Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 11 dicas de livros para diferentes idades

11 dicas de livros para diferentes idades

Olá, leitores!

Mesmos que nem sempre faça muito sentido enquadrar os livros em diferentes faixas etárias, selecionamos algumas dicas de leituras de clássicos para pessoas de todas as idades. Divirta-se:

0 – 3 anos

Nunca é cedo para apresentar os livros às crianças, mesmo que seja nos seus primeiros anos de vida. A experiência de ler junto, contar histórias e ver as imagens e ilustrações pode ser a parte mais gratificante da infância que ficará na memória do seu filho. Para esta idade, vale a pena investir em textos simples e livros com sons e texturas, fáceis da criança manipular, e que atice a imaginação. Confira algumas dicas:

  • Livros de Histórias – Georgie Adams (Companhia das Letrinhas): O livro traz clássicos como “Chapeuzinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”, traz algumas semelhanças e diferenças com os textos clássicos originais. Isso é bem positivo, pois a criança pode passar a refletir e a contar sua própria versão da história. É um campeão de vendas entre o público infantil.
  • Bule de Café – Luis Camargo (Ática): O personagem principal é Maneco Caneco Chapéu de Funil e vem acompanhado por seu amigo Leitão Leitor. Ao se depararem com um bule de café vazio, partem em busca de respostas sobre onde foi parar o café, e descobrem a sua origem, desde o plantio até o bule.

4 – 6 anos

O ideal, neste caso, são frases mais simples, porém com repetições e uso de sinônimos e rimas, que sempre encantam as crianças. Com 6 anos, algumas crianças já sabem ler sentenças menos complexas, mas isso não é uma regra. Com o adulto ao lado, fica mais fácil compreender os sentidos e dialogar sobre as descobertas. Confira algumas dicas:

  • Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles (Nova Fronteira): Este clássico da literatura infantil brasileira já deve ter passado pelas mãos e olhos de muitos pais. Trata-se de um livro fabuloso, cheio de sonhos e elementos próprios da infância, como animais, amigos, a casa da vovó, as brincadeiras, etc.
  • O príncipe sem sonhos – Marcelo Vassalo (Brinque Book): Uma história bem atual sobre um jovem príncipe que tem muitas coisas, mas se vê com problemas para sonhar.

7 – 8 anos

paginas-de-livro-em-formato-de-coracao

Histórias de aventura de fácil entendimento é o que o que irá agradar o leitor desta faixa etária. Como já tem um vocabulário mais extenso e compreende certos conceitos, poderá preferir ler e se divertir sozinho.

  • Um lobo instruído – Pascal Biet (Martins Editora): Este livro é ideal para crianças que estão se alfabetizando. Um lobo vai para a escola aprender a ler, e passa por muitas aventuras divertidas.
  • Coleção a casa da arvore mágica – Mary Pope Osborne (Farol): Não se trata de um livro, mas de uma série cheia de aventura, ideal para a fase dos 8 anos. Os personagens são crianças e a identificação do leitor é imediata.

14 anos

Nesta fase, o leitor passa a fazer reflexões mais complexas e gosta de fatos e eventos inesperados em suas leituras. Compreende valores e sentimentos, mas não abre mão de uma boa aventura.

  • Coleção Sherlock Homes – Sir Arthur Conan Doyle (Melhoramentos): Esta é uma coleção clássica e cheia de mistérios com o mais famoso detetive de todos os tempos e seu fiel parceiro Dr. Watson.
  • O pequeno príncipe – Antoine Saint-Exupéry (Agir): Um clássico que não tem necessariamente idade, pois encanta adultos e crianças. É a terceira obra literária mais traduzida do mundo. A história traz uma visão interessante, a da própria criança.
  • Coleção vagalume (Editora Ática): A coleção de livros infanto-juvenis da Editora Ática que surgiu na década de 1970 e conquistou as gerações de 1980 e 1990, será relançada com todos os seus clássicos. Quem leu naquela época sabe do valor que estas histórias cheias de aventura e comoção são levadas na memória de seus leitores para sempre. As crianças desta faixa etária irão adorar!

15 – 17 anos

O livro ideal para esta fase é aquele que o leva a outros mundos e que lá ele pode se perder – ou seja, deve ser um livro que demore muito para acabar e que ative diferentes sensações em uma mesma obra. É uma fase em que contestará o que lê e refletirá sobre a si mesmo enquanto leitor.

  • Contos de terror, de mistério e de morte – Edgar Allan Poe (Nova Fronteira): Mestre do mistério, terror e suspense, Allan Poe traz esta obra, ideal para esta faixa etária que não se impressiona com qualquer coisa.
  • Metamorfose – Franz Kafka (Companhia das Letras): A história conta a saga de um caixeiro-viajante que se transforma em inseto durante a noite. Um sentimento de inadequação pode ser o que o adolescente que lê este livro poderá sentir ao se deparar com uma história tão complexa e absurda.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo