Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 11 ferramentas para aprender francês e potencializar os estudos

11 ferramentas para aprender francês e potencializar os estudos

Olá, leitor!

Começar a aprender um novo idioma é sempre um grande desafio, mas também pode ser considerada uma experiência fascinante, já que ao aprender um novo idioma, entramos em contato com novas culturas e tradições, ampliando o nosso conhecimento sobre o mundo.

Um dos idiomas mais estudados em todo o mundo é o francês, e o motivo não é em vão, já que esse é um dos idiomas mais belos, além de ser considerado o mais romântico de todos. O francês também é um dos idiomas mais falados, são 30 países que o tem como idioma oficial, essa também é a língua oficial em todos as agências das Nações Unidas presentes em todo o mundo.

Um pouco da história do idioma

ferramentas_para_aprender_frances

O francês é um idioma que tem origem no latim, assim como a língua portuguesa e o espanhol, mas esse idioma também tem influência das línguas celtas e gaulesas.

Entre os séculos XVII e XX, o francês foi o idioma oficial da diplomacia e outros assuntos internacionais da Europa. O idioma perdeu força nesse período quando os Estados Unidos se tornou a maior potencial mundial, e o inglês passou a ser o idioma oficial de assuntos internacionais em praticamente todo o mundo.

Por que aprender francês?

Além de ser importante que se aprenda idiomas diferentes sempre, afinal, vivemos em um mundo cada vez mais globalizado em que é fundamental que saibamos novos idiomas, aprender francês é uma chave importante para se conquistar um emprego em uma multinacional, já que mais de 30 empresas francesas possuem sede no Brasil.

Outros motivos para aprender francês são:

  1. Se você fala francês é muito mais fácil você conseguir ir para Europa para fazer intercâmbio.
  2. Por ter a mesma origem que o português, ou seja, o latim, aprender francês fica muito mais fácil.
  3. O francês é a língua oficial da diplomacia, assim, agências como a União Europeia, a OTAN, a Cruz Vermelha, a FIFA, o Comitê Olímpico, e acredite, até os Correios, utilizam esse idioma constantemente.
  4. Você pode dizer um “Je t’aime para o seu amor, que com certeza ele, ou ela, vai se derreter completamente.

Esses são alguns exemplos de razões para aprender francês, e ainda existem dezenas, mas o importante é que você saiba que não existe razão para não aprender francês, você só precisa saber o que te leva a estudar esse idioma fascinante e começar os estudos.

Como aprender francês?

Existem diversas formas de aprender francês. Existem pessoas que gostam de aprender através de escolas de idiomas, outras preferem estudar sozinhas e aprender francês de maneira auto didática, o importante é estudar e ficar fluente nesse novo idioma.

Com a internet a nossa disposição, podemos encontrar diversas ferramentas virtuais que podem nos ajudar a aprender um novo idioma rapidamente, seja usando o You Tube, redes sociais, sites, blogs ou aplicativos. O fato é que é possível aprender francês rapidamente e de maneira bastante eficiente.

Quer saber mais sobre essas ferramentas virtuais que vão te ajudar a aprender francês rapidamente?  Então continue acompanhando!

1 – Forvo

O Forvo é uma excelente ferramenta para aprender francês, principalmente quando você estiver com dúvidas sobre com pronunciar determinada palavra ou frase, por isso ele é considerado um dos melhores guias de pronúncia que existe.

O Forvo não serve apenas para você aprender a pronúncia de palavras em francês, na verdade você pode usar esse aplicativo para qualquer idioma. O mais interessante é que se a sistema não tiver a pronúncia do idioma, ele direciona a sua dúvida para os demais usuários que vão te ajudar a tirar suas dúvidas.

O mais interessante em usar o Forvo, é que as pronúncias, na maioria das vezes, são feitas por nativos, dessa forma você terá a oportunidade de aprender francês com direito as sotaques!

2 – Tandem

O Tandem é um aplicativo que tem como objetivo unir duas pessoas que estão aprendendo um novo idioma, assim elas poderão praticar e tirar dúvidas na hora da pronúncia ou mesmo da escrita desse novo idioma.

A proposta do aplicativo é a seguinte: você fala português e quer aprender francês? O Tandem conecta você com um francês que quer aprender português, ou seja, vocês poderão trocar experiências e ambos aprenderão.

Além de aprender francês essa é uma grande oportunidade de conhecer pessoas ao redor do mundo e fazer grandes amizades. O que você está esperando para baixar esse aplicativo no seu celular?

3 – MosaLingua

Outro aplicativo que tem apresentado ótimos resultados para aqueles que o utilizam para aprender um idioma é o MosaLingua. A metodologia utilizada por essa ferramenta é baseada no Sistema de Repetição Espaçada – SRS.

Esse método de ensino é considerado um dos mais eficientes no mercado atualmente e, ele é baseado no método de memorização. Para que o aprendizado aconteça de forma eficiente, o aplicativo possui flashcards com mais de 3000 palavras, que são divididos por categoria em expressões e diálogos.

Para aprender francês por esse aplicativo, basta escolher a categoria e começar os seus estudos. Lembrando que todos os áudios são gravados por nativos do idioma escolhido e, ao final de cada aula você faz uma autoavaliação e o sistema te direciona para o nível que você está.

4 – Anki

Assim como o MosaLingua, o Anki é um aplicativo que utiliza flashcards e o método de ensino SRS. O que diferencia o Anki do MosaLingua, é que o primeiro permite que você customize os flashcards de acordo com sua necessidade de aprendizado.

O Anki também tem um sistema de autoavaliação que vai direcionar o estudante para o nível que ele está no idioma que está estudando. Especialistas em aplicativos afirmam que 15 minutos diários de estudo pelo Anki farão você avançar significativamente e aprender francês mais rápido.

5 – Très Bien French

O Très Bien French é uma das ferramentas digitais mais eficientes e indicadas para quem está aprendendo francês, pois ele possui vocabulário, verbos e frases simples e mais básicas, ideal para os iniciantes.

O aplicativo ainda possui jogos e atividades lúdicas que fazem com que o momento que a pessoa está estudando se torne um momento de lazer. Essa estratégia faz com que os estudos fiquem menos monótonos e mais divertido.

6 – Learn French

Se você é o tipo de pessoa que ama estudar e aprender coisas novas mas não abre mão de momentos de lazer e diversão, esse aplicativo é para você. Isso porque o Learn French tem como metodologia de ensino, o uso de jogos.

O interessante é que esses jogos são destinados a pessoas de todas as idades, assim a família toda pode se divertir aprendendo francês. Outra coisa interessante do Learn French é que você vai aprender francês e conhecer os diversos sotaques em francês.

7 – Lingua. ly

O Lingua. ly é um aplicativo que tem uma metodologia de ensino diferenciada, mas é destinado para alunos de todos os níveis. Usando esse aplicativo você vai aprender francês da seguinte maneira, você escolhe o assunto que quer estudar, por exemplo, turismo, e o sistema, a partir da análise dos seus dados escolhe um texto.

Esse texto será de acordo com o seu nível no idioma. Como esse aplicativo é um dos mais ricos em vocabulários em francês, você pode selecionar as palavras que não conhece e o sistema a traduz. Essa é uma forma muito eficiente para enriquecer o seu vocabulário.

8 – Mondly

O Mondly é outro aplicativo que tem uma metodologia de ensino diferenciada, com ele você vai aprender francês com as palavras dentro de um contexto e não isoladamente, por exemplo, se você quer aprender a falar avião, a frase pode ser: “vou viajar de avião”.

Esse método é muito interessante, pois, muitas pessoas conhecem as palavras mas tem dificuldade para formular uma frase. Com o Mondly você aprende a formular frases, e assim você vai aprender francês com mais eficiência.

9 – Memrise

Esse é outro aplicativo para aprender francês que utiliza a memorização como método de ensino, e o melhor de tudo, você pode estudar off line! Com o Memrise você pode escolher a categoria que deseja estudar, e quando finalizar cada módulo você faz um teste para avaliar o seu aprendizado.

10 – GoConqr

Essa é uma das ferramentas favoritas de usuários que estão aprendendo francês, isso porque ele possui jogos como o de cartas de memorização, além disso, você pode gravar conteúdos como vídeos, áudios e fazer algum tipo de anotação.

11 – Duolingo

O Duolingo é sem dúvidas o aplicativo para aprender idiomas mais usado em todo o mundo, e isso não é à toa, já que o aplicativo possui inúmeros tipos de lições, além de permitir que o usuário acumule pontos para assim, aumentar o seu nível nos estudos.

O sistema de ensino do Duolingo tem tanta qualidade, que até professores, em sala de aula, o utiliza como mais uma ferramenta de apoio ao ensino durante as aulas práticas.

O aplicativo permite ainda que o estudante escolha a categoria que deseja estudar, e o usuário só muda de nível quando cumprir todas as tarefas referentes aquele módulo que ele está aprendendo.

O que você achou das ferramentas para aprender francês? Incríveis não é mesmo? Deixe sua opinião.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo