produção faz parte do eixo “Povos & Lugares” e tem duração de 1 hora e 50 minutos, com sessões on-line de 10 a 15 de agosto. Clique aqui para conferir. 

3. Geração Z (2021)

Diferentemente das outras produções, essa não está inserida em um dos principais eixos temáticos, pois faz parte de uma programação especial da Mostra. Nela, especialistas e jovens da geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) falam sobre os impactos da tecnologia para a sociedade, considerando questões emocionais e psicológicas. O documentário tem duração de 1 hora e 41 minutos, com sessões on-line de 11 a 17 de agosto. Clique aqui para conferir.  

4. Gritos de Nossos Ancestrais (2021)

Codirigida pela ativista Rebecca Kormos e pela cineasta Kalyanee Mam, essa produção chama a atenção para os riscos da mineração nas montanhas da Guiné, na África Ocidental. Nesse sentido, mostra como animais e povos que habitam a região podem perder suas moradias ou até mesmo suas vidas nesse processo. O filme faz parte do eixo “Biodiversidade” e tem duração de 20 minutos, com sessões on-line de 4 a 17 de agosto. Clique aqui para conferir.  

5. Escola da Esperança (2020)

Esse documentário faz parte do eixo “Emergência Climática” e foi dirigido pelo cineasta marroquino Mohamed El Aboudi. As filmagens duraram três anos e mostram a vida de crianças da tribo Oulad Boukais, no deserto, e como elas faziam para ir à escola que ficava em uma região distante, com horas de caminhada. A produção tem duração de 1 hora e 18 minutos, com sessões on-line de 10 a 15 de agosto. Clique aqui para conferir. 

6. Quarto de Empregada (2021)

Parte do eixo temático “Trabalho”, esse longa-metragem foi dirigido pela cineasta espanhola Roser Corella. A partir do modo de vida de empregadas domésticas estrangeiras, somos convidados(as) a refletir sobre escravidão moderna, trabalho doméstico e o papel da mulher na sociedade. A produção tem duração de 1 hora e 13 minutos, com sessões on-line de 5 a 10 de agosto. Clique aqui para conferir.  

7. Ascenção (2021)

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário de 2022, esse longa foi dirigido pela cineasta de ascendência chinesa Jessica Kingdon e, por questões contratuais, é o único com sessões pagas da programação. Os valores serão revertidos em projetos sociais. No filme, vemos como a expressão “Sonho Chinês” tem se manifestado no atual estilo de vida da população chinesa, que busca desenfreadamente por ascensão econômica. A produção faz parte do eixo “Economia” e tem duração de 1 hora e 37 minutos, com sessões on-line de 10 a 17 de agosto. Clique aqui para conferir. 

Debates e eventos on-line da Mostra 

Para aprofundar ainda mais as discussões levantadas pelos filmes, os(as) organizadores(as) da Mostra também promovem debates e atividades complementares. Vejamos alguns eventos que vão ocorrer no formato on-line: 

1. Como Falar de Colapso Ambiental

Esse debate será mediado pela repórter Daniela Chiaretti e tem como convidados(as) a ativista Amanda Costa e o jornalista Claudio Angelo. A conversa pretende trazer respostas para questões referentes às interferências humanas no ambiente e o perigo que elas oferecem, com base nos filmes do eixo “Emergência Climática”. Para ativar as notificações desse debate, clique aqui.

2. Subjetividade e Empatia nas Redes Sociais

Explorando os filmes da programação especial, como Geração Z, esse evento pretende discutir como as redes sociais têm influenciado o comportamento das pessoas, não só umas com as outras, mas também consigo mesmas. A relação de convidados(as) ainda não foi divulgada e o debate ocorrerá no último dia de festival, em 17 de agosto de 2022. Para ativar as notificações do evento, clique aqui. 

Ecofalante e sua Mostra de Cinema 

Criada em 2003, a Ecofalante é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover e divulgar atividades voltadas para a sustentabilidade, a cultura e a educação. Nesse sentido, a organização vem atuando, por meio de diversos programas e projetos, em escolas técnicas, centros unificados, fábricas culturais e demais instituições da área.  

A Mostra Ecofalante de Cinema é uma das principais iniciativas da instituição e vem ganhando cada vez mais destaque na região sul-americana. O evento busca trazer questões socioambientais para discussão, por meio de produções cinematográficas. Para conhecer mais sobre a Ecofalante e seus recursos disponíveis, clique aqui.   

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom cineminha e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo