Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 11 dicas para demonstrar habilidades em entrevistas de emprego

11 dicas para demonstrar habilidades em entrevistas de emprego

Olá, leitor(a)!

Durante um processo seletivo, avançar para a fase da entrevista significa que o(a) candidato(a) está muito próximo(a) de ser aprovado(a). É nessa fase que ele(a) tem que mostrar para o(a) recrutador(a) suas principais habilidades e o porquê de contratá-lo(lá) para a vaga que está sendo disputada.

Por isso, muitas pessoas ficam tensas, nervosas e acabam se autossabotando durante a entrevista, omitindo suas qualidades. Por mais que elas tenham chegado à fase da entrevista, geralmente precedida de testes técnicos, o desempenho nesta fase é decisivo para o resultado.

Soft Skills e Hard Skills

Se você já passou por uma entrevista de emprego e/ou pesquisou sobre processo seletivo, com certeza já se deparou com esses termos. Eles são utilizados para determinar habilidades específicas de trabalhadores(as) e separá-las em duas categorias para facilitar a análise por parte do recrutador(a).

Hard skills são o conjunto de habilidades técnicas que podem ser aprendidas e mensuradas, como cursos de graduação, técnicos e práticos. Já as soft skills estão ligadas ao relacionamento interpessoal (comportamento) da pessoa com os demais membros da empresa, como proatividade, comunicação e bom trabalho em equipe.

Essas habilidades funcionam como uma engrenagem, ou seja, é necessário o trabalho das duas para que a máquina, no caso o(a) profissional, exerça sua função. Um(a) funcionário(a) com alto conhecimento técnico, mas que não sabe trabalhar em grupo, por exemplo, pode comprometer o desempenho do time e vice-versa.

Logo, durante um processo seletivo, os(as) avaliadores(as) vão aplicar testes e provas visando encontrar essas 2 categorias de habilidade. Na fase da entrevista, uma das últimas, serão analisadas as soft skills do(a) candidato(a), uma vez que os testes técnicos, geralmente, são realizados nas primeiras etapas.

11 dicas para demonstrar habilidades

Pensando em aumentar as suas chances de ser aprovado(a) em um processo seletivo, nós reunimos 11 dicas a fim de aprimorar suas soft skills para utilizar em uma entrevista de emprego. Vamos apresentá-las a seguir:

11 dicas para demonstrar habilidades durante uma entrevista de emprego

Fonte: Reprodução

1. Fazer autopromoção

Muitas pessoas confundem autopromoção com soberba ou arrogância. Por esse motivo, elas evitam fazer isso durante uma entrevista de emprego, mas saiba que a autopromoção pode ser um diferencial.

É importante não passar dos limites para não parecer arrogante, porém, é necessário falar sobre suas conquistas e realizações profissionais, isso chama a atenção e desperta a curiosidade do(a) recrutador(a). Portanto, separe suas habilidades e trabalhos para apresentar no momento da entrevista.

2. Ter honestidade

É comum durante uma entrevista que o(a) entrevistado(a) busque responder aquilo que o(a) entrevistador(a) “quer ouvir” e não necessariamente a verdade. Isso é um erro gravíssimo.

Um(a) líder busca, em cada funcionário(a), transparência e honestidade não só com ele(a), mas também com o restante do time. Logo, responda com honestidade todas as perguntas e não minta sobre suas habilidades.

3. Ter postura e respeito

Geralmente, uma das fases dos processos seletivos é a de trabalho em equipe, já que é uma realidade da grande maioria das empresas. Por isso, o(a) avaliador(a) costuma fazer perguntas sobre essa fase durante a entrevista.

Neste momento, é importante que você não desmereça o trabalho dos(as) outros(as) candidatos(as), mesmo que eles(as) tenham incomodado ou atrapalhado o desempenho da equipe. É necessário ter postura, respeito profissional, e uma boa forma de mostrar isso é avaliar o desempenho do time como um todo, não individualmente.

4. Ser flexível

Devido à pandemia de Covid-19, uma das habilidades mais procuradas nos(as) profissionais atualmente é a flexibilidade. As mudanças se tornaram constantes e é necessário adaptar-se a esse cenário.

Uma boa forma de mostrar flexibilidade é contar uma situação que exigiu adaptação ou falar sobre como você lidou com as mudanças causadas pela pandemia. Isso é ainda mais importante quando falamos em sistemas de trabalho híbridos (presencial e home office).

5. Dar exemplos

Como dito acima, dar exemplos sobre como você solucionou um problema ou lidou com uma situação de pressão é uma boa forma de comprovar sua(s) habilidade(s). Exemplos passam mais veracidade e confiança.

Além disso, ao mencionar a resolução de um problema, o(a) avaliador(a) poderá julgar como você tratou alguns aspectos que permearam a situação: contexto, problema, ação e resultado. Isso pode aumentar sua credibilidade.

6. Construir uma narrativa

Ainda falando sobre convencimento, construir uma linha de argumentação e pensamento pode te ajudar no momento de contar sua trajetória profissional. Tente seguir a ordem que você colocou no currículo.

Uma maneira de fazer isso é elaborar uma linha do tempo em ordem cronológica, pois mostra sua evolução como profissional. A narrativa é uma forte ferramenta de apelo emocional.

7. Ter proatividade

Atualmente, as empresas buscam por profissionais que sejam proativos, sem medo de assumir novas responsabilidades e enfrentar problemas. Além disso, procuram colaboradores(as) que sempre buscam aprender mais sobre a área.

Para demonstrar essa habilidade na entrevista, não hesite em perguntar quando surgir uma dúvida, por mais básica que ela seja. Se mostre interessado(a) em saber mais sobre como vai ser seu dia-a-dia na empresa em caso de aprovação.

8. Simular possíveis perguntas

Quanto mais treinamos determinado movimento, função ou processo, mais aperfeiçoamos a execução dele. Essa dinâmica pode ser aplicada em diversas situações, principalmente em entrevistas.

Logo, simule possíveis perguntas e treine as respostas até encontrar a melhor forma de dizê-las em caso de questionamento. Como diz o ditado popular, “a prática leva à perfeição”.

9. Ter entusiasmo

Engajamento e vontade de fazer parte de uma empresa são aspectos fundamentais para a produtividade dos membros. Em certas situações, um único membro é capaz de contagiar o time inteiro.

Pensando nisso, mostrar entusiasmo com a vaga e vontade de fazer parte da empresa pode fazer você ganhar pontos com o(a) recrutador(a).

10. Avaliar a linguagem corporal

Uma das primeiras características julgadas pelos(as) avaliadores(as) é a linguagem corporal: postura, gestos, fala, olhar e trejeitos. Essa primeira impressão pode ser decisiva para o restante da avaliação.

Assim, procure manter uma postura ereta, não deixar os braços cruzados, sempre olhar nos olhos da pessoa durante a conversa e calibrar o tom de voz de acordo com a situação. O tom de voz, inclusive, também é um importante fator na construção da narrativa.

11. Saber ouvir mais

Mais do que falar sobre sua carreira profissional, objetivos e motivações, é necessário escutar o que o(a) recrutador(a) vai dizer. A partir disso, você pode retirar elementos para incorporar em sua fala.

Portanto, preste atenção em cada detalhe. Dessa maneira, você demostra ser um profissional atento(a), que respeita hierarquias e sabe ouvir ideias antes de explanar seu ponto de vista.

Conteúdo extra

Elaborar as perguntas para treinar antes da entrevista é uma tarefa complicada, pois elas podem variar de acordo com a empresa. Entretanto, a Rock Content fez uma pesquisa e selecionou as 18 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego que você pode utilizar como base.

Se você quer saber mais sobre como funciona a construção completa de um processo seletivo, clique neste link e baixe o e-book da plataforma Agrega. Ele é totalmente gratuito.

Agora que você conhece as dicas, está na hora de aplicá-las. Deixe nos comentários qual das dicas será mais útil para o seu perfil profissional!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo