Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 10 vantagens dos concursos públicos

10 vantagens dos concursos públicos

Olá leitores,

Em geral, o período de estudos para conseguir passar em um concurso público é considerado de médio a longo prazo. Para conseguir se manter motivada, a maioria das pessoas que estuda para concursos público tem em mente uma lista de benefícios que isso vai trazer para sua vida.

Conheça as 10 maiores vantagens de prestar concurso público.

#1: Maiores salários

Quando comparamos os salários de cargos públicos vemos que eles são muito maiores que o que é normalmente oferecido pelo setor privado, ainda mais em início de carreira. Além disso, os salários estão sempre em dia e pode ser pago adiantado no caso de feriados ou fins de semana.

#2: Estabilidade

Quando você trabalha para uma organização privada você pode a qualquer momento ser demitido. Isso não acontece no serviço público, onde você só pode ser demitido se cometer um ato que infrinja o estatuto dos servidores.

#3: Status

Com certeza, quando passamos em um concurso superconcorrido sentimos orgulho, assim como nossa família também sentirá. Todos a sua volta vão perceber o quanto você é determinado, perseverante, tem força de vontade e é inteligente.

#4: Qualidade de vida

Você não vai ter mais o medo de perder o emprego, não vai ficar com paranoia para atingir resultados, não vai precisar ficar depois do expediente. Um servidor público tem mais tempo livre e pode aproveitar ele pra si mesmo e para sua família.

#5: Uma primeira experiência positiva

O concurso público é uma ótima experiência para quem está começando a vida profissional. Eles não exigem experiência anterior, e o jovem não precisa se submeter aos baixos salários pagos por empresas privadas em estágio e primeiros empregos.

#6: Aposentadoria

Quando o servidor público se aposenta ele continua recebendo o mesmo salário de quando trabalhava, além disso os aumentos também são os mesmo de quem ainda está na ativa.

#7: Fazer a diferença

Gostar de servir a população, ajudar toda a comunidade e contribuir para o desenvolvimento do país, tudo isso ao invés de visar apenas o lucro. Se você se sente bem fazendo essas tarefas é serviço publico é lugar certo, assim você atuará ativamente na evolução da sua cidade, estado ou país.

#8: Empréstimos fáceis

Para quem é funcionário público está cheio de benefícios para contas bancárias e para empréstimos e financiamentos com taxas mais baixas que as do mercado.

#9: Sem chefe pressionando

Para os setores públicos não cargos denominados como chefia, então seus superiores são sempre rotativos. Isso pode ter vantagem quando o assunto é evitar os mesmo hábitos errados e enganos.

#10: Transferências mais fáceis

Como há várias atividades iguais em diversas unidades diferentes, então sempre é possível pedir uma transferência. O processo pode ser um pouco burocrático, mas garante rotatividade e trazendo novas formas de execução das atividades.

Essa é uma pequena lista de vantagens de um concurso público, mas pode ser maior que isso, tudo depende das suas expectativas e do que espera ter como funcionário público. Mantenha-se motivado e tenha bons estudos e muita sorte nos próximos concursos.

Boa Sorte.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo