Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 11 inovações tecnológicas na sala de aula

11 inovações tecnológicas na sala de aula

Olá, leitores!

As inovações tecnológicas foram feitas para facilitar nossa vida, por isso, por que não usar na sala de aula também? São tantas inovações tecnológicas que podem ajudar no ensino, que você vai perceber a melhora na aprendizagem. Se ainda não sabe quais são essas inovações tecnológicas ou não sabe como inseri-las na sala de aula, acompanhe nosso artigo.

Nós vamos mostrar 11 inovações tecnológicas para usar na sala de aula. Essas novas tecnologias vão melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem das crianças e adolescentes. Se você é professor, coordenador ou diretor de uma escola, anote todas as dicas de inovações para colocar todas elas para funcionar na sua escola.

Celular – Se você é professor de adolescente, provavelmente já brigou com os alunos por causa dos uso do celular na sala de aula, mas o aparelho celular está tão avançado que você pode usar ele a favor do ensino e essa é a primeira inovação tecnológica para ser usada em ambiente escolar. Parece estranho, mas os celulares podem ajudar no ensino, pois existem inúmeros aplicativos que você pode usar, ainda mais em aulas de curso técnico.

livro-oculos-e-celular

Lousa digital – Antigamente os alunos viviam com a poeira que o giz fazia, atualmente os professores usam canetas e quadros brancos, mas a inovação tecnológica da vez é a lousa digital, ela permite que o compartilhe texto, imagens e vídeos e pode editar tudo durante a aula. A lousa digital conta com uma caneta ótica, uma tela especial e um projetor.

Microscópio com tablet – Lembra das aulas de ciências que o professor fazia você olhar no microscópio e você não enxergava nada? Agora pode ser diferente. A empresa Opticam mostrou um microscópio com tablet, ele mostra a imagem em HD e auxilia nas aulas em grupo, dessa forma o material colhido pode ser analisado por todos de uma vez só e com uma boa imagem.

Equipamento individual de 3D – Essa é uma inovação tecnológica que vai mudar a vida dos alunos e a experiência na sala de aula. O objetivo é deixar as aulas mais fáceis de serem entendidas pelos alunos usando um equipamento parecido com óculos que mostra tudo em 3D, mas é claro que algo desse tipo vai demorar a chegar nas escolas.

Laboratório virtual – Nesse laboratório de química o aluno pode realizar experiências e simular atividades práticas. É uma forma diferente e divertida de aprender, os alunos vão poder usar os produtos químicos, mas sem se envolver com eles e correr o risco de se machucar.

Plataforma da P3D – Aqui a experiência dentro da sala de aula terá um nível mais avançado, os alunos terão a oportunidade de ver o corpo humano em três dimensões, podem aproximar, girar, tudo enquanto o professor explica. Essa plataforma pode ser usada em várias matérias como geografia, química e história.

Mesa interativa – Essa mesa é perfeita para o ensino e alfabetização de crianças. É um equipamento que permite até seis alunos usarem ao mesmo tempo, eles podem fazer atividades e brincar, tudo na mesa e, ainda, aprender de uma forma diferente usando uma tecnologia inovadora.

Kit com rotação da terra – É professor de geografia e está tendo dificuldade de ensinar como funciona o sistema solar? Essa é uma das inovações tecnológicas que podem te auxiliar na sala de aula, é um kit que mostra exatamente como funciona a rotação e os fenômenos envolvendo a terra, a lua e o sol.

Jogo interativo – Não tem nada melhor que aprender jogando, com os jogos interativos os alunos vão se sentir mais motivados e interessados em estudar e aprender física, matemática, biologia e outras matérias. É umas das inovações tecnológicas que podem ser usadas na sala de aula e que só contribuem.

Simulador de energia – A empresa Mentes Brilhantes apresentou em uma feira um simulador de geração de energia por uma hidrelétrica, o material pode ser usado para melhorar a aprendizagem dos alunos em aulas de ciências e matemática, por exemplo.

Funcionamento do olho humano – Nós aprendemos sobre o olho humano na escola e até como ele funciona, mas com essa inovação os alunos podem ver em três dimensões o funcionamento do olho humano. Ele é perfeito para ilustrar as aulas de ciências.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo