Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 11 corretores ortográficos de idiomas

11 corretores ortográficos de idiomas

Olá, leitor!

Muitas vezes quando estamos elaborando algum texto seja em nosso idioma ou em qualquer outro, surgem dúvidas com relação à ortografia e, na maioria dos casos, o Word não nos mostra esses erros pontuais – todo mundo sabe que as pessoas estão dependentes do corretor ortográfico do Word, mas o fato é que nem sempre ele mostra os erros, pois, isso vai depender de sua versão.

Tudo bem que essa dependência por corretor ortográfico de idiomas não é ideal, mas esse artigo é para apresentar esse tipo de material e não para julgar as pessoas que os utiliza, certo?

Afinal de contas, o corretor ortográfico de idiomas é uma ótima ferramenta para auxiliar, por exemplo, aqueles estudantes que estão aprendendo uma nova língua, ou um funcionário de alguma empresa que ficou responsável de escrever uma carta para um parceiro estrangeiro, mas a carta é em inglês e ele está em dúvida em uma ou outra palavra.

Confira a seguir mais informações!

A Importância dos corretores ortográficos

corretor

A verdade é que as ferramentas disponibilizadas na internet cada vez mais facilitam a vida das pessoas, fazendo com que tarefas que muitas vezes eram consideradas complexas, hoje são feitas com facilidade, tranquilidade e a certeza de que essa determinada atividade não possui erros.

Quando o corretor ortográfico de idiomas começou a ser disponibilizado para o público, eles falhavam constantemente em algumas correções, principalmente em idiomas mais complexos, como o alemão, e se a ferramenta fosse gratuita, os riscos de erros eram maiores ainda.

Mas com a evolução da tecnologia, os criadores das ferramentas existentes na internet, acompanharam esse processo de evolução aprimorando-as, fazendo com que elas trabalhem de forma cada vez mais perfeita.

Não que eles sejam 100% confiáveis, mas certamente estão próximas disso, entretanto temos que ter em mente que o corretor ortográfico é uma ferramenta que deve ser utilizada para auxiliar em pequenas correções e não para traduzir um texto completo, dessa forma, podemos confiar sim no corretor ortográfico, desde que usado com moderação.

Sabemos que os maiores usuários do corretor ortográfico são os estudantes, sejam eles de ensino fundamental, médio ou mesmo superior, e a razão é bastante lógica, seus professores solicitam trabalhos escritos constantemente, e na vontade de entregar um bom trabalho, o uso dessa ferramenta é inevitável.

Além disso, todos sabemos que um texto mal redigido, que tenha pelo menos uma vírgula fora do lugar, pode dar um sentido totalmente diferente ao texto.

Uma dica importante para quem tem o hábito de utilizar o corretor ortográfico de idiomas é que, algumas vezes, o website ou software pode deixar o texto um sem sentido ou desestruturado, então após a verificação do programa, leia atentamente para analisar se o texto está como você deseja ou se precisa modificar alguma coisa.

Selecionamos 11 corretores ortográficos de idiomas, para que você não sofra mais quando for escrever um texto.

11 dicas de corretores ortográficos

1 – Nossa Língua Portuguesa

Esse website foi desenvolvido pelo portal R7 e foi elaborado exclusivamente para atuar como corretor ortográfico da língua portuguesa. Ele permite que o estudante tenha acesso a tradutor, dicionário, fórum de discussão e conjugação verbal. Para te ajudar, o site ainda possui uma sessão com postagens em português sobre o uso de adjetivos, regras de acentuação, palavras homógrafas, entre outros temas.

E não se preocupe, pois, o website Nossa Língua Portuguesa já foi ajustado com as novas normas da reforma ortográfica.

2 – Spellcheckplus

O Spellcheckplus, permite que o usuário o utilize gratuitamente, você só precisa copiar e colar o texto que precisa traduzir e dar o comando para o site. O interessante desse site é que além de deixar destacada as palavras ou termos que estão incorretos, ele permite que o estudante saiba qual a palavra ou expressão mais adequada ele deve usar naquela sentença, além de oferecer a explicação e sugestões para esse determinado erro, para isso basta passar o mouse sobre essa palavra.

3 – Reverso

O Reverso é considerado um site bem completo, já que possui em seu sistema um dicionário que além da tradução, tem uma lista de sinônimos em francês, alemão e italiano. Outra ponto interessante desse site, é que ele corrige os textos tanto com base no inglês britânico quanto no americano, e se necessário em ambos.

4 – Orangoo

O Orangoo também é considerado um website bastante confiável. Além da língua portuguesa, ele permite a verificação e correção de mais 24 idiomas. Ele possui esse número alto de idiomas cadastrados porque ele é alimentado por um dos melhores corretores ortográficos do mundo, o SpellChecker.net.

Assim como os demais sites de correção ortográfica, além da função de verificação gramatical, ele ainda oferece os sinônimos e antônimos das palavras. O site ainda oferece a opção de enviar para seu e-mail sugestões de correção ortográfica, caso você tenha um website.

5 – Paper Rater

O Paper Rater, é um site bem interessante para quem procura um bom corretor ortográfico de idiomas, pois, além da verificação de ortografia, ele ainda avalia o texto de acordo com seu nível de educação, e faz uma análise para saber se existe plágio no material analisado.

Além disso, ele faz um relatório super detalhado sobre o texto, que você pode utilizar para estudar e evitar erros semelhantes. O único problema que o Paper Rater apresenta, é que as vezes aparece as famosas CAPTCHAs deixando o texto, muitas vezes, ilegível.

6 – Ginger

Diferente dos demais websites que citamos até agora, o Ginger é um software que você precisa baixar e instalar em seu computador, notebook, tablet ou mesmo no celular. Ele possui extensões para alguns navegadores, além de aplicativos para aparelhos iOS e Android.

7 – Libre Office

O Libre Office, é um corretor que está integrado a um software que faz o processamento e a edição de textos, além de planilhas do Excel e a edição de apresentações em Power Point, por exemplo, além de outras funções. O interessante do Libre Office é que você pode baixar o software em seu computador, mas trabalhar na correção de seus textos offline. Software inteiramente gratuito.

8 – Corretorortografico.com

O corretorortografico.com, faz a verificação ortográfica de 11 idiomas, entre eles os que mais se destacam são o Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Esse website é bastante prático e indicado para pessoas que gostam de coisas simples, por isso, basta que você copie e cole o seu texto no espaço destinado e pronto, seu texto estará revisado.

Outro detalhe bem legal do corretorortografico.com, é que ele faz a correção ortográfica de até 10 mil caracteres de uma só vez, assim você não tem que ficar copiando e colando um trecho do texto por vez.

9 – Grammarly

O Grammarly é um daqueles tipos de websites de correção ortográfica citado, como sendo praticamente 100% confiável. Ele é considerado a melhor ferramenta desse tipo de categoria existente no momento na internet. Dentre suas funções, as que mais são usadas por seus usuários, são a de análise de plágio dos textos, o upload de arquivos e a função arraste e solte dos textos.

O único fator negativo do Grammarly é que ele não é 100% gratuito. Para ter acesso aos seus serviços, é necessário fazer o cadastro no site, sendo que esse cadastro permite o uso gratuito por apenas 7 dias, mas vale a pena testar.

10 – Flip 9

Assim como o Ginger, o Flip 9 é um software com a função de correção da ortografia. O interessante de se trabalhar com ele, é que você pode fazer a verificação ortográfica e sintática de textos com o português que é falado aqui no Brasil, e o português que é falado em Portugal. Sua instalação e uso são simples.

Seu único ponto negativo é que para acessar a versão completa do software é preciso pagar pelo serviço, mas diferente do Grammarly, você pode acessar gratuitamente uma parte do programa online, quando você faz esse tipo de acesso, basta copiar e colar o texto a ser verificado, porém, por ser gratuito, ele limita a verificação de 3000 caracteres por vez.

O Flip 9 é um serviço de software de corretor ortográfico de idiomas que trabalha em parceria com o grupo Priberam de dicionários.

11 – Language Tool 

O Language Tool, também é um software que realiza a correção ortográfica e gramatical de texto de código aberto. Ele faz a verificação de texto em mais de 20 idiomas, entre eles, Inglês, Polaco, Francês e Alemão.

Na versão 3.8, que é a mais recente, o Language Tool faz a identificação de termos prolixos, reconhece cacofonia e redundâncias, identifica arcaísmos, linguagem infantil e gírias, melhora a linguagem formal e trabalha na formatação de números e símbolos matemáticos, identifica regionalismo, entre outras funções.

O que você achou desses websites e softwares sobre corretor ortográfico de idiomas que foram apresentados nesse artigo? Deixe seu comentário.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo