Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 11 dicas para aprender um novo idioma de graça nas férias

11 dicas para aprender um novo idioma de graça nas férias

Olá, leitor(a)! 

Quando escutamos a palavra “férias”, alguma coisa acontece no nosso coração. Pensamos em viagem, praia, campo, festa, passeios com os(as) amigos(as) e em fazer tudo aquilo que não tivemos tempo ao longo do ano, como estudar uma nova língua 

Para algumas pessoas, talvez, o ato de estudar não apresente a ideia de descanso que as férias trazem, afinal, é um compromisso que exige alguma disciplina. Entretanto, o período é excelente para assimilar novas informações, pois dispomos de mais tempo e energia para isso 

Por essa razão, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a estudar um novo idioma de graça, sem ter que mobilizar muitos recursos ou sacrificar suas férias. Aprender também pode ser uma atividade prazerosa, basta que você se organize para isso (e siga nossas dicas!).

Importância de aprender um novo idioma

Aprender uma nova língua é importante em muitas esferas, seja na educacional, na profissional ou na comunicacional. Antes era um diferencial, hoje é uma exigência que pode aproximá-lo(a) ou distanciá-lo(a) do tão almejado emprego ou da faculdade dos sonhos.  

Segundo o Portal Exame, por exemplo, um estudo da Hays (consultoria de recrutamento e seleção) demonstra que o inglês e o espanhol são os idiomas mais requisitados na comunicação interna de empresas, representando 91% e 42% respectivamente.  

Outra pesquisa muito pertinente citada no artigo, realizada pela Catho, informa que somente 5% dos(as) brasileiros(as) conhecem uma língua estrangeira. Isso mostra que aprender novos idiomas pode garantir a sua inserção no mercado de trabalho ou melhores cargos e salários.

11 dicas para aprender um novo idioma nas férias

Para ajudá-lo(a) a iniciar seus estudos sobre uma nova língua, aumentando suas oportunidades de êxito no ambiente profissional e no pessoal, organizamos uma lista com 11 dicas. Vamos conferi-la. 

11 dicas para aprender um novo idioma de graça nas férias

Fonte: Reprodução

1. Tenha propósitos claros 

Quando estamos pleiteando uma vaga no vestibular ou um cargo em uma empresa, ter objetivos bem definidos é o que nos dará motivação para continuarmos comprometidos(as) com aquilo que queremos. Isso não é diferente quando o assunto é aprender um novo idioma.  

A disposição para estudar, principalmente sozinho(a), outra língua não será a mesma todos os dias, além disso, muitas dificuldades poderão surgir. Logo, é necessário termos em mente a razão pela qual estamos querendo aprender um novo idioma. 

2. Planeje seus estudos

Para estudar e viajar, o planejamento é muito importante e pode impactar completamente a experiência que teremos. Se você decide viajar para um lugar frio, mas não organiza uma mala com roupas quentes, provavelmente terá problemas e a viagem dos seus sonhos se tornará o seu pior pesadelo.  

Assim também acontece ao iniciarmos os estudos sobre uma nova língua. Ter objetivos claros, traçar metas, organizar conteúdos, pedir dicas, tudo isso vai contribuir para que o aprendizado tenha mais qualidade e eficácia

3. Organize seu tempo

Tempo é a moeda mais valiosa que temos, quantos de nós gostaríamos de triplicar as horas do dia para conseguirmos fazer tudo aquilo que julgamos necessário? Provavelmente, muitos. Isso faz parte das novas dinâmicas sociais e administrar nosso tempo é tão importante quanto cuidar do nosso dinheiro.  

Então, depois que você definiu seus objetivos e sistematizou o conteúdo que pretende aprender, é essencial organizar quanto tempo do seu dia, semana ou mês vai investir para se dedicar ao novo idioma. 

4. Conheça seu ritmo

Como já mencionado, vivemos novas dinâmicas sociais e nelas é muito comum nos compararmos com outras pessoas e realidades. Não que isso não acontecesse antes, mas as redes sociais, por exemplo, intensificaram esses comportamentos.  

Tentar aprender um novo idioma em 7 dias, porque alguém que você conheceu ou leu sobre conseguiu, pode não só complicar ainda mais o seu processo de aprendizagem como frustrar os seus desejos e fazer com que você desista. Por isso, é essencial conhecer o próprio ritmo de estudo e segui-lo. 

5. Arrisque errar

Por algum tempo, circulou nas redes sociais uma fala, de autoria não encontrada, que dizia: “Conversando com um aluno sobre sotaque e a busca exagerada por pronúncia ‘de nativo’, ele me disse que, no meio acadêmico do qual participa, costuma-se dizer que ‘sotaque é uma marca de coragem’, de que você se abriu para o mundo, para o outro, se atreveu a sair de casa, como numa aventura”. 

O processo é o mesmo quando cometemos erros. Estamos saindo de uma zona de conforto, nossa língua materna, e atravessando um caminho cheio de novas possibilidades e desafios: aprender um novo idioma. O medo de errar, muitas vezes, nos paralisa. É importante arriscar errar, tomar nota e aprender.

6. Tenha constância

O linguista Sírio Possenti, no sugestivo capítulo Todos os que falam sabem falar, do livro Por que (não) ensinar gramática na escola, afirma que “quem diz e entende frases faz isso porque tem um domínio da estrutura da língua”. Isso acontece, ele argumenta, porque o falante está exposto ao seu idioma materno desde que nasceu.  

Não podemos comparar a aprendizagem de uma língua materna com a de uma segunda língua, mas fica evidente, a partir do raciocínio de Possenti, que estabelecer uma rotina de estudo e/ou contato com o novo idioma é o que vai possibilitar o sucesso no aprendizado 

7. Use diferentes ferramentas 

Ser autodidata nunca foi tão fácil, isso porque agora nós contamos com o acelerado desenvolvimento das tecnologias. Não é preciso gastar dinheiro com enciclopédias nem tempo para se locomover e frequentar bibliotecas, basta um clique e você tem à disposição muitas ferramentas e conteúdos gratuitos. 

Para tornar o aprendizado de um novo idioma um processo prazeroso, você pode usar aplicativos de idiomas, jogos, streaming de filmes, músicas e podcasts. Quanto mais variedade de recursos, menos chance de você ficar entediado(a) no processo. Além disso, você pode encontrar o que funciona melhor para o seu ritmo de estudo.

8. Pratique o que aprender

Algumas ideias são compartilhadas repetidas vezes porque se provam de muitas maneiras, porque fazem sentido para quem as escuta ou lê. Esse é o caso da frase “a prática leva à perfeição”, que usamos quando começamos uma nova atividade.  

Se deixarmos o que aprendemos de um novo idioma apenas no caderno, sem conversarmos, lermos, escutarmos, o conteúdo não se consolidará em nossa cabeça. Portanto, sim, praticar aquilo que aprendemos é importante para reforçar nossos conhecimentos e melhorar nosso desempenho. 

9. Fale com nativos(as)

Uma excelente maneira de praticar um novo idioma é iniciar conversas com pessoas cuja língua materna você está estudando. Além da oportunidade de conhecer novas ideias e culturas, você terá a possibilidade de melhorar o seu desempenho  na língua. 

A gramática pode ser muito importante e ajuda a compreender a estrutura estabelecida em um determinado idioma, mas a comunicação fluida exige contato com as pessoas que o falam. A língua é viva, está em constante desenvolvimento. Sempre surgem novas palavras, expressões e significados, portanto, converse com nativos(as) e expanda o seu vocabulário 

10. Torne o processo prazeroso

O pedagogo Rubem Alves, em O desejo de ensinar e a arte de aprender, disse que o aprendizado começa com uma experiência afetiva, que é necessário ter fome (desejo) para pensar. Em outras palavras, para ter vontade de aprender, é essencial fazer com que o caminho seja prazeroso. 

Quando estamos aprendendo uma nova língua, é comum que tenhamos algumas dificuldades, seja com a gramática, com a pronúncia ou mesmo com a aquisição de vocabulário. Por isso, é importante que todas as dicas dadas até aqui considerem os nossos interesses pessoais para potencializar nosso aprendizado.

11. Saiba descansar

Para conciliar os estudos com outras responsabilidades, as dicas dadas até aqui serão de grande ajuda. Entretanto, saber descansar é primordial. Estamos vivendo um tempo marcado pelas doenças e transtornos mentais, que, muitas vezes, vêm da necessidade de produzirmos e estarmos ocupados(as) o tempo todo. 

Como é o caso da síndrome de burnout, muito presente na geração dos millennials (pessoas nascidas entre 1980 e 1996), conforme explica artigo do Jornal O Globo de novembro de 2020. Ela envolve justamente a ultrapassagem dos limites do corpo e mente e apela para o descanso como solução para garantir uma vida saudável.  

Bônus: rede social gratuita para aprender idiomas

Apesar de o nosso texto ter apontado algumas dificuldades que as redes sociais podem trazer, a maneira como lidamos com elas é o que faz a diferença. Nesse sentido, HelloTalk é um aplicativo de conversa que se apresenta em formato de rede social, mas tem como principal objetivo o intercâmbio de cultura e conhecimento sobre os mais diversos idiomas.   

A ideia é fazer com que pessoas do mundo inteiro compartilhem informações sobre suas línguas maternas e/ou sobre as que estão aprendendo. O aplicativo conta com muitos recursos, desde áudios e vídeos até ferramentas de tradução e correção. Disponível nos sistemas iOS e Android, para baixar, basta clicar aqui 

Espero que nossas dicas tenham inspirado você a dar o pontapé inicial nos seus estudos! Comente quais delas pretende seguir e quais são seus desafios nessa empreitada.   

No Canal do Ensino, leia também:  

Bons estudos e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo