Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » 11 sites para baixar livros gratuitos em outros idiomas

11 sites para baixar livros gratuitos em outros idiomas

Olá, leitor(a)! 

Todo processo de aprendizagem requer um tempo que, muitas vezes, não estamos dispostos(as) a ceder. Ainda mais em uma época tão marcada pelo imediatismo, em que tudo é para já. Para adquirir fluência em um idioma estrangeiro, entretanto, é preciso estabelecer uma rotina com muita disciplina, constância e paciência. Afinal, esse é um caminho diferente daquele percorrido para aprender nossa língua materna.  

Nesse sentido, inclusive, é essencial cultivar a temperança — virtude relacionada ao equilíbrio dos nossos desejos com a realidade que se apresenta. Pensando nisso, e para ajudar nossos(as) leitores(as) a exercerem uma prática que movimenta nossos conhecimentos sobre a língua estudada, a leitura, listamos 11 sites para baixar livros gratuitos em outros idiomas.  

Importância da leitura para aprender um novo idioma 

Diferentemente do que se possa imaginar, a fluência em uma língua estrangeira envolve quatro competências: fala, escrita, escuta e leitura. É possível, por exemplo, que uma pessoa tenha nível básico na produção oral e intermediário na escuta. Por isso, o ideal é que todas elas sejam trabalhadas com o mesmo empenho.

As competências linguísticas estão ligadas entre si, podendo contribuir para o desenvolvimento uma da outra. O exercício da leitura mostra perfeitamente isso. Ao ler, o(a) estudante de um novo idioma estará ampliando seu vocabulário e aprimorando seu conhecimento de gramática, o que influência significativamente na sua escrita.  

Além disso, os livros são poderosas ferramentas de imersão na cultura de países cujo idioma estamos conhecendo. Desse modo, não só temos a oportunidade de viajar sem sair do lugar, como também de compreender questões que podem ser debatidas com nativos(as), por exemplo, aproveitando para praticar a fala e a escuta.  

11 sites para baixar livros gratuitos em outros idiomas 

Para se aventurar na leitura de obras em língua estrangeira, o uso de um dicionário é muito importante. Da mesma maneira, buscar conteúdos condizentes com seu nível de aprendizado pode oferecer menos obstáculos e promover maior interesse no seguimento da prática. Posto isso, aqui estão 11 sites para baixar livros gratuitos em outros idiomas, em que 6 possuem obras em idiomas variados e 5 em idiomas específicos:  

11 sites para baixar livros gratuitos em outros idiomas

Fonte: Reprodução

1. Amazon – eBooks Gratuitos

Considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Amazon comercializa diversos produtos em sua plataforma virtual. Entre eles, dispositivos de leitura e livros digitais. Na categoria eBooks Gratuitos, é possível encontrar um rico catálogo de obras, de filosofia a turismo, em vários idiomas, incluindo alguns não tão comuns, como russo, chinês e japonês. Para ter acesso, basta clicar aqui, selecionar o idioma de sua preferência no canto esquerdo da página e escolher o livro.  

2. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Acervo Digital

Criada em 2005 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, a BBM possui uma coleção de 32 mil títulos. Parte dela está sendo digitalizada e disponibilizada no Acervo Digital da Biblioteca, que conta com livros em 12 idiomas, entre eles latim, português e alemão. Para ter acesso, basta clicar aqui e selecionar a língua estrangeira de sua preferência no campo “Navegar”, disponível no meio da página.  

3. Directory of Open Access Books (DOAB)

O DOAB é um site de acesso inteiramente gratuito que disponibiliza livros em vários idiomas, como búlgaro e catalão. Com um acervo que já ultrapassa 20 mil obras, é possível encontrar títulos de diferentes áreas do saber, como estudos literários, contabilidade e agricultura. Para ter acesso, basta clicar aqui e selecionar o item “idioma” no início da página.  

4. Feedbooks

O Feedbooks é uma plataforma de venda de livros que disponibiliza, assim como a Amazon, uma seção de obras gratuitas. Nela, encontram-se milhares de títulos dos mais variados gêneros e temas. Diferentemente dos sites apresentados até aqui, neste é necessário escolher o idioma de preferência (inglês, francês, espanhol ou italiano) já no início da página, clicar em “Catálogo” e em seguida na categoria “Domínio Público” (que estará escrita no idioma selecionado). Para acessar, clique aqui. 

5. Open Acess Publishing in European Networks (OAPEN)

Mais um site totalmente gratuito, o OAPEN tem como principal objetivo difundir obras acadêmicas. A navegação pode ser realizada por assuntos, editores, coleções e idiomas. Esta última opção, inclusive, possui obras em línguas pouco comercializadas, como albanês, armênio e holandês. Para ter acesso, basta clicar aqui e selecionar a categoria e o idioma de preferência, nas abas disponíveis no canto direito da página.  

6. Projeto Gutenberg

O último site com obras disponíveis em vários idiomas é do Projeto Gutenberg, cujo propósito é ampliar a distribuição de e-books. A plataforma funciona com apoio de voluntários(as), que digitalizam boa parte do material oferecido. Além disso, a leitura dos livros não exige o uso de aplicativos específicos, basta clicar aqui e selecionar o idioma de preferência na opção “busca avançada”, no início da página.  

7. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

Recomendamos esse portal especialmente para quem está querendo aperfeiçoar os conhecimentos sobre espanhol. A Biblioteca Virtual traz o nome de um dos maiores escritores de língua espanhola: Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote de La Mancha (1605). Nas buscas, é possível escolher leituras a partir da área de interesse, como arte, literatura infantojuvenil e história. Para acessar, clique aqui. 

8. Bookrepublic

Se você está aprendendo italiano, esta é a dica perfeita de site para baixar livros no idioma. O Bookrepublic também se dedica à venda de livros, mas possui uma categoria de obras com acesso gratuito. Nela, é possível encontrar romances policiais, livros infantojuvenis, publicações sobre economia, medicina e muito mais. Para acessar, basta clicar aqui e selecionar a aba “Ebook Gratis”, disponível no início da página.  

9. FrenchPDF

Como o próprio nome sugere, este site é dedicado à distribuição de textos no idioma francês e em formato de PDF. Além disso, possui uma categoria de audiolivros ideal para quem deseja praticar a escuta na língua. Com o objetivo de expandir o acesso de obras na língua francesa, o portal disponibiliza arquivos em distintas áreas do conhecimento, como pedagogia e arte. Para acessar, clique aqui.   

10. Onleihe – Biblioteca digital gratuita do Goethe-Institut

Perfeito para praticar as quatro competências linguísticas do alemão, além dos e-books, este site disponibiliza diversos materiais gratuitos, como vídeos e músicas. A biblioteca virtual pertence ao Instituo Goethe, nome de um dos maiores romancistas alemães, e disponibiliza mais de 23 mil títulos no idioma. Para ter acesso, é necessário clicar neste link e realizar um cadastro na plataforma. Depois, na categoria “eBbook”, disponível aqui, selecione a obra que deseja ler.  

11. Standard Ebooks

Por fim, a nossa última recomendação traz um acervo gratuito de livros em inglês. Assim como o Projeto Gutenberg, o Standard Ebooks funciona essencialmente com o apoio de voluntários(as), que se dedicam a transpor obras em domínio público para a plataforma. Comprometido com a qualidade do material, o portal estabelece vários critérios para que as publicações estejam disponíveis. Para ter acesso, basta clicar aqui e selecionar a aba “Ebooks”, no início da página. 

Se você já está convencido(a) de que os livros podem melhorar a proficiência em uma língua estrangeira, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) para que eles(as) também possam exercitar a leitura.  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo