Você está aqui:Home » Livros Grátis » Arquitetura » 10 vídeos para estudantes de arquitetura

10 vídeos para estudantes de arquitetura

Essa seleção de vídeos que abordam os principais aspectos sobre da arquitetura e que são ideais para os calouros do curso ou para aqueles que querem decidir se devem, ou não, cursar arquitetura

Olá, leitores!

O curso de Arquitetura e Urbanismo refere-se à necessidade humana de criar construções para habitar e fazer isso de uma forma artística.

As disciplinas do curso de arquitetura baseiam-se nas ciências humanas, ao utilizar-se de estética somada à arte no processo de desenho, mas, principalmente, nas ciências exatas, pois, os estudos de matemática, cálculo e engenharia são necessários para exercer a profissão.

O principal objetivo do profissional dessa área é planejar, projetar e desenhar espaços urbanos com a intenção de melhorar o ambiente e a qualidade de vida de todos que convivem em determinado ambiente.

Vários aspectos podem ser levados em consideração pelos arquitetos na hora de exercer a profissão, como, por exemplo, históricos, culturais e estéticos.

Portanto, separamos essa série de 10 vídeos sobre aspectos básicos de arquitetura e informações sobre o curso para os estudantes ou para aqueles que pretendem ser arquiteto. Confiram:

1 – 11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura

Este primeiro vídeo não se trata especificamente de uma videoaula, apenas curiosidades e informações sobre o curso de arquitetura para tirar a dúvida de todos estudantes que querem ser arquitetos e ainda possam ter alguma dúvida sobre o curso.

As informações são válidas e o vídeo é bem específico nas colocações dos motivos para se cursar arquitetura, apesar do tom descontraído que é utilizado para falar sobre o assunto.

2 – Arquitetura e Urbanismo, curso dos sonhos

Esse vídeo fala sobre os principais aspectos do curso e tudo aquilo que engloba o estudo da arquitetura e urbanismo.

O vídeo apresenta mais informações sobre o curso e serve para acabar de vez com as dúvidas dos estudantes que pretendem ser arquitetos.

3 – Tutorial de desenho: perspectiva 1

Sanadas as dúvidas dos estudantes sobre as informações gerais do curso de arquitetura e urbanismo, passamos para a primeiro videoaula sobre perspectiva 1.

Na videoaula, podemos ver as primeiras técnicas de desenho e o que é perspectiva, porque ela é importante e o que seria perspectiva na área da arquitetura.

As explicações são bem simples e de fácil compreensão, como também, elucida algumas dúvidas frequentes de alunos calouros do curso de arquitetura.

Existem outros vídeos bem interessantes do mesmo canal deste vídeo, vale a pena conferi-los também.

4 – Como desenhar um cenário com 2 pontos de fuga

Depois do vídeo sobre perspectiva, esta videoaula começa a trabalhar o desenho de cenários através das técnicas da arquitetura.

O canal onde está a videoaula apresenta uma série de vídeos com os aspectos básicos de desenho para estudantes de arquitetura.

5 – Aula de Evolução da Arquitetura – UGF/RJ

Este vídeo trata-se de uma aula completa que fora filmada do curso de arquitetura e urbanismo de uma universidade do Rio de Janeiro.

No vídeo pode-se aprender mais sobre a história da arquitetura e a sua evolução através do tempo.

6 – Cálculo para arquitetos: aula de integrais indefinidas

Este é a primeira videoaula que aborda a questão matemática na arquitetura, contudo, não se trata de algo tão complexo, apenas algumas noções básicas que se deve ter sobre cálculos.

O vídeo é grande, de uma aula inteira sobre o assunto, por isso, preparem-se para uma aula completa sobre o assunto.

O canal também possui outros vídeos sobre arquitetura muito interessantes.

7 – Geometria descritiva – ponto – Aula 1

Com esta videoaula pode-se aprender mais sobre a geometria aplicada na arquitetura, através dos desenhos geográficos.

O vídeo apresenta um conteúdo rico e bem explicado, simples de ser assimilado e também muito bem exemplificado.

É uma aula ideal para introduzir a matemática na arquitetura, além disso, o canal possui uma série de vídeos para explicar a geometria arquitetônica.

8 – Introdução ao curso e ao desenho técnico arquitetônico

O curso está dividido em vários vídeos curtos bem exemplificados e de fácil entendimento, vale a pena conferir toda a série de videoaulas do canal.

9 – Aula de perspectiva básica: desenhos sólidos

Esta videoaula aborda a perspectiva de uma forma diferente, não como a maioria dos outros vídeos.

A professora mostra técnicas para que os estudantes realmente aprendam as técnicas de perspectiva para desenhos sólidos.

Os outros vídeos sobre arquitetura do mesmo canal também abordam temas comuns, mas de maneiras diferentes, pode ser interessante ver alguns pontos sob uma “perspectiva” diferente.

10 – Desenho arquitetônico: planta baixa

A última videoaula fala sobre o desenho de plantas e todos os aspectos que englobam essa questão.

O vídeo possui uma abordagem engraçada e divertida, o professor tem uma forma de ensino bem descontraída, porém isso não interfere no aprendizado, o conteúdo passado pelo vídeo é muito bom.

Aproveitem, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo